Alexandre
    Você assistiu Alexandre ?

Taylan Branco Meurer
    Taylan Branco Meurer

Enviada em 22 de dezembro de 2013
    Assim como tivemos a representação perfeita da educação cavalheiresca no filme troy, aqui temos um dos maiores personagens do difusionismo, Alexander e a educação helenística. Perfeito!
    Felipe

Um épico, que consegue bons resultados visuais, embora esbarre em alguns textos e interpretações.

Todos nós  já aprendemos ao menos o básico da biografia de Alexandre na escola, afinal ele foi o maior conquistador que a humanidade já viu. Alexandre - o Grande sem dúvida deve ter sido um trabalho monstruoso para os roteiristas mas entre tanto material disponível, eles às vezes tomam decisões duvidosas em relação ao que acabou sendo mostrado no produto final. Temos muitas (e longas) cenas de relacionamento (seja entre amantes, mãe ou esposa) que mostram que o filme tentou desvendar sua vida pessoal, deixando muitas partes de sua vida como conquistador de lado. O resultado é uma mistura entre cenas de ação (espetaculares) e tragédias pessoais que em pouco tempo tornam-se cansativas.

Se ao menos tais tragédias pessoais tivessem sido realizadas de forma certa, o filme seria muito melhor. As interpretações, sobretudo Rosario Dawson, a primeira esposa de Alexandre, fazem algumas cenas de textos razoáveis soarem ridículas na tela. O filme é bem pretencioso em seus diálogos, mas saindo da boca de atores e atrizes de capacidade duvidável, a maioria deles soam ridículos. Anthony Hopkins é o narrador da história, e nem deve ser contado como parte do elenco(e o mesmo nem se identifica no meio de sua história entre os homens de Alexandre). Colin Farrell, surpreendentemente, acabou sendo uma das poucas boas surpresas do filme. Seu personagem é complexo, podendo até mesmo ganhar a simpatia do público com sua personalidade(não apenas neste filme). Val Kilmer, Angelina Jolie e outros dispensam maiores comentários interpretam do jeito que estão acostumados, nem tão ruim nem espetacular.(e eu discordo com as indicações ao framboesa de ouro deste filme, exceto pelo roteiro)

O filme surpreende ao não mostrar uma quantidade enorme de batalhas porém estas são  sensacionais.A intensidade, a trilha sonora de sons graves e muito bem colocados, gerando tensão e ansiedade, as expressões dos combatentes, enfim, tudo muito bem feito. Mas a sequência falha em demonstrar o incrível nível estratégico de Alexandre para o público a não ser nas cenas aéreas, fica difícil visualizar na prática seu planejamento de vitória mas isso nçao tira o esplendor da cena. A batalha final também não é menos interessante, embora assuma características bem diferentes.

No final das contas, pode-se dizer que Alexandre certamente não apresenta o que muitos esperavam, que foi muita ação, tentando desenvolver o lado pessoal do general e conquistador. O maior problema é que é um filme muito longo e o excesso de diálogos (vários irrelevantes) acaba por ser o maiorp roblema do filme. O filme também recebeu uma montagem no mínimo insatisfatória. Na tentativa de mostrar um pouco de cada período da vida do personagem (infância, adolescência e fase adulta).

Mesmo sendo irregular (para não dizer "chato"), não apresentando muita ação ou ao menos tragédias pessoais que realmente valham  a pena serem assistidas, Alexandre é um filme  bom e deveria ser assistido no mínimo pelo seu visual sensacional (fotografia variadíssima) e pela trilha sonora muito boa nas cenas de batalhas. Colin Farrell mostrou bastante talento, embora ainda não o suficiente para colocá-lo entre os melhores atores da atualidade. Pelo menos provou seu carisma e atitude. Não é um épico para gerações, apenas um filme que provavelmente será lembrado daqui alguns anos com comentários indiferentes.

