Ender's Game - O Jogo Do Exterminador
    Você assistiu Ender's Game - O Jogo Do Exterminador ?

Jasar G.
    Jasar G.

Enviada em 24 de dezembro de 2013
    O filme é muito bom, a crítica que fizeram aqui no Adoro Cinema não faz sentido nenhum.
    A muito tempo não via um filme de ficção científica tão bom, coloca, por exemplo, Elysium no chinelo.
    Vale a pena ir ao cinema e apreciar este ótimo filme!
    Guilherme M.
    Guilherme M.

Enviada em 23 de dezembro de 2013
    apos ler o livro e assistir o filme, muitas coisas vieram a minha cabeça inclusive em como esse filme foi muito bem feito e tem um roteiro muito bem planejado, apesar do livro ter sido lançado a aproximadamente 10 anos, esse tempo não impediu que a historia fosse transformada em filme. Como todos os filmes não deixam de ter falhas, e esse também teve as suas, que foi basicamente o conflito dele em ser tornar um assassino igual ao seu irmão peter, o que no filme só foi demostrado apos ele ter exterminado uma especie de vida inteira, no livro conta que ender também tem muito medo dos jogos, o que no filme esse medo só e revelado no final, e no livro esse medo e tão forte quando seu medo de ficar igual a peter, e uma das maiores falhas foi que no final do filme não ter mostrado ele indo com sua irmã valentine para colonizar outro planeta,e depois ir encontrar um planeta para que ele pudesse tentar desfazer seu ato de ter exterminado uma especie inteira que só queria a paz, o que apesar de ter sido mostrado no filme não ficou claro que ele fez isso com sua irmã pelo motivo de nunca querer deixa de estar do lado dela, assim como ela queria o mesmo. Apesar desses fatos o filme se demostrou excelente por ter mostrado como ender é totalmente calculista e quando vence ele não deixa o inimigo ter uma segunda chance, também vale citar que um dos pontos mais fortes do filme foi o total controle de ender por parte dos seus oficiais, de como o manipularam para que ele conseguisse ter exito em sua missão, e de que a continuação da serie provavelmente mostrara ender tentando desfazer esse mal que ele fez, o que poderá ser mostrado em um próximo filme.
    Dyllan M.
    Dyllan M.

Enviada em 23 de dezembro de 2013
    filme ótimo recomendo a todos assistir porque alem de nos dar uma lição de vida tem muita ação e efeitos especiais
    Nanda N.
    Nanda N.

Enviada em 23 de dezembro de 2013
    Eu posso até estar exagerando na nota, mas eu realmente gostei do filme. Me surpreendeu pelo final e achei bem inspirador, mas é preciso ter cuidado com a classificação etária, pois a informação passada pelo filme pode influenciar negativamente as crianças menos "esclarecidas". Vale a pena uma reflexão pós-filme com elas, caso decidam assistir.
    Esse é o tipo de filme que merecia um 3D, ia ficar sensacional. O ator mirim (esqueci o nome) deu um show mais uma vez, pois ele tem um expressão tensa e adulta (tb visto de Hugo Cabret). Recomendo para adultos ;)
    Julia M.
    Julia M.

Enviada em 23 de dezembro de 2013
    Penso que deveriam ter explorado um pouco mais (mas não prolongarem demais) a relação da Valentine e do Ender. Provavelmente, por causa de um dever para com a obra escrita tentou-se evidenciar a proximidade que os dois têm, já que o protagonista narra a história baseado numa conversação através de e-mails com sua irmã. As aparições convenientes da Valentine ficaram só nisso: no conveniente, como se para cumprir um dever com a obra original, (o que não deixa de ser importante também!).
    Outra peculiaridade desconsertante foi a escalação de Moises Arias para o papel de Bonzo, personagem autoritário e imponente que foi parcialmente prejudicado devido a estatura do ator. Parcialmente pois o personagem foi bem interpretado, mas no quadro geral, esteticamente, perto do Asa Butterfield, ele estava claramente desfalcado.
    Fora essas duas peculiaridades, o filme foi na medida certa em todos sentidos.
    Barbara Martins
    Barbara Martins

Enviada em 22 de dezembro de 2013
    Prevenir um possível ataque extraterrestre dizimando a espécie ameaçadora antes que ela sequer planeje enfrentar as forças terrestres: esse é o plano do categórico Coronel Hyron Graff em Ender’s Game – O Jogo do Exterminador. E por que não usar crianças para tanto? Sim, crianças! Porque elas demonstram habilidades não compartilhadas pelos adultos. Pelo menos é esse o argumento utilizado no filme. Parece fraco? Bem, muita coisa parece fraca em termos de justificativa, desde a natureza violenta do protagonista, Ender, até a forma como ela se torna um reflexo da premissa do filme.

Podemos analisar o longa de dois pontos de vista: o generalista e o específico. O contexto generalista envolve todo o enredo e os personagens nele existentes, um programa militar humano criado para treinar crianças a combater um inimigo não-humano que já não se manifesta há 50 anos, ou seja, destrói-se para evitar um ataque futuro. Essa visão geral acaba por colidir com a visão específica apontada no filme: Ender ser a personificação dessa ideia de destruir para prevenir, como ele mesmo deixa claro logo no início do longa e que acaba por ser o motivo pelo qual ele é escolhido para participar do programa. Ender foi moldado para ser o programa! Deixar de explorar essa dualidade que se funde a ponto de confundirmos o que está na mente do garoto e o que foi implantado por uma vida de condicionamento aos efeitos e ferramentas da guerra é uma das maiores falhas do filme, junto ao final frustrante que parece inserir um elemento acessório e clichê a fim de redimir o protagonista (mas ele não treinou para aquilo durante todo esse tempo? Surge a pergunta quando começam os créditos).

