Tempo
    Você assistiu Tempo ?

Paula Flores
    Paula Flores

Enviada em 6 de junho de 2022
    Muito interessante! O começo do filme é meio desinteressante, mas o desenrolar do filme é muito bom! O final é surpreendente com o tema bem atual. Gostei!
    Adriano Silva
    Adriano Silva

Enviada em 28 de maio de 2022
    Tempo (Old)

"Tempo" é escrito, dirigido e produzido por M. Night Shyamalan. É inspirado na graphic novel (HQ) Sandcastle de Pierre Oscar Levy e Frederik Peeters. O filme apresenta um elenco composto por Gael García Bernal, Vicky Krieps, Rufus Sewell, Alex Wolff, Thomasin McKenzie, Abbey Lee, Nikki Amuka-Bird, Ken Leung, Eliza Scanlen, Aaron Pierre, Embeth Davidtz e Emun Elliott. A trama acompanha uma família em umas férias durante uma viagem para uma ilha tropical, quando eles descobrem que a praia isolada onde estão relaxando por algumas horas está de algum modo fazendo eles envelhecerem rapidamente, drasticamente, reduzindo suas vidas em apenas um dia.

M. Night Shyamalan sempre foi um diretor original, que sempre nos trouxe originalidade em suas diversas obras ao longo de todos esses anos. A originalidade e o ineditismo sempre foram às verdadeiras marcas registradas deste visionário cineasta. Shyamalan sempre esteve marcado por ser um diretor 'Ame ou Odeie', e é bem dessa forma que a sua carreira foi percorrendo ao longo de toda a sua filmografia. Em seus tempos áureos, Shyamalan nos entregou o maior suspense do final dos anos 90 e início dos anos 2000 - "O Sexto Sentido" - pra mim uma verdadeira obra-prima do suspense e melhor filme de toda a sua carreira. Logo após vieram o clássico cult "Corpo Fechado", o ótimo "Sinais" e o controverso "A Vila". De fato esta época foi a melhor época de toda a carreira do Shyamalan, pois logo após ele entra na pior fase de toda a sua história, nos entregando verdadeiras tragédias como "A Dama na Água", "Fim dos Tempos", "O Último Mestre do Ar" e "Depois da Terra". Depois da tempestade vem a calmaria, e ela veio com os ótimos "Fragmentado" e "Vidro".

"Tempo" é mais um filme totalmente controverso do Shyamalan, pois de fato ele acerta em umas coisas e falha miseravelmente em outras. Uma ideia muito boa porém mal executada e mal desenvolvida, onde temos uma premissa que soa como instigante, intrigante, que tem potencial para se tonar algo muito interessante e muito grandioso, mas não é bem isso que acontece. Shyamalan constrói todo um universo para nos revelar um novo thriller misterioso, pitoresco, excêntrico, e no fim é apenas uma trama ambiciosa com alguns momentos pretensiosos. Não posso negar que o roteiro de Shyamalan é promissor e bastante oportuno, pois de fato ele é mestre em criar um ambiente que é cheio de mistérios, metáforas, alusões, reflexões, que nos prende gradativamente por ficarmos cada vez mais instigados com o rumo que a sua trama irá tomar. Porém, "Tempo" é mais um filme mediano de Shyamalan, que definitivamente não conversa com às suas melhores obras, e infelizmente entra na lista daquelas tragédias que eu mencionei acima.

"Tempo" até começa com ar de suspense que nos intriga e desperta o nosso interesse, mas o roteiro peca exatamente na tentativa desesperada em tentar criar mistérios o tempo todo, deixando uma trama cansativa, embarrigada e muito maçante, principalmente por fazer muita enrolação e ao final entregar um plot completamente broxante e vergonhoso. Por falar em final, MEU DEUS, o final de "Tempo" é horrível, medonho, pavoroso, pois...

spoiler: Toda aquela explicação que inventaram da empresa farmacêutica usar aquela praia (que eles diziam ser algo divino dado à eles pela natureza) para testar medicamentos em pessoas que já tinham algum tipo de enfermidade para salvar outros enfermos, ou até mesmo a humanidade, eu não comprei, achei muito ruim - tipo, vamos matar 10 cobaias para salvar milhões. E a explicação que deram ao fato do tempo passar muito rápido na praia? Diziam que na verdade eram as rochas dessa praia que meio que aceleravam o metabolismo e o envelhecimento das células - é....enfim!!! Aquele final dos irmãos chegando e desmascarando o 'grande plano' é muito ruim. Por mais que os dois fossem adultos em corpos de crianças, que necessariamente não reagiriam com ódio por tudo que fizeram com eles, mas aquele plot é muito raso, muito frio, muito vazio, poderiam ter dado um final mais decente, mais criativo, mais inteligente, no mínimo. Aliás, o final entrega tudo muito de bandeja, não deixa nada para que o espectador pudesse desvendar ou interpretar.

