Mississipi em Chamas
    Você assistiu Mississipi em Chamas ?

Enviada em 28 de setembro de 2014
    Um filme para apladir de pé! atuações fora de serie do Grande Gene Hackman e Willen Defoe! sendo um filme que mostrava a realidade do preconceito racial nos Estados Unidos! FILMAÇO!!!!!!!!!
    Daniel
    Daniel

Mississipi em Chamas, realizado em 1988, trata do assassinato de três ativistas, um deles negro, dos direitos humanos no Sul dos Estados Unidos por remanescentes da KKK (KU KLUX KLAN) na década de sessenta. As vítimas são jovens militantes; o crime agita assim a imaginação do povo e o governo federal é obrigado a intervir. O FBI é convocado para conduzir as investigações através da pele de Willem Dafoe, auxiliado por um agente local que conhece bem a região personificado por Gene Hackman. O primeiro conflito estabelecido é o daquele velho chavão da cooperação entre dois policiais completamente diferentes que tem de se suportar até cada um descobrir o valor do outro e passarem a colaborar efetivamente. Dafoe é o policial certinho e acadêmico que quer resolver tudo através da mais estrita legalidade e da utilização de aparato técnico e científico. Hackman é o típico matuto, conhecedor da sua terra e da sua gente. Indiferente a todo aquele aparato, ele vai recolhendo informações através de conversas informais nos bares, nas ruas até que, em um salão de cabeleireiros conhece uma mulher que depois descobre ser esposa de um dos principais líderes racistas. O segundo conflito fica sendo, então, o interesse amoroso entre o policial durão e charmoso e aquela mulher submissa que tem medo de se libertar daquela vida. O conflito maior logicamente é a rivalidade entre o policial bonzinho e o violento. Apresentados os personagens, reconhecidos os conflitos, faz-se necessário o ponto de virada, aquele que dá uma guinada geral para toda a história e a leva para o final. Dafoe, finalmente reconhece que seus métodos não estão levando a nada e fica revoltado com a surra que a mulher recebe do marido quando este desconfia de que ela está passando informações para a polícia. Passa o bastão para Hackman que, afinal, usa o aparato do FBI para pressionar de forma dura os bandidos e fazer com que caiam em armadilhas não muito legais. Será que é muito difícil prever o final? Mississipi em Chamas é um filme muito bom: a direção é forte e segura, o roteiro é bem escrito e emocionante, os atores são espetaculares. Parker conduz muito bem a trama, chegamos a sentir verdadeiro ódio pelos brancos filhos da puta e, para realçar o sadismo dos racistas, recheia o filme de cenas de violência. Porém, e é esta a questão que eu gostaria de ressaltar: é um filme anti-racista? A resposta é: sim e não. Se, por um lado, é uma contundente denúncia das atrocidades racistas, por outro, a forma como ele realiza esta denúncia é, em si mesma, racista. Em primeiro lugar, a ação se passa no começo da década de sessenta e é interessante observar o que o filme NÃO mostra: justamente o início dos grandes processos de mobilização negra que à época e em todos os Estados Unidos já estavam eclodindo. Os negros de Parker são uma massa amorfa e sem personalidade, que sofre quieta, com pouquíssimas reações e sem resultado. A investigação, portanto, é conduzida, levada, resolvida e concluída por brancos de uma entidade governamental, o FBI, que vamos e convenhamos, nunca primou exatamente pela resolução de conflitos sociais. Mas, o que me parece mais claro é o momento de revolta do jovem policial idealista interpretado por Dafoe. Depois de passar dias e dias observando os negros sendo discriminados, espancados, igrejas sendo queimadas, enforcamentos assinados com a tradicional cruz em chamas enterrada de ponta-cabeça no chão, ele só percebe realmente o quanto o mundo é cruel e violento quando a mulher (branca) é espancada pelo marido-cafajeste. Caem, portanto, as últimas ilusões do protagonista. Podem cair, também, as expectativas do público da mensagem de Parker que substitui um racismo do tipo "olha como o negro é inferior e portanto deve ser maltratado" pelo tipo paternalista que diz "olha como uma parte dos brancos é malvada e como os negros são vítimas e, portanto, devem ser protegidos".
    Alvaro S.
    Alvaro S.

