Ender's Game - O Jogo Do Exterminador
    Você assistiu Ender's Game - O Jogo Do Exterminador ?

Almir S.
    Almir S.

Enviada em 23 de março de 2014
    REGULAR. O Filme é bom porque gera toda uma expectativa para batalha contra as criaturas que invadiram a terra anos antes isso acabou me prendendo a atenção, mas se torna ruim porque essa batalha nunca acontece, pelo menos não da forma que eu esperava. O filme inteiro ficou só nos treinamentos pra batalha e só.
    Alex FreireRP
    Alex FreireRP

Enviada em 22 de março de 2014
    A mensagem central do filme, descoberta mais próximo do final, é muito boa, no geral porém, a película não é tão boa, vale pelos efeitos especiais e pelos atores conhecidos, não é um filme para guardar ou rever mas vale a pena assisti-lo como passatempo e com uma pequena dose de reflexão.
    Allisson B.
    Allisson B.

Enviada em 18 de março de 2014
    O filme se propõe justamente a por o espectador a refletir sobre a moralidade das condutas adotadas por seus protagonistas, tais como o uso de crianças no serviço militar, a modelação de comportamento e caráter em direção tendenciosa e de valor duvidoso, bem como em uma reflexão sobre a velha premissa de que "os fins justificam os meios", o que fora feito de forma bem eficaz, diga-se de passagem. o filme se conteve em não abordar certos aspectos da história, tal como uma imersão de como seriam realmente os aliens, como se comportam, como vivem e etc. O que não se configura necessariamente como um problema, pois pode ter sido manejado no intuito de não deixar o filme tão longo e extenuante.
    Quanto aos aspectos mais extrínsecos, o filme cumpre bem seu papel, diverte, é bem feito, atuações excelentes. Vale muito a pena sentar no sofá e usufruir de 2 horas de boas diversões.
    Gabriel L.
    Gabriel L.

Enviada em 15 de março de 2014
    um ótimo filme
    kom um roteiro espetacular e também kom incriveis atores
    recomendo a todos assistir
    FOCA
    FOCA

Enviada em 13 de março de 2014
    Tem muita coisa no filme que não tem como comprar. Sem conexão em vários momentos e o pior sem justificativas plausíveis. Apesar disso os efeitos especiais são bons e a atuação de Asa também se salva. E quanto ao drama apresentado no contexto de sobrevivência; "ou eles, ou nós" e a culpa de Ender por ter aniquilado uma espécie inteira, tudo é superficial demais, fácil demais, com um final arranjado. Feito para crianças mesmo. Ender's game parece um jogo feito para passar o tempo só que com mais efeitos. ;D
    Marcel O.
    Marcel O.

Enviada em 6 de fevereiro de 2014
    Uau, filme de ficção futurista com um elenco que inclui Harrison Ford (Dispensa-se legendas), Viola Davis (Duas vezes indicada ao Oscar), o cavaleiro da rainha Sir Ben Kingsley (3 vezes indicado ao oscar) e a maravilhosa surpresa de 2010 Hailee Steinfeld (Bravura Indômita), tudo para ser um filmaço certo? Não! O filme tem um apelo teen absurdo, um roteiro fraco, diálogos bobos, e sempre pouquíssima informação sobre o que aconteceu no passado para justificar uma busca violenta por vingança no presente (que nesse caso é futuro), adivinhem o que está de volta? Um messias, salvador da humanidade, um escolhido (dá pra ser mais clichê?), que pasmem é um garoto! Ao qual no desenvolver fraco do filme (você pode pular meia hora que não terá impacto sobre a história), deverá assumir o controle como comandante supremo de batalha, comandando uma frota espacial de trilhões de dólares, com a ajuda de nada menos que outros adolescentes!!!! AH! Melhor de tudo, pra descobrir o Messias é tudo na base do videogame (tô falando sério)! Masss, se você chegou até aqui e decidiu assistir o final ao menos passa uma boa mensagem ao público Teen.. Enfim, tô abismado com o elenco ter feito um filme tão bobo, contudo, a produção é incrível! Um desperdício na minha opinião.
    Raildon L.
    Raildon L.

Enviada em 30 de janeiro de 2014
    Esta adaptação do livro de Orson Scott Card traz uma trama futurista onde a humanidade enfrentou, e venceu, uma invasão Alien (os "Formics"), com o sacrifício de um de seus comandantes. Após o evento é formada uma Armada Internacional para treinar jovens super dotados no intuito de comandar a frente contra a ameaça, que ainda é bem presente.

A sinopse de Ender´s Game - O Jogo do Exterminador (2013), do diretor Gavin Hood, mostra o treinamento desses jovens e a esperança dos militares naquele que seria "o escolhido", no caso o adolescente Andrew Ender Wiggin (Asa Butterfield, de A Invenção de Hugo Cabret). Desde cedo, ele vinha sendo monitorado pela sua capacidade estratégica e de driblar situações difíceis, até ser chamado para integrar a Escola de Batalha.

A ideologia belicista é bastante presente na trama.O Coronel Graff (Harrison Ford) chega a defender a guerra como prevenção contra mais guerra. O espírito de competitividade é estimulado a todo momento. Colegas são classificados como concorrentes e Ender superar todos os testes que lhe são impostos, inclusive um "jogo mental", considerado extremamente complicado.

Ao conquistar o comando do Exército Dragão, de excêntricos e deslocados, Ender é confrontando pelo comandante Bonzo (Moises Arias). Ele revida e o derruba, deixando-o em coma. A ação o leva a questionar se ele queria mesmo participar de tudo aquilo. Todavia, ele é convencido pela irmã (Abigail Breslin) a voltar para a Armada. Com treinamentos cada vez mais rígidos, chega, enfim, o "Dia da Graduação", onde um fator inusitado dá um novo sentido à história.

