A saga de uma família italiana desde o fim dos anos 60 até o início dos anos 2000. Os irmãos Nicola (Luigi Lo Cascio) e Matteo Carati (Alessio Boni) dividem os mesmos sonhos, esperanças, leituras e amizades até o dia em que conhecem Giorgia (Jasmine Trinca), uma garota com distúrbios psíquicos. Nicola começa a militar no movimento estudantil e, mais tarde, se torna um psiquiatra, enquanto Matteo abandona os estudos e entra na polícia. O percurso dos dois e do resto da família é apresentado paralelamente a acontecimentos importantes da história recente da Itália: a inundação de Florença, a luta contra a máfia e os grandes jogos de futebol da seleção nacional.
Críticas AdoroCinema
3,5
Bom
A Melhor Juventude
A odisseia de dois irmãos
por Bruno Carmelo
Este filme italiano corresponde a um dos casos atípicos em que a fama se deve menos à qualidade em si do que à excepcionalidade de sua duração: são 6h12 de saga, o que transforma A Melhor Juventude num objeto exótico. Que espectadores irão vê-lo? Qual sala de cinema terá a coragem de programá-lo? Qual seria a experiência de vivenciá-lo? É curioso que, na época das maratonas de séries e dos blockbusters longos (este drama equivale a menos de dois Vingadores seguidos), ainda se discuta a experiência do tempo dilatado enquanto forma de ousadia, motivo de atração, curiosidade ou repulsa. Muitos espectadores e críticos terminarão vendo “o filme de seis horas”, e não exatamente a saga proposta pelo cineasta Marco Tullio Giordana.Para além da duração, resta dizer que o projeto possui elementos narrativos suficientes para rechear uma trajetória tão extensa, e que o ritmo se revela bastante ágil.
filme interessante pra podermos ter uma visao da italia e a sua historia contada pelos italianos. acho que os personagens pricipais tem uma visao diferente do que acho que deveria ser o enfoque. por ex. um dos irmaos medico pisiquiatra tem uma relaçao intensa com o outro irmão e nao percebe as dificuldades psiquicas dele. a personagem que faz o elo dos irmaos tem pouca relevancia na trama toda, chega a ter seu destino pouco comentado.
Mas no ...
Leia Mais
- O título do filme evoca uma antologia de poesias de Pier Paolo Pasolini e uma velha canção italiana.- Feito para a TV italiana. - Foi exibido na mostra Foco Itália, no Festival do Rio 2003, tendo sido exibido em duas partes.
Detalhes técnicos
Nacionalidade Itália
Distribuidor Arteplex Filmes
Ano de produção2003
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 1 curiosidade
Orçamento-
Idiomas
Italiano
Formato de produção
-
CorColorido
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade