Alexandre
    Você assistiu Alexandre ?

SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR
    SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR

O sempre controverso diretor Oliver Stone (The doors; Nascidos para matar; JFK; Nascido a 4 de julho; Talk radio) se apossou de uma das figuras históricas mais importantes em termos de conquistas, a vida de Alexandre, o grande (Colin Firth). E incorreu em dois erros crassos: 1. Tratou Alexandre como se ele fosse um líder de um grupo de rock psicodélico, acentuando sua orientação sexual (na verdade o general "papava" tudo o que aparecia diante dele) e a onipresença de uma ave que mostrava com sua visão mostrava o que transcorria do lado do campo de batalha dos adversários. Stone fez algo semelhante ao filmar "The doors" (havia mais sentido na medida que o consumo de drogas lisérgicas era grande), sendo um detalhe interessante a presença do ator Val Kilmer como Felipe, o caolho, pai de Alexandre (ele que interpretou Jim Morrison em "The doors"); 2. Para não ser acusado de falsear a história dos temas que aborda (vide JFK), Oliver Stone deve ter se cercado de um grupo de doutores na vida do imperador da Macedônia, e elaborou o roteiro com jeito de aula de cursinho pré-vestibular, o que tornou o filme enfadonho. Tenho de admitir que as cenas de guerra são estupendas. As cenas da batalha de Gaugamela, na qual Alexandre vence o rei Dario, e daí tem a Babilônia a seus pés, são brilhantes. Também a recriação do império babilônico é eficiente. Na verdade o ponto nevrálgico das discussões sobre o filme diz respeito à sexualidade de Alexandre. Ele era bissexual, sim. E daí? Sim, ele manteve relações íntimas com o seu amigo de infância Hefastion (Jared Leto), além de alguns de seus serviçais. Sim, ele casou-se com uma belíssima mulher, Roxane (Rosario Dawson), por quem se apaixonou, mas por não ter-lhe dado um filho, o amor se esvaiu. Ptolomeu (Anthony Hopkins) é o narrador da história, ele que foi companheiro de Alexandre em toda a incursão do general pela Ásia adentro, e o descreve com todos os adjetivos superlativos. Porém, Alexandre era um alcoolista e tanto, e o seu núcleo paranóide tomava dimensões excepcionais sob o efeito da bebida dionisíaca. E aí ele fazia as maiores besteiras do mundo. Bem, todos nós conhecemos algumas estórias semelhantes. Então, a narração de Ptolomeu é ambígua. Aliás, os traços paranóides de Olímpia (Angelina Jolie), com suas cobras a tira-colo, são de tal forma reforçadas para que a platéia entenda a relação mãe-filho, como uma fonte propulsora (ou destruidora?) na vida breve de Alexandre. Acho que todos devem assistir o filme, porém, particularmente, estou aguardando ansiosamente a versão do diretor Baz Luhrman (o mesmo do hipnótico Moulin Rouge) que deve chegar aos cinemas em 2006. Oliver Stone faz grandes filmes quando o tema não é tão grandioso, caso específico de Talk Radio - verdade que matam.
    Roberto
    Roberto

Cansativo. Foca muito pouco as batalhas e sim seu relacionamento com os conselheiros, mãe etc.´sendo Alexandre um personagem indeciso em alguns momentos. Nada que se compare a Gladiador ou Tróia.
    leonardo
    leonardo

Quem ainda não assistiu ao filme e está com uma enorme espectativa, por favor, não a tenha. O filme de Stone fora muito resumido para feitos tão extraordinários como os de Alexandre "O Grande". Só vi duas cenas de batalha, que por sinal foram muito mal feitas, muito perto, não se tinha noção das lutas travadas entre os guerreiros e o grande Alexandre não mostrou tanto assim suas habilidades com a espada, ou mostrou nas entre-linhas, pois ele foi retratado como um bissexual assumido. Não tenho preconceito contra gays, mas acho que a história de um homem que conquistou quase toda a civilização antiga não deveria ficar marcada dessa forma. É uma pena, uma estória fantástica, poderia ter rendido um filme incrível, foi um desperdício para o brilhantismo de Collin Farrel.
    marcelo
    marcelo

Filme muito interessante , porém acho que foi perdido muito tempo do filme mostrando e explicitando o seu lado homossexual , vale ressaltar que ele não era bissexual e que seus casamentos só existiram para que ele pudesse criar hedeiros ao seu trono.
    Alexandre

Ótimo filme! Belos cenários e ótimas interpretações. A história foi tratada da maneira exata como aconteceu. O único ponto fraco foi a trilha sonora que as vezes não acompanhava o fôlego do filme.
    Francisco Russo
    Francisco Russo

Não é o desastre que vem sendo divulgado desde seu lançamento nos Estados Unidos. "Alexandre" é um bom filme, que peca pela sua longa duração. Nada contra filmes longos, alguns dos melhores que já assisti são justamente assim, mas "Alexandre" cansa a partir de sua 2ª hora. A parte mais interessante é o relacionamento existente entre Alexandre e seus pais, só que este trecho é tão trabalhado que quando o filme chega na parte das conquistas do exército de Alexandre ele se torna um tanto quanto cansativo, também por este trecho ser de qualidade e interesse inferiores. Ainda assim é uma bela produção, muito bem cuidada e também bem dirigida. Trata-se de um filme bastante violento, especialmente nas duas batalhas mostradas. Além das conquistas de Alexandre, o filme enfoca bastante outros dois assuntos: seu relacionamento com os pais e também com Hephaestion, que tem sido o alvo da grande polêmica em torno do filme, por causa de seu relacionamento homossexual com Alexandre. Há um certo exagero nesta questão, até pelo filme ser muito mais sugestivo do que explícito em relação ao homossexualismo. É claro, não há a menor intenção em se esconder o homossexualismo dos personagens, mas também não há nenhuma bandeira levantada sobre o assunto ou alguma forma de torná-lo o tema central da história. Oliver Stone trata o assunto como ele realmente era na época, algo normal e corriqueiro, tratando-o como uma das facetas da personalidade de Alexandre. O que decepciona em "Alexandre" é o elenco. O melhor ator em cena é Val Kilmer, que aparece bem em todas as suas cenas como o rei Philip. Angelina Jolie tem alguns bons momentos, especialmente em sua última cena, mas aparece irregular. Todos os demais não chegam a brilhar, incluindo o protagonista Colin Farrell e até mesmo Anthony Hopkins, apesar de também não estarem ruins. Digamos que tenham atuações burocráticas, apenas cumprem o básico do personagem sem conseguir lhes dar brilho próprio. No mais "Alexandre" é um bom filme, cujo maior pecado talvez seja o grande número de influências e personalidades do protagonista que Oliver Stone busca mostrar. Talvez se algumas delas tivessem menos espaço o filme ganhasse em agilidade e interesse. Ainda assim é um filme que vale a pena ser visto.
    PedroConrado
    PedroConrado

Um filmaço, realmente incrível. Mas o que fez com que o filme fosse um sucesso não foi a direção, efeitos, elenco... mas sim a história. Alexandre foi um homem de extrema importância para história, um homem de ser aplaudido de pé.
    Henrique
    Henrique

O filme foi muito bem produzido, lembra até o estilo de Tróia. O único problema foi o tal Colin Farrel. Deixo recado às más criticas ao filme: Que antes conheçam a estória, e depois vejam o filme!