Democracia em Vertigem
    • Screen International
    • Variety

Carmattos

por Carlos Alberto Mattos

Petra conduz a história da ascensão de Lula e do PT em paralelo ao seu próprio crescimento e a suas alegrias, procurando entender os caminhos dos governos petistas sem deixar de criticar as alianças e práticas políticas condenáveis adotadas.

A crítica completa está disponível no site Carmattos

Cinemação

por Daniel Cury

O que faz de “Democracia em Vertigem” um filme fundamental é sua capacidade de sintetizar os últimos anos por meio de um panorama que diverge em muito da cobertura jornalística mais tradicional, permitindo assim que o brasileiro olhe de forma diferente para o todo.

A crítica completa está disponível no site Cinemação

Cinepop

por Leticia Alasse

Com imagens de arquivo pessoal e depoimentos inéditos, "Democracia em Vertigem" atém-se a questionar como o nosso regime democrático está debilitado.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

Com seu fluir tranquilo, narrado por uma voz que nada tem de assertiva ou panfletária, o filme nos passa a sensação da inevitabilidade, de um monstro movido por inércia, que nada nem ninguém poderia deter ou tirar do seu rumo.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Cinema com Rapadura

por Filipe Scotti e Vinícius Volcof

Como retrato sociológico, “Democracia em Vertigem” tenta sustentar a tese do golpe, colocando o contexto político e econômico em jogo e revelando em outros ângulos momentos intensamente cobertos pela mídia, com planos detalhes que reforçam a dramaticidade daqueles momentos através dos gestos e falas dos políticos.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

New York Times

por A.O. Scott

"O que aconteceu?" É a questão assombra esse filme e provavelmente assombrará muitos de seus espectadores, onde quer que estejam assistindo. Costa produziu uma avaliação pessoal do passado e do presente de sua nação. É uma crônica da traição cívica e do abuso de poder.

A crítica completa está disponível no site New York Times

The Guardian

por Leslie Felperin

A voz de Petra Costa acrescenta forma, mas não invade excessivamente e permite que a poderosa compilação de imagens originais e de arquivo conte a história. Esse contraste contínuo  é espelhado ao longo da perspectiva da cineasta, sempre parte da história e assistindo à distância.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por John DeFore

Um olhar pesaroso, mas claro, para um dos muitos governos do planeta atualmente indo ou fervendo no Inferno o filme é tanto um ensaio quanto uma cartilha sobre a história recente do Brasil. [...] Ajuste os detalhes e a linguagem e cabe para muitos espectadores ao redor do mundo.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

O peso simbólico de "Democracia em Vertigem" é mais didático que propriamente cinematográfico.  [...] Para além das concatenações da montagem ou mesmo da forma como o percurso é articulado está a capacidade de sintetizar uma transformação do cenário político brasileiro.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Screen International

por Allan Hunter

O pessoal e o político estão ligados em "Democracia em Vertigem". O fascinante documentário fornece uma visão geral da história recente do Brasil, e o resultado é um lamento sincero pelo sonho de curta duração da democracia no Brasil.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Variety

por Guy Lodge

"Democracia em Vertigem" é um documentário amplo e transfixante sobre a aquisição da extrema-direita de seu país, mapeando meticulosamente a cadeia de eventos que colocou o governo anterior de joelhos.

A crítica completa está disponível no site Variety