Enviada em 22 de outubro de 2015
    É incrível como, mesmo nos dias de hoje, o tema sobre preconceito ainda é atual. Mississipi em Chamas coloca o dedo na ferida do assunto.
    Um filme corajoso é assim que defino esta obra. É duro ver um filme deste, décadas depois de sua realização e ver que as coisas não estão muito diferentes hoje em dia. Segregação de raça, cor, sexo, opção sexual, a lista só aumentou invés de diminuir. Gera certa raiva, mas mais dor.
    Dois agentes do FBI, Gene Hackman e Willoem Defoe vão investigar um crime contra ativistas dos direitos civis, dois brancos e um negro, numa pequena cidade de Mississipi e se deparam com um cenário muito mais preocupante que imaginavam.
    Obrigatório!
    Curiosidade. O Filme foi indicado a 7 Oscars, incluindo Melhor Filme, Diretor, Ator e Atriz Coadjuvante. Ganhou o de Melhor Fotografia.
    Outra Curiosidade. Este não é o primeiro filme que fala sobre racismo e que comento aqui no blog. O primeiro foi “O Sol é Para Todos” de 62. Entre um é outro se passaram 26 anos. Deste para “Selma” de 2014, são mais 26 anos e o mundo ainda não aprendeu com os erros do passado.
    Nota do público: 7.8 (IMDB)
    Nota dos críticos: 89%(Rotten Tomatoes)
    Bilheterias
    EUA - $34 milhões
    Isis Lourenço
    Isis Lourenço

Enviada em 8 de abril de 2020
    Filme triste e impactante,longo, mas que merece ser visto por todos.
    Um verdadeiro show de horrores que faziam com os negros e estava enraizado desde a época da escravidão.
    Triste ver a passividade das pessoas que tinham tanto medo que não conseguiam reagir.
    Fizeram história de um caso real e li que os heróis do filme, na vida real agiram passivamente:uma vergonha.
    Vinícius d
    Vinícius d

Enviada em 13 de fevereiro de 2022
    Esse filme conta muito da longa história da discriminação contra pessoas negras, mais no contexto dos Estados Unidos, relacionado ao conhecido KKK (Ku Klux klan). Filme magnífico, instigante, feito por um dos meus atores favoritos Gene Hackman e estrelado tambem por participação de outro grande Willem Dafoe (no inicio de carreira), tem ainda participação de coadjuvante com Tobin Bell (Saw). Triste, revoltante, um cenário de quem compactua com esse tipo de coisa e preconceito racial. Uma dupla incrivel entre os agente Rupert e Alan, dois agentes da FBI com meios de trabalho totalmente opostos. Paralelamente a historia central vemos um tipo de sátira próprio do meio policial dos EUA rolando o filme inteiro. Cenas pesadas e fortes. Final bacana e impressionante.
    Lucas
    Lucas

Enviada em 2 de abril de 2021
    Vitimista filme muito vitimista sim aconteceu atos de racismo e preconceito lá mas no filme exalta e infla tanto que chega a exagero como atuações ruins som e fotografia péssima.
    ANA LUCIA DA SILVA
    ANA LUCIA DA SILVA

...Esse filme nos conta uma história verdadeira em que dois agentes do FBI, são enviados ao estado do Mississipi para investigar o desaparecimento de três jovens que lutavam pelos direitos civis.
    Esses agentes são encarados de forma hostil pela comunidade,inclusive pelas autoridades. A comunidade negra acuada diante da possibilidade de sofrerem novas perseguições e de ocorrerem novas morte ,prefere ficar em silêncio.Um filme contra a impunidade,que me deixou muito triste ao assistir.Recomendo sempre.
    Rafael d.
    Rafael d.

Enviada em 19 de maio de 2016
    Muito bom, é revoltante ver a segregação racial apresentada na história.Recomendo demais, ótima pedida pra quem gosta de filmes policiais.
    Peters N.
    Peters N.

Enviada em 4 de agosto de 2012
    Um dos melhores filmes da história , sobre o racismo no Sul dos Estados Unidos, em especial o trabalho da Ku Klux Klan , aqui nos anos 60.
    Impecável direção e uma das atuações mais emblemáticas da carreira de Gene Hackman.
    Um filme marcante, quase épico, comovente !!!
    Marct
    Marct

Enviada em 24 de agosto de 2014
    Pra mim é o melhor filme sobre segregação racial no EUA. Gene Hacman e William Dafoe estão impecáveis. E a fotografia é tão boa que ganhou o Oscar.