Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar
    • O Globo
    • Papo de Cinema

Críticos.Com.Br

por Maria Caú

O espectador tem a possibilidade de paulatinamente ganhar consciência da crueldade de um sistema de trabalho que trata as pessoas como máquinas – e uma das sequências mais impactantes é aquela em que Gomes decupa os movimentos repetitivos das máquinas de costura.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Cineweb

por Neusa Barbosa

Percorrendo as ruas que conheceu menino, acompanhando seu pai, um fiscal de tributos no agreste de Pernambuco, Marcelo Gomes angustia-se com o barulho ensurdecedor das máquinas, a opressiva repetição dos gestos - sente-se ora um ladrão, ora um fiscal do tempo alheio.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

Gomes evita sobrepor seu discurso ao dos protagonistas. Seu ponto de vista é melancólico, mas também irônico. Muito mais incisiva é a fala dos personagens, a crença de todos no presente eterno enquanto fazem de conta que as máquinas não estragam e que um dia serão substituídas.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por A redação

Um olhar atento e carinhoso a seus personagens e suas razões. Não é filme de tese, não faz proselitismo. Está interessado pela dimensão humana por trás de números e cifrões de produção.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

Em meio à valorização da mecanicidade dos gestos cotidianos, o documentário escrutina os efeitos colaterais do capitalismo, aqui especialmente perverso por conta da camuflagem de malefícios em pretensas benfeitorias.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema