Taxi Driver - Motorista de Táxi
    1915 notas
    Você assistiu Taxi Driver - Motorista de Táxi ?

Arthur
    Arthur

Enviada em 6 de janeiro de 2022
    Passando-se na cidade de Nova York, logo após a Guerra do Vietnã. O insone ex-fuzileiro naval Travis Bickle trabalha no turno da noite, dirigindo seu táxi durante a decadente cidade de Nova York de meados dos anos 70, desejando uma "chuva de verdade" para lavar a "escória" das ruas iluminadas por neon. Cronicamente sozinho, Travis não consegue se conectar com ninguém, nem mesmo com outros taxistas como o Wizard. Ele então se apaixona pela insípida trabalhadora da campanha presidencial Betsy, que concorda com um encontro com Travis pra logo após se arrepender depois dele sem noção alguma à leva para uma sessão de filmes pornô. Depois de ouvir o discurso de um lunático (interpretado por Scorsese), o cada vez mais paranóico Travis começa a se condicionar (e se armar) para seu destino imaginário, uma missão que muda de assassinar o candidato de Betsy, Charles Palatine, para "salvar" violentamente a adolescente prostituta Iris de seu cafetão, Sport. O banho de sangue de Travis o transforma em um herói sobre o olhar da mídia e da família da garota; mas será que isso realmente acalmou sua mente perturbada? Escrito por Paul Schrader, Taxi Driver é uma homenagem e um retrabalho das influências cinematográficas, um estudo da psicose individual e um diagnóstico agudo da latentemente violenta e fixada na mídia da era do Vietnã.

Scorsese e Schrader estruturam a missão de Travis de salvar Iris como uma versão em filme noir do faroeste de John Ford, The Searchers (1956), alinhando Travis com uma mitologia do heroísmo americano enquanto expõe os fundamentos obsessivamente violentos desse mito. No entanto, o registro militar de Travis e a tentativa de assassinato, bem como os chavões políticos de Palatine, também fundamentaram Taxi Driver em seu momento histórico americano na década de 1970. Empregando técnicas como cortes e elipses godardianos, ângulos e movimentos de câmera expressivos e cores berrantes, tudo pontuado pela pontuação final misteriosa de Bernard Herrmann (terminou no dia em que ele morreu), Scorsese apresenta uma Manhattan distorcida pelo ponto de vista de Travis, onde o agora famoso improviso "You talking 'to me" de De Niro se torna mais um sinal da loucura de Travis. Filmado durante uma onda de calor de verão em Nova York e greve de lixo, Taxi Driver teve problemas com a MPAA por sua violência. Scorsese dessaturou a cor no tiroteio final e tirou um R, e Taxi Driver surpreendeu seu estúdio pouco entusiasmado ao se tornar um sucesso de bilheteria.

Em resumo, um filme imperdível para os amantes do cinema, esta obra-prima de Martin Scorsese é tão contundente quanto atraente, com Robert De Niro em um de seus melhores papéis.
    Carol Leandro
    Carol Leandro

Enviada em 13 de outubro de 2021
    Fraquíssimo!
    O filme inteiro arrastado mostrando como a mentalidade de um veterano de guerra ficou abalado e em nenhum momento ele faz você sentir empatia ou ligação com Travis por esse fator.
    A história não te comove nem chama tua atenção, é apenas um cara mentalmente conturbado se justificando fazendo coisas erradas.
    Superestimado!
    Enviada em 12 de julho de 2021
    Superestimado.

Taxi driver tem uma fama desnecessária de filme clássico. apesar de admirar genuinamente o legado dele dentro da sétima arte, ainda discordo da análise crítica baseada apenas nesse ponto, o filme não nos entrega muito além da realidade nua e crua de nova york, o que me faz comparar o longa com Cidade de Deus (2002), apenas uma visão deturpada (ou realista) desse cenário. o roteiro em alguns momentos se mostra interessante mas ainda fraco se comparado com filmes da mesma década, por exemplo, Clockwork Orange (1971), The Godfather (1972) e Eraserhead (1977). sobre a atuação do Robert de Niro, realmente podemos elogiar isso, o propósito era exatamente essa imagem depressiva e apática do personagem. por fim deixo uma nota relativamente alta pelo legado do filme e do Martin Scorsese.
    Mary M
    Mary M

Enviada em 29 de julho de 2021
    Eu precisei olhar uma segunda vez esse filme e vim fazer uma segunda crítica também. Acho que eu não estava com vontade de ver na primeira vez e somente agora percebi o quão bom ele é. Que fantástico! Eu amei o filme. A atuação de De Niro é simplesmente fora de série. A direção de Scorsese é perfeita, como sempre. Recomendo que assista: agora. Precisa-se, porém, de atenção redobrada para perceber a genialidade de Taxi Driver. Cada parte dele tem um significado e contribuiu para construção de um dos melhores personagens da história do cinema. Simplesmente perfeito!
    Eduardaprz
    Eduardaprz

Enviada em 21 de junho de 2021
    Claramente não é um filme de ação e nem pretendia ser, é um filme muito bem resolvido, com ótimo roteiro, direção e atuações, com uma fotografia e trilha que ornam muito bem com a história.
    Acredito sim que é uma filme superestimado por alguns, podendo causar uma certa decepção, o que não faz dele um filme ruim.
    Marcelo Marques
    Marcelo Marques

Enviada em 27 de março de 2021
    Trilha Sonora excelente, até na primeira metade do filme ele transmite uma vibe muito Gostosa/prazerosa, ótimas sensações, a vida noturna de New York, Cidade que nunca dorme, o filme aborda a prostituição, e ao meu ver o diretor/roteirista fez uma crítica negativa, uma espécie de protesto contra esse mundo sombrio (Nem sempre) da prostituição., a partir de certo ponto O filme fica mais sombrio, um protagonista aparentemente estranho psicologicamente, várias vezes me perguntei "esse cara é louco ???", enfim o Filme transmite boas sensações e consegue ser sombrio ao mesmo tempo, o Final foi excelente, terminou muito bem.
    Recomendo, Belo e complexo Filme.
    Marcos Castro
    Marcos Castro

Enviada em 5 de março de 2021
    ótimo filme, inspirou diversos filmes desde seu lançamento. Definitivamente um clássico, De Niro está incrível como sempre.
    ReneAndroid.apk
    ReneAndroid.apk

Enviada em 9 de fevereiro de 2021
    Mano, que filme gostoso de assistir, a forma que Travis se apaixona pela mulher é muito linda, eu me indentifico bastante com o personagem. Bem obscuro e solitário. Taxi Driver é uma obra de arte.
    Álvaro Vinícius
    Álvaro Vinícius

Enviada em 16 de dezembro de 2020
    Com um drama complexo no ponto, uma obra prima de Scorsese, Robert de Niro está em uma de suas melhores atuações, se não a melhor.
    Bessamagaldieduardo
    Bessamagaldieduardo

Enviada em 8 de abril de 2021
    Pra mim é o melhor filme dos anos 70, nenhuma outro filme superará esse obra prima de Scorsese, revela todas as faces escondidas dos seres humanos, o legado que esse filme tem e o impacto q causou é vista até hoje em filmes como o `Coringa`´