Meu Pai
    Você assistiu Meu Pai ?

Felipe F.
    Felipe F.

Enviada em 14 de abril de 2021
    Uma obra prima, Meu Pai sem dúvidas é um dos melhores filmes do ano. Anthony Hopkins está muito bem, ele nem parece que está atuando, parece que aquilo é o cotidiano do ator, a atuação dele é fantástica. O filme nos deixa confuso, somos colocados na visão do personagem principal, então genialmente, conseguimos sentir o mesmo que o personagem do Anthony sente.
    A trilha sonora também é muito boa, indo de música clássica para uma leve música de suspense.
    Vale ressaltar aqui também a montagem e a edição que são fenomenais.
    No fim, temos uma obra que nos deixa confusos, mas que nos deixa o tempo todo ligados, destaque maior aqui sem dúvidas para Anthony, numa atuação deslumbrante, sem exageros dizer que pode ser a melhor de sua carreira, um grande filme, tocante, que provavelmente você vai se emocionar. Excelente.
    Jackson A L
    Jackson A L

Enviada em 8 de abril de 2021
    Filmaço que merece de fato, as indicações ao Oscar. Anthony Hopkins e Olivia Colman em atuações incríveis. Uma obra que trata com delicadeza, porém de maneira complexa as relações entre pais e filhos em determinado momento da vida.
    Vitor Araujo
    Vitor Araujo

Enviada em 22 de abril de 2021
    Meu Pai mostra a rotina de uma filha e um pai idoso, que ao longo da história começa a ter sinais de Alzheimer. O filme transporta o telespectador a visão do pai, com toda sua confusão, embaralhamento de pensamentos, estranhamento, esquecimento de pessoas e todos os sintomas. Um filme triste. A filha cansada de ajudar seu pai e as dificuldades do idoso e sua doença. Anthony nas cenas finais dá uma tristeza forte. Muito bem feito. Lento às vezes, mas efetivo.
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 11 de abril de 2021
    Não é fácil envelhecer. Não é fácil envelhecer sendo portador de uma doença degenerativa. Ao mesmo tempo, não é fácil assumir a posição de cuidador de alguém. Ainda mais se esse alguém for uma pessoa que a gente ama muito. Ainda mais se tivermos que ver essa mesma pessoa definhando, desaparecendo aos nossos olhos. É preciso sacrifício, abnegação, paciência... Não é fácil...

O filme "Meu Pai", dirigido e co-escrito por Florian Zeller (tendo como base a peça teatral de sua autoria), nos coloca diante de uma situação deste tipo. Anthony (Anthony Hopkins) tem 80 anos e mora sozinho em Londres. Talvez, por não ter ainda a consciência da seriedade de sua condição (o filme não confirma, mas deixa subentendido que ele tem Mal de Alzheimer), ele recusa a ajuda de toda cuidadora que sua filha, Anne (Olivia Colman), arruma para ele.

Por se tratar de uma obra sobre um homem em deterioração mental, o roteiro de "Meu Pai" se apoia em dois dos elementos fundamentais da narrativa: o tempo e o espaço. Nunca ficará claro, para Anthony, ou para nós, em que linha temporal ele se encontra - ou qual o período de tempo que a trama engloba. Nunca ficará claro para Anthony, ou para nós, em que local ele se encontra - se no seu apartamento, ou se no apartamento de Anne, ou se num local fruto da sua imaginação.

Neste sentido, é muito importante destacarmos alguns aspectos técnicos de "Meu Pai", principalmente a Direção de Arte de Peter Francis e Cathy Featherstone; a Montagem de Yorgos Lamprinus; e, principalmente, a atuação magistral de Anthony Hopkins. Ele consegue nos colocar diante do desespero e da impotência de alguém que não sabe mais se situar no mundo. Por outro lado, Olivia Colman nos apresenta uma filha preocupada, mas ciente das decisões importantes que precisa tomar.

Sabemos que o ano de 2020 foi atípico, em todos os sentidos, mas pensar que estamos falando no Oscar 2021 e "Meu Pai" não ser o favorito em várias categorias é um verdadeiro absurdo!

