Tempo
    Você assistiu Tempo ?

Maxxuel 42
    Maxxuel 42

Enviada em 26 de dezembro de 2021
    O FILME MOSTRA SER UMA CRÍTICA SOCIAL , A QUESTÃO DE TEMPO E DESCOBERTA ,FAZEM O LONGA SER MISTÉRIOSO E VC ATÉ ENTRA NO FILME PRA TENTAR OS "PORQUES" E OS "COMO" A HISTORIA IRÁ DESENROLAR E TERMINAR.
    B.Boy Jc
    B.Boy Jc

Enviada em 18 de novembro de 2021
    O filme é bom, mas esperava mais! História intrigante, original, misteriosa e perturbadora em algumas cenas. Gostei.
    Felipe F.
    Felipe F.

Enviada em 9 de novembro de 2021
    Sempre que há um novo projeto de M. Night Shyamalan, a maioria das pessoas fica no mínimo interessada, mesmo com recentes fracassos do diretor. Tempo, não creio eu que seja um fracasso ao nível "O Último Mestre do Ar", mas também não é uma obra-prima do nível de "O Sexto Sentido". Tempo, é um suspense interessante, principalmente pela sua premissa, bastante original e que consegue nos prender do início ao fim, o filme tem alguns tropeços, algumas lacunas em seu roteiro e alguns equívocos de direção bizarros, mas, creio eu que funciona, como um bom suspense para passar o tempo.
    Kilmer
    Kilmer

Enviada em 31 de outubro de 2021
    Para ser considerado ruim, precisariam melhorar muito!! Entendo as pessoas da praia, parece que fiquei anos assistindo de tão péssimo
    Joao_Victor
    Joao_Victor

Enviada em 31 de outubro de 2021
    Suspense que prende sua atenção do início ao fim. Os personagens na praia tem histórias bem diversas e foi interessante ver a interação entre eles. Enredo bem criativo e com um final satisfatório. Recomendo
    Ane Mk
    Ane Mk

Enviada em 13 de outubro de 2021
    FILMAÇO. Fiquei em choque com as criticas negativas. filme genial. suspense e surpresa do começo ao fim. criticas subliminares de nossa realisade e sociedade em alguns pontos do filme. filme nota 10. final incrivel
    André Luiz
    André Luiz

Enviada em 13 de outubro de 2021
    Desde o trailer eu pressenti que o filme seria ruim mas dei uma chance pois não tinha nada para assistir e foi uma das piores escolhas que já fiz antes.
    A ideia do filme é ruim e mal executada, o roteiro é péssimo, a atuação deixa a desejar, história sem sentido e quando tivemos a chance de entender a história do filme no final não é bem explicado.
    Filme péssimo, não assistam este lixo.
    Billy Joy
    Billy Joy

Enviada em 12 de outubro de 2021
    Quase um bottle movie pela sua ambientação restrita. Contudo, diferente do costumeiro em situações limitadoras como esta, o filme não se dedica a diálogos elaborados. O roteiro, na verdade, parece até simplório no sentido de texto e dramaturgia. Com isso, Shyamalan se dedica a uma mise-en-scène que assume, desde cedo, uma ingenuidade que faz muito bem ao filme.

Ao negar o distanciamento de sua narrativa, e inserir o espectador de modo incômodo dentro de situações pouco claras, o diretor demonstra seu apreço pela experiência sensorial de seu filme, em detrimento de uma trama com localizações, causas e consequências mais evidentes. Seus personagens até verbalizam muito essa busca por uma racionalização do que acontece em tela, mas isso acaba sendo muito bem sufocado pela repercussão imediata de acontecimentos extremos.

A decupagem do filme é essencialmente desenvolvida através dos planos fechados e angulações contraintuitivas, no sentido de que alguns enquadramentos até parecem errados se levarmos em consideração um formalismo mais clássico. Pelo modo como sua decupagem foge do esperado, o Shyamalan consegue articular formalmente a perturbação por conta das situações confusas. Sentimo-nos incomodados não só pela tensão do absurdo, mas também por como essa planificação não parece seguir preceitos claros.

O poder da sugestão torna-se muito forte aqui, especialmente no encadeamento entre voz extracampo e enquadramento que revela pouco. A sequência de mudança das crianças é a mais forte nesse sentido, pois consegue uma suspensão do choque, um adiamento da revelação perturbadora, através de planos-detalhe, angulações furtivas e movimentações fora de foco que ampliam gradualmente as sugestões advindas do som.

Mas essa deslocalização perturbadora não perde de vista a premissa que impulsiona o filme: a fugacidade do tempo num cenário que por si só já levanta reflexões. O filme consegue alternar muito bem momentos contemplativos, espécies de aceitação do absurdo, com alterações bruscas de ritmo devido a situações repentinas. Seus movimentos rápidos de câmera, ao mesmo tempo que concretizam a simultaneidade das ações e reconfiguram o foco do espectador, ampliam o sentimento de fugacidade de um tempo que escorre como areia entre os dedos dos personagens.

Acaba sendo curioso como a trama aborda essa questão de cobaia humana, de personagens que estão sendo observados à distância (pelo próprio diretor), mas formalmente ele não busca distanciamento algum. É nesse sentido que retomo o que sugeri sobre uma ingenuidade de Shyamalan, o que na verdade é uma característica bastante comum da filmografia do diretor. Shyamalan recusa frontalmente o olhar distanciado do cientista. Ao invés disso, seus filmes são a entrega total, quase religiosa, à vivência humana com o fantasioso/sobrenatural. Toda a discussão moral que potencialmente surge desse experimento no qual os personagens são inseridos torna-se menos relevante em face à proximidade cênica que o filme adota. Nossa experiência quanto espectador acaba sendo a mesma dos personagens, olhando para pontos brilhantes na colina distante à praia.
    Victor C
    Victor C

Enviada em 11 de outubro de 2021
    Esperei 6 meses ansioso pra assistir…e eis que me deparo com essa MERD4! Horrível! A blumhouse sempre me encantou com as viradas sensacionais e o inusitado, mas nesse perdeu a mão feio!
    Camila P.
    Camila P.

Enviada em 3 de outubro de 2021
    Filme ruim, atuações péssimas, definitivamente foram horas perdidas da minha vida. Esperava mais, me surpreendeu negativamente.