Em resumo, é um bom filme(não é um épico ao nível de O senhor dos Anéis, longe disso, mas sim um épico), mas poderia ter sido melhor se tratando da Biografia de Alexandre, o diretor poderia ter , focado em Alexandre como um gênio nas batalhas, e apesar dos fatos dele ser bissexual, o diretor quis focar demais nessa parte de sua vida e(na minha opinião, com todo respeito) não é algo que gostei de ficar vendo no filme.
    Porém este filme será que nem Cleópatra (década de 60) um filme muito criticado em sua época e hoje aclamado por vários críticos.
    Felipe

Ver o filme foi bom, o triste foi ler os comentários feitos ao filme! Realmente a obra peca na falta de abordagem do heroísmo de Alexandre - que parecia ser um fantoche nas mãos de seu pai, sua mãe, esposa e amante-amigo. Mas essa história de que o filme foi só homossexualismo é pura besteira de preconceituoso.
    ricardo
    ricardo

O filme é imperdível. Desconsidere qualquer nota baixa recebida pois certamente provém de pessoas preconceituosas. A música de Vangelis não ocorre a todo instante como citado por alguns e as cenas de homossexualismo não são mera invenção, mas fatos históricos comprovados e usados de forma inquestionável por Oliver Stone. Por que não 10 ??? Porque sou um cinéfilo bastante criterioso.
    PazzoBaz
    PazzoBaz

Uma super produção muito bem feita e gravada.Em partes do filme você fica com sono,mas a história te prende do início ao fim.A atuação de Colin Farrel e Angeline Jolie está impecável.Um grande filme que deveria ganhar mais indicações ao Oscar.
    Gustavo
    Gustavo

O filme é muito bem feito e não deturpa toda a história de Alexandre. Queria ter visto mais batalhas como a do começo do filme, que foi fantástica. Não me arrependi de ter assistido.
    Xoping
    Xoping

O filme ficou cansativo, acho que as cenas de guerra estão saturadas, a trilha sonora se confunde. É preciso renovar o estilo de fazer filmes cujo tema aborde heróis da antuguidade, este filme não chega aos pés de "O Gladiador". Um filme deturpado, uma história sem sal e sem açucar, um homossexualismo esquisito. A inspiração do filme deveria ser buscada no personagem "Alexandre" e não nos mocinhos americanos, o filme é uma merda, bom para quem não conhece nada de história, um deserviço a sociedade, uma desconstrução.
    Daniel
    Daniel

Adorei este filme, pois além de ter um elenco muito bom. Tem um roteiro estraordinário, meu parece que nem fiquei três horas sentado vendo este filme. Quem gostou de Tróia Com toda certeza vai gostar de Alexandre, não só pelos dois terem semelhansas de genêro, mas principalmente porque os dois contam parte da nossa história, é algo que realmente aconteceu. Recomendo que quem tiver a oportunidade de ver não perca!
    Rodrigo
    Rodrigo

O filme é 10! O melhor filme de Stone. Quem não quer um amor como o de Hephaestion por Alexandre? A moçada tá pegando só porque o filme retrata Alexandre bissexual.Contudo o elenco é bom, o argumento do filme também, a fotografia....então o que é que há? Pura hipocresia....Por trás das críticas está o medo de se defrontar com a bissexualidade....mais comum que se imagina... A moçada vive curtindo meninos e meninas e depois fica fazendo cara de rogado....o filme é 10.
    Rafael
    Rafael

Vejo q muita gente está criticando o filme por mostrar o lado homossexual do Alexandre,mas pra quem assistiu o especial do discovery sobre a morte dele,sente ,ate mesmo,q deveria por mais lirismo na relacao homossexual dele. Digo isso pq quem assistiu o especial do discovery,fica impressionado ao ver um detetive céptico e frio dizendo q o alexandre morreu por ter ingerido em excesso um remédio pra problemas emocionais,devido a morte de um amigo de infancia q um dia Alexandre disse q ele o amava nao por ser rei mas pelo q ele era.É interessante ver o poder do amor,onde mesmo um homem q construiu um dos maiores impérios do mundo,nao é forte o suficiente pra enfrentar o amor e na minha opiniao essa é a melhor historia de amor q eu ja vi e o Oliver Stone soube mostrar bem esse detalhe q se fosse menos abordado no filme,nao justificaria direito o motivo pelo qual o Alexandre morreu.Aprendemos na escola q o Alexandre morreu envenenado pelos generais e por isso q neste ponto de vista o filme aparenta errar em explorar o seu homossexualismo.Espero q com essas informacoes as próximas pessoas q virem o filme usufrua mais dessa história. O filme tb se destaca em termos técnicos,no figurino,no cenário e nas guerras,sendo um dos raros filmes q fazem vc se sentir dentro dele.