A Guerra do Amanhã
    Você assistiu A Guerra do Amanhã ?

Jameszareth
    Jameszareth

Enviada em 12 de abril de 2022
    Tem bastante ação. Da pra se distrair, mas o enredo não tem nada de muito especial, so mais um filme de invasão alienígena cheio de ação. Vale a pena.
    Paulo Sousa
    Paulo Sousa

Enviada em 6 de março de 2022
    O povo que dá nota 0,5 ou 1 estrela não entendeu que os aliens Garras Brancas que são criaturas animalescas e sem raciocínio, não pilotaram a nave que caiu na terra, eles estavam sendo transportados como "carga" por outros seres que não sobreviveram e não aparecem no filme, e que caíram na Terra sem querer há mais de 1000 anos. Não entendi como sobreviveram todo esse tempo. Mas o filme é bom sim. spoiler:
    spoiler:
    Leandro.o
    Leandro.o

Enviada em 21 de janeiro de 2022
    ótimo filme,boas atuações,efeitos visuais muito bons,e o melhor uma história sendo contada um roteiro que busca amarrar tudo e não deixar nenhuma ponta solta sem explicação,um filme que vale a pena assistir.
    Rodrigo Olanda
    Rodrigo Olanda

Enviada em 30 de dezembro de 2021
    Assisti a este monte de esterco pq meu filho se interessou pela história.
    Que grande MERDA foi essa? E olha que já assisti a verdadeiras obras primas como A menina e o leão e Faroeste Caboclo, mas esse aqui conseguiu superar a estás porcarias com louvor. Os criadores deste filme estão de parabéns. Se conseguiram vender um lixo desse pra Amazon imaginem o que poderiam vender pra Netflix que só aceita nojeiras.
    Grande amontoado de esterco define: atuações, enredo, ação e coesão desta obra que pode ser comparada a uma diarréia pós feijoada.
    B.Boy Jc
    B.Boy Jc

Enviada em 17 de dezembro de 2021
    O filme é realmente bom, todavia, ele tem uma quebra de ritmo ao logo de toda trama, quando coloca um pouco de drama o que deixa o filme menos dinâmico do que deveria ser, haja vista que as cenas de ação e batalha são incríveis!!! História boa e bons efeitos especiais. Gostei.
    Wandersomsodecristo
    Wandersomsodecristo

Enviada em 30 de outubro de 2021
    Filme muito bom nota 10 indico muito esse filme muito top do começo ao fim não e um da queles filmes que te deixa entediado.
    Clodoaldo
    Clodoaldo

Enviada em 17 de outubro de 2021
    Uma perda de tempo. Sem pé nem cabeça. Interações sem sentido. Uma verdadeira tortura para assistir a este filme estúpido. Pensei várias vezes em desistir. Eu fui um verdadeiro herói para completá-lo. Se algum dano foi feito ao meu cérebro por assistir tanta idiotice, processarei os responsáveis ​​por essa merda.
    Gilvan Gomes
    Gilvan Gomes

Enviada em 15 de outubro de 2021
    Filme muito bom, vale apena assistir, as criaturas são bem feitas, todo o filme em si foi muito bem feito top de vdd.
    Felipe Durães
    Felipe Durães

Enviada em 9 de outubro de 2021
    Um filme de "sessão da tarde" e olhe lá. A ideia é bem legal, mas o excesso de melodrama atrapalha. O enredo é inverossímil demais.
    Billy Joy
    Billy Joy

Enviada em 29 de setembro de 2021
    A Guerra do Amanhã transita de modo oportuno em temáticas de interesse contemporâneo. O diretor Chris McKay se aproveita de paralelos que podem ser facilmente traçados do ponto vista ideológico para conduzir sua narrativa, mas é através de um envolvimento do espectador por parte de uma estética gamificada que o filme sai do lugar comum.

Em primeiro lugar, existe um paralelo evidente a ser traçado com a situação de pandemia do covid-19 e a ameaça alienígena, de modo que o filme constrói um comentário a respeito da incapacidade institucional em lidar de modo sustentável e coletivo com a crise global. Mais do que isso, é um filme que busca, à sua maneira, celebrar a ciência como forma de salvação da humanidade. Há a construção de um cenário de valorização desse âmbito por parte de seus personagens que caminha junto dos paralelos temáticos abordados. Se inicialmente o filme trabalha com o imaginário popular da situação atual, também olha para o futuro e aponta para a ameaça seguinte: todo o caos da presença alienígena se dará pelo derretimento de geleiras, produto das mudanças climáticas.