A cinematografia do filme juntamente coma direção do Shyamalan é horrível, pois temos closes bizarros, onde tínhamos várias cenas desfocadas, várias cenas onde a câmera girava infinitamente e nos incomodava, nos fazendo perder a atenção em um determinado ponto da trama. Poderiam ter dado uma atenção maior ao fato de parecer que só as crianças envelheciam e os adultos não, ou pelo menos não da forma que esperávamos, muito por falta de um trabalho mais caprichado na maquiagem. Porém, devo elogiar a estética do filme, como a praia, que de fato é um local muito belo, muito paradisíaco, envolto em um tom mais colorido, mais vívido, que realmente fotografava muito bem. A trilha sonora agrega muito bem na trama, sendo bem dosada entre às cenas mais leves, mais eufóricas, fazendo um contraponto acertado com os momentos mais tensos.

O elenco de "Tempo" é outro ponto falho!
    Os personagens não são interessantes, não são cativantes, não convencem, não criamos empatia por ninguém, são artificiais. Temos algumas atuações robóticas, preguiçosas, desinteressadas, desprovidas de atenção e preparo.
    Alex Wolff (Pig e Hereditário) e Thomasin McKenzie (Jojo Rabbit e Ataque dos Cães) foram os únicos que me chamaram um pouco da atenção, os únicos que ainda conseguiram se destacar em meio à um elenco que entregaram atuações tão genéricas.

Um ponto que eu achei bastante interessante: a forma como o longa nos traz uma crítica social direta às pessoas que sempre vivem preocupadas com o corpo, com a beleza jovial, colocando um contraponto com uma personalidade mais velha, mais cansada, que necessariamente não tem mais essas preocupações. Também temos uma reflexão sobre às pessoas que vivem querendo que o tempo passe cada vez mais rápido, em contrapartida temos aquelas que vivem presas aos seus passados. De fato o longa de Shyamalan aborda algumas camadas do ser humano que nos faz pensar e refletir de várias formas - este é um dos poucos pontos positivos no filme!

Infelizmente "Tempo" não funcionou pra mim, não consegui comprar toda a ideia vendida no filme e o considero bem mediano, de mediano pra ruim (pegando leve). M. Night Shyamalan veio de duas obras que eu considero boas, mas infelizmente ele volta a cometer os mesmos erros cometidos lá atrás - uma pena!
    "Tempo" é aquele típico filme que tem uma premissa ótima e um final péssimo.[27/05/2022]
    Jackson A L
    Jackson A L

Enviada em 15 de maio de 2022
    Embora já tenha assistido outros filmes com a mesma temática, não havia encontrado um que surpreendesse. E neste, também não foi diferente. A ideia central é muito boa, mas a execução é bem falha e sem muito compromisso com o roteiro. Personagens fracos e muito superficiais. O final também não agrada.
    valmyr b
    valmyr b

Enviada em 8 de maio de 2022
    Uma loucura psicodélica. Uma crítica escrachada à indústria farmacêutica. Uma baboseira recheada de pseudo-metáforas. Uma perda de tempo! Leva UMA estrêla! Muito ruim!
    Babilopes20
    Babilopes20

Enviada em 18 de abril de 2022
    Poderiam ter aproveitado muito mais a historia, podia ser bom mas acabaram com o filme com cenas bobas sem sentido
    Felipe Andrade
    Felipe Andrade

Enviada em 17 de abril de 2022
    Filme com atuações medianas e roteiro um tanto trash. No entanto, a ideia do filme é boa, o desenrolar te deixa envolvido o tempo todo e o final, diferente da maioria dos filmes do gênero, é muito bom!
    Sergio Gomes
    Sergio Gomes

Enviada em 31 de janeiro de 2022
    Um dos piores filme que já vi na vida...Fiquei indignado...Não sei como assisti até o fim e que final ruim, hein!!!
    Rocelito A.
    Rocelito A.

Enviada em 29 de janeiro de 2022
    Filme muito fraco. Criaram um bom roteiro, mas deixa a desejar. Final até surpreendente, mas muita ficção.
    Andrey Arruda
    Andrey Arruda

Enviada em 22 de janeiro de 2022
    O filme demora a entregar o mistério pelo qual já sabemos logo no início, ele demora a entregar o óbvio como se não estivéssemos entendido o que estava rolando... O filme tem bons momentos de intrigas, mas só. Tudo demora a acontecer. A atuação das crianças deixam muito a desejar, isso não seria um problema se elas não tivessem tanto foco no filme. O início é muito arrastado, diálogos e história fraca. Terminei esse filme simplesmente para saber até onde iria a história, qual o final dela... Não procurei as críticas antes de assistir, como sempre faço... Me arrependo!
    O motivo pelo qual acontece todo o mistério na ilha é muito clichê, básico demais, cortaram explicações de acontecimentos... O final é péssimo, péssimo, péssimo!!! Perdi meu tempo.
    k7 trovão
    k7 trovão

Enviada em 13 de janeiro de 2022
    Não é ruim como a maioria fala, pelo contrário faz bem a proposta de suspense, prende a pessoa do início ao fim para ver a solução do acontecido, não é uma obra prima mas coloquei 5estrelas pq a média até o momento tbm n é justa.