Não li o livro de Orson Scott Card no qual o filme é baseado, portanto, não tenho a menor ideia do que foi feito quanto à adaptação, mas admito que fiquei curiosa para saber como o autor lida com o lado psicológico e ideológico do plano geral da história, fatores que pareceram ter sido introduzidos com certo receio e superficialidade em Ender’s Game – O Jogo do Exterminador.

Ainda assim, foi uma agradável surpresa, porque apesar dos pesares, temos que nos lembrar constantemente durante o filme que se trata de um roteiro adaptado de um livro infanto-juvenil, e que, portanto, como costumeiramente acontece, procura focar a atenção do espectador mais para a estética, principalmente em se tratando de ficção científica. Além disso, o elenco de veteranos e novatos acrescenta qualidade à peça de entretenimento que pode, sim, agradar àqueles que desejam passar o tempo rodeados de muitos e ótimos efeitos especiais.
    Neto B.
    Neto B.

Enviada em 22 de dezembro de 2013
    Muito bom minha nota é 10 só espero que não aconteca com Ender's o que aconteceu em guerra nas estrelas.
    Taylan Branco Meurer
    Taylan Branco Meurer

Enviada em 22 de dezembro de 2013
    O melhor filme de 2013! Se lançarem o Orador dos Mortos, que seria sua continuação com base no livro, manterem a fidelidade e boa produção, sem dúvida, teremos, após 14 anos, um grande candidato para o primeiro lugar entre os maiores filmes já produzidos pela mente humana.
    Marcos A.
    Marcos A.

Enviada em 20 de dezembro de 2013
    O futuro da humanidade na mão de um monte de adolescentes que passaram a vida toda no vídeo game? É mais ou menos por aí o mote do filme, mas apesar do filme ficar basicamente mostrando treinamentos e mais treinamentos para uma batalha contra alienígenas que fizeram um ataque quase fatal ao planeta Terra, o filme também discute (mesmo superficialmente), porque somos a única raça que mata por matar, sem motivo. O filme é bem mais ou menos, mas tem coisas bem legais, e como TODOS os filmes novos dos grandes estúdios, o final fica aberto para uma possível franquia.
    Mauricio J.
    Mauricio J.

Enviada em 21 de dezembro de 2013
    Dirigido pelo sul-africado Gavin Hood, Ender's Game - O Jogo do Exterminador finalmente chega nos cinemas brasileiros, mas lutando com fortes concorrentes para conseguir uma bilheteria boa no Brasil. Posso dizer que se fosse pelo conteúdo a bilheteria aqui no Brasil, Ender's Game ficaria em primeiro lugar, mas infelizmente não é assim que funciona.

Em um futuro próximo, extraterrestres hostis atacaram a Terra. Com muita dificuldade, o combate foi vencido, graças ao heroísmo do comandante Mazer Rackham. Desde então, o respeitado coronel Graff e as forças militares terrestres treinam as crianças mais talentosas do planeta desde pequenas, no intuito de prepará-las para um próximo ataque. Ender Wiggin, um garoto tímido e brilhante, é selecionado para fazer parte da elite. Na Escola da Guerra, ele aprende rapidamente a controlar as técnicas de combate, por causa de seu formidável senso de estratégia. Não demora para Graff considerá-lo a maior esperança das forças humanas. Falta apenas um treinamento com o grande Mazer Rackham, e depois garoto estará pronto para a batalha épica que decidirá o futuro da Terra e da humanidade.

Algumas coisas começaram a ficar desinteressantes e complicadas de serem entendidas e no final do filme nem tudo se resulte, isso resulta em uma falha mediana no roteiro, mas o que surpreendeu muito foi o modo que o diretor do filme conseguiu tirar o filme do fracasso. Quando tudo estava complicado, você estava vendo o filme e sem saber o que estava acontecendo, de repente o filme começa a ser montado e consegue se finalizar. Essas falhas no roteiro do filme podem ter prejudicado um pouco a historia e e o desenvolvimento, mas nada que seja bruscamente horrível.

As atuações estão fantásticas, Asa Butterfield interpretou muito bem Ender durante o filme, conseguiu levar a tela do cinema as suas expressou e suas características, que se parecem muito com a do personagem do filme, e leva a tela um personagem confuso e sem saber em quem confiar. Harrison Ford atua bem, mas um pouco inferior ao esperado, em alguns momentos seu personagem esta totalmente forte e durão e em outros ele esta amoroso e desinteressante, sem saber o que fazer e em qual papel se infiltrar. Ben Kingsley nos trouxe uma excelente atuação, muito melhor do que todas do ator que estamos vendo nos últimos ano, seus atos durante o filme, as suas características ao decorrer do longa, o personagem confuso de como a historia do grande jogo terminaria, muito boa mesmo, sem explicação.

Mesmo sendo um filme de guerra, os "vilões" se tornam os santinhos no final do filme e isso é um ponto que não foi aprofundado no longa, deixando espaço para a expansão para uma saga no cinema ou na televisão como alguns rumores estão dizendo, nada confirmado. Seria fantástico ver os vinte e um livros de Ender's Game sendo adaptado para a televisão em uma serie de TV, mas uma perguntam que não sai da minha cabeça é: porque demoram mais de vinte anos para adaptar este livro maravilhoso?

Ender's Game esta super recomendado, principalmente se você gosta do gênero da ficção. Um filme que mesmo quando acaba ele fica em sua mente e você fica tentando compreender melhor a historia do filme e quando se termina o filme e você para pra pensar em tudo que acabou de ver, você consegue ver muito alem de um filme de ficção simples, você consegue ver um filme de ficção que esta muito alem do que estamos vendo nos últimos anos. Recomendado e fez por merecer!