Portanto, ao menos na intenção ideológica mais evidente, o filme se desenvolve na busca por assuntos contemporâneos e traça um caminho de superação através do esforço científico. Contudo, a ambiguidade de suas resoluções e o uso dessa temática como fio condutor, para dar espaço a uma mise-en-scène dedicada ao gênero da ação, se manifestam como as grandes preocupações da narrativa. Ainda que crente numa ciência que salvará o mundo, o filme é cético no que diz respeito ao papel governamental nessa jornada. Nesse sentido, parece mesmo uma abordagem ao estilo Michael Bay. O homem engravatado, a ação intergovernamental (e aqui intertemporal), ainda que organizada e de boas intenções, não é nada sem os heróis rebeldes que carregam uma arma e entram em conflito direto com a ameaça.

E é dentro dessa ideia de necessidade de ação que o filme explora de modo notável a linguagem do gênero. Inicialmente, é muito bem conduzida a construção de tensão para o momento em que se revela, finalmente, a imagem do monstro. Tal qual um Tubarão de Spielberg, aqui em menor escala temporal, o filme se apoia primeiramente em um medo pelos espaços em off, pelos indícios da presença dos monstros de modo que, quando ocorra a revelação, ela venha acompanhada da catarse violenta. É importante ressaltar que nada disso seria bem-sucedido sem uma boa construção visual para os alienígenas. De certa forma ressoando a estética do filme como um todo, os monstros são caracterizados num meio-termo entre um pseudorealismo da ficção científica contemporânea e um aspecto mais fantasioso e caricato de alguns filmes orientais.

Passado o ponto de exploração estética do alienígena como ameaça, é importante ressaltar como a decupagem da ação é conduzida de modo que remete muito a jogos eletrônicos. Isso se torna marcante pela abordagem desenvolvida em diferentes escalas. Quando o conflito se torna mais aproximado, a câmera passeia em torno dos monstros. Já nas cenas de maior distanciamento, há um uso muito recorrente do ponto de vista, tal qual um jogo de FPS. É como se o filme convidasse o espectador a um envolvimento ativo na luta pela sobrevivência. Ao alcance de um controle, parece até possível controlar a cena de prisão do monstro na jaula ou, de dentro de um helicóptero, mirar e atirar.

Talvez o aspecto mais evidente desse compromisso do filme com uma estética de missão gamificada para ação esteja no personagem de Pratt. Indo além da exploração de sua figura já estabelecida como entertainer da ação/comédia, o filme materializa em seu personagem a figura do herói protagonista do filme/jogo. A encenação parece pedir a presença de uma barra de vida para esse protagonista que cai de grandes alturas, pula e coloca sua mão dentro da boca daqueles monstros, mas em nenhum momento parece gravemente ferido.

Funcionando como direcionadores para a trama, as descobertas científicas nunca tomam o papel de protagonista do conflito franco e, ainda mais importante, não se descolam totalmente da unidade estilística proposta pela ação. A investigação científica aqui é conduzida de modo simplista e até fantasioso. O filme carrega esse aspecto de ficção científica dos anos 80 em que tudo era possível para um nerd à frente de um computador. A ciência torna-se, nesse universo, um chamamento divino à salvação, um propulsor para a ação violenta de sobrevivência.

A cena de descoberta da formulação para toxina no laboratório é um grande exemplar do que o filme desenvolve em seu todo. Paralelamente à essa atividade principal, existe a progressão dramática da relação entre o personagem de Pratt e sua filha e, logo ao lado, a ameaça onipresente do monstro. A passagem do drama para a ação se dá somente quando, de modo quase mágico, a formulação perfeita é atingida. A ciência fez sua parte, sublinha o filme, chega a hora da violência tomar frente na situação.

De modo geral, o ritmo da segunda metade do filme é prejudicado pela insistência da trama em tentar amarrar todas as pontas soltas de personagens dentro da ideia da investigação científica. Mesmo assim, ainda há a presença consistente de aspectos abordados anteriormente, como uma comédia mais interessada na função dos arquétipos e uma influência quase divina da ciência na resolução dos problemas.

E é na cena final da geleira que essa estrutura cênica abordada na primeira metade se manifesta novamente de modo mais frontal. Ainda que de modo mais sutil, há mais uma vez a presença de drama de relações, aqui entre Pratt e seu pai, conduzidos pela influência da descoberta científica. É interessante como, do ponto de vista de trama, o filme ressalta aqui como todo o esforço pela toxina não se torna mais importante do que o conflito direto com os monstros. Novamente, essa ciência funciona como propulsora, mas é através do embate franco, e do sacrifício, que os laços afetivos se fortalecem.

A Guerra do Amanhã é, com tudo isso, um interessante exemplar de gênero que não segue exatamente as mesmas tendências fetichistas contemporâneas por um realismo aparente. Ainda que não totalmente entregue a isso, o filme se destaca ao explorar de modo mais ingênuo, sem buscar uma sobriedade que valide sua relevância, a temática futurista e a ação abertamente gamificada.