E é isso que faz Ender´s Game - O Jogo do Exterminador se tornar um bom filme: a inversão de expectativas e a própria crítica a tudo o que estávamos vendo. Se o teor militarista incomodava, a trama sob uma nova perspectiva se torna estimulante e ainda deixa um gancho para prováveis sequências, já escritas pelo autor.
    Roberto R.
    Roberto R.

Enviada em 28 de janeiro de 2014
    Quando Stanley Kubrick, realizou uma de suas obras mais premiadas e contestadoras, “Nascido Para Matar”, muito se discutiu a violência pela qual os soldados eram expostos, não só pela guerra em si, mas pela qual o próprio exercito proporcionava. “Ender’s Game – O Jogo do Exterminador”, do diretor Gavin Hood, é uma obra que não mostra a mesma violência do clássico de Kubrick, mesmo tentando atualizá-lo. Muito menos deveria, pois ambas são obras distintas, mesmo com um ponto em comum.

Para entender, o que parece ser uma incongruência, não é preciso ler a obra do escritor Orson Scott Card, pois o filme sintetiza muito bem a mensagem do livro. Não se trata de criar um herói, que vai evitar a invasão alienígena (muito bem explicada) à terra; muito menos personificar a imagem da esperança (um ataque kamizake é uma forma heroica de se morrer, segundo os mais velhos), numa figura de carne e osso (mesmo porque, não existe combate físico). O filme deixa claro, algo que para os leitores parece nebuloso. Aqui não se discute, a salvação da terra pelas mãos de jovens e sim, como o jovem reage frente ao que a sociedade estabelece.

Se violência é uma coisa cotidiana, enraizada no ser humano, não cabe a nós mudar isso, pois somos parte dessa engrenagem, não mudamos quando eramos crianças, não vamos mudar agora que adultos. No filme, a esperança da paz, esta nas mãos de Ender Wiggin (Asa Butterfield, muito bem), que é exposto à topo tipo de violência verbal e física (e quando reage, percebe que se aproxima cada vez mais do medo e da insegurança), proporcionada por seus superiores (que apostam, que ele será um brilhante líder militar); seja por seus companheiros de equipe, que idealizam nele a imagem do “melhor em tudo”.

Quando ele finalmente ele encontra o equilíbrio e a confiança, em figuras como o coronel Graff (Harrison Ford, excelente) ou sua amiga Petra (Hailee Steinfeld, apática), é exposto, a dura realidade de que, mesmo com os árduos treinamentos físicos e psicológicos, ele não sabe como agir contra o inimigo, pois não o conhece, não o entende, não o ama.

Amar o inimigo é demonstrar admiração e respeito, pois, sendo rivais, ambos tem objetivos opostos, motivações distintas, complicações que o destino impede, que ambos lutem lado a lado, por algo em comum. Não é fácil entender isso, apesar de Hood tentar, à todo momento, simplificar o discurso político e crítico, que a obra de Orson guarda.

Compreender que a violência não é, a única forma de resolução de conflitos, é algo que vai muito além do livro e do filme (a cena inicial da guerra é linda, mas também triste, melancólica), cada um se prende às suas limitações. Hood, explora dessa maneira o que tem de melhor. Um mundo de violência, vai gerar mais violência (Stanley Kubrick, o fez ao expor o suicídio como uma maneira de fuga). Ender é contra ela. Mas sempre se encontra em situações em que não existe outra saída. Não adianta mentir, pois no fim, quando a verdade vier à tona, quem terá as mãos sujas de sangue são crianças e jovens, que se imaginam como heróis, mas se vem como assassinos.
    Percy Jackson
    Percy Jackson

Enviada em 20 de janeiro de 2014
    Ótimo... Adorei este filme tem tudo que precisar tomara que eu veja-lo de novo nas Telas de um cinema.
    Este filme representou para mim como uma grande critica a sociedade e onde iremos parar como jogos vorazes, Não tem muito a ver claro só na parte de colocar nas costa de alguém o futuro de uma nação como THG (No caso da Katiniss , ela não sabe, mas ela e o simbolo da revolução, até antes de ganhar os Jogos Vorazes) Mas não vim falar de THG Vim falar de Ender's Game.
    Uma crítica que eu achei interessante (Claro na minha opinião) foi a o Sr. Coronel Eu esqueci o nome Não ligar para o que vai acontecer com Ender , mas sim para a guerra que ele tem que ganha a guerra e talz.
    Então eu recomendo...
    Luiz S.
    Luiz S.

Enviada em 20 de janeiro de 2014
    Fica difícil a não comparação deste filme com o mangá e anime Neon Genesis Evangelion, pois ambos se utilizam de crianças para se chegar aos objetivos comuns. Sendo que neste filme a desculpa é o intelecto e o cérebro fresco delas facilitam na estratégia de guerra. Mas no fim, não passa da mesma premissa que é se aproveitar delas. O personagem Ender não foge a esta regra e mesmo tendo uma inteligência fora do comum é manipulado até o fim, spoiler: onde volto a dizer que a comparação com o Evagenlion fica ainda mais evidente. O personagem Ender é igual ao personagem Shinji Ikari que são usados e manipulados até o final, onde após descobrirem a verdade se arrependem profundamente do lhe obrigaram a fazer e ambos tem contato com o inimigo.
    , pois lhe dizem que os aliens que atacaram a humanidade no passado devem ser destruídos, para preservar a nossa existência. Nunca li o livro, após assistir o filme tenho muito interesse de lê-lo, pois nos remete a velha frase: "os fins compensam os meios?". Filme com o roteiro bem fechado, pois o espectador é tão manipulado quanto o personagem. Recomendo.