Enviada em 8 de abril de 2021
    O melhor filme do ano até o momento! Antony Hopkins tem simplesmente a melhor interpretação do ano e merece sim o óscar, destaque para o grande roteiro e os diálogos são incríveis e extremamente comovente. Meu pai é um filme marcante.
    Carlos P.
    Carlos P.

Enviada em 19 de abril de 2021
    O filme consegue trazer uma conexão emocional, principalmente pelas atuações, que fazem com que tenhamos uma identificação com a história. Em alguns momentos porém, ficamos com a percepção de não saber se é um filme muito inteligente ou muito ordinário, pois está sempre "ali", andando da mesma forma, fazendo com que você não saiba se está vendo a realidade ou uma ilusão. E por mais que isso aconteça, ele não é o tipo de filme que vai propor te entregar grandes respostas, apenas criar essa conexão para você entrar na história.
    Marcel Aoki
    Marcel Aoki

Enviada em 19 de maio de 2021
    Minha opinião:

Anthony Hopkins, um dos favoritos ao Oscar de melhor ator. Infelizmente concorre contra um ator que faleceu, e em um ano de George Floyd, suas chances diminuíram drasticamente.

Chadwick o ator em questão, faz um interpretação boa e não passa disso, longe de ser melhor que a de Hopkins, no entanto, mais uma vez o fato de um concorrente ter morrido fará a diferença.

Fizeram algo assim com o Heather Ledger.

Bom, o Oscar historicamente comete injustiças e nesse caso, pelo menos será para um ator que fez algo realmente bom em seu último papel.

Acho o tema sobre uma doença como Alzheimer necessário e foi feito nesse longa metragem de uma forma primorosa.

Por vezes o filme pode ficar um pouco cansativo e aí Hopkins acaba com isso.

Olivia Colman, também concorre ao prêmio de melhor atriz e na minha opinião não foi a melhor entre as cinco concorrentes.

O roteiro ou mais a edição não são tão bons e merecem uma nota 8,0.

Meu blog - http://marcelaokicinema.blogspot.com/
    Fabricio Menezes
    Fabricio Menezes

Enviada em 11 de abril de 2021
    Brilhante! Perfeito!! Anthony Hopkins e Olivia Colman estão magistrais! Talvez tenha sido o filme que mais me impressionou nessa temporada de premiações. The Father tem uma direção incrível, roteiro inteligente e nos faz refletir durante e após o filme. É impressionante a qualidade com que roteiro e direção são conduzidos, nos fazendo ver o filme na visão do protagonista. Excelente! Anthony e Olivia merecem o Oscar pelos papéis, assim como nas categorias de design de produção e montagem, que são sem dúvidas pontos fundamentais dessa obra-prima. O design de produção muitas vezes funciona como um ator coadjuvante de tão essencial pra história.
    Iracema J
    Iracema J

Enviada em 29 de maio de 2021
    Filme denso e reflexivo sobre o problema do Mal de Alzheimer e o processo de envelhecimento. O tom lírico do roteiro é permeado sob o ponto de vista do personagem de Anthony Hopkins que criam cenas enfocando o que um paciente portador da doença enxerga. Nesse ponto o filme parece algumas vezes uma aula didática sobre a patologia, sobretudo na primeira metade do filme. O direção optou por diálogos em quartos internos, como funcionaria numa peça teatral, restando poucas movimentações e enfatizando os diálogos. No entanto a atuação de Anthony Hopkins, talvez uma das melhores de sua carreira, coloca todo o minimalismo da produção em suas costas, ele atua, se emociona e comove.
    Cleibsom Carlos
    Cleibsom Carlos

Enviada em 27 de agosto de 2021
    MEU PAI, apesar dos clichês e da previsibilidade, se deixa ver sem maiores percalços. A principal questão referente ao filme é que a atuação "mediúnica" de ANTHONY HOPKINS está muito acima dele. A atuação de HOPKINS é tão estupenda e magistral que é visível a intimidação do elenco do filme diante de algo, me arrisco a dizer, transcendental! Então é isso: MEU PAI é "apenas" um bom filme no qual um excelente ator nos entrega uma das maiores atuações da história do cinema!