Espiral – O Legado de Jogos Mortais
    2,8
    Você assistiu Espiral – O Legado de Jogos Mortais ?

Enviada em 11 de junho de 2021
    Esperava mais. Alguém imita o original, mas a estória toda é muito simplória e cansa, apesar de ser um filme curto.
    Ligia M.
    Ligia M.

Enviada em 22 de novembro de 2021
    Lixo! Foi muito fraco e tudo é muito óbvio.. Nao acredito que o Samuel L. Jackson se prestou a esse papel..
    Adeilson G
    Adeilson G

Enviada em 12 de setembro de 2021
    O Filme Espiral: O Legado de Jogos Mortais, é um filme bem interessante de se assistir. Gostei da atuação do Chris Rock. Não se compara com o original, mas o filme é muito bom e com o final inacreditável!
    B.Boy Jc
    B.Boy Jc

Enviada em 12 de setembro de 2021
    Eu achei um baita filme!! Me prendeu do início ao fim com uma trama envolvente, bons diálogos e um bom ritmo. Esse filme prova que a saga Jogos mortais ainda tem fôlego para render bons filmes. Eu só não dei 5 estrelas por um único motivo: O plot twist não me causou tanto impacto. As mortes também não são tão engenhosas como nos filmes pretéritos, mas ainda sim não deixa de ser um filmaço!
    weslley.piress
    weslley.piress

Enviada em 7 de janeiro de 2023
    Para muitas pessoas Espiral pode estar entre piores filmes da franquia. Para mim, com certeza, é o pior. Achei o filme desinteressante do início ao fim.

O que mais irrita é a atuação de Chris Rock (realmente, todo mundo odeia o Chris), que é caricata e forçada. É ainda pior nos momentos em que a câmera foca no rosto e ele tenta expressar alguma emoção. Seja lá o que ele tentou fazer, ficou muito bizarro. Tão forçado que parece que parece que ele está no banheiro fazendo "sabemos o quê".

Não vou negar que foi muito legal saber que o Chris Rock é um grande fã de Jogos Mortais e que foi dele a iniciativa de fazer o longa. A boa intenção dele, porém, veio com um alto preço. Dá para assistir? Dá. Mas é preciso fazer isso com o modo descrença ativado no nível mais alto possível.

Precisava ser ele o ator principal? Fiquei com aquela sensação de que colocaram ele como protagonista só porque ele é o "dono da bola". Se gosta, não estraga, cacete.

Outro astro do spin off, Samuel L. Jackson, fez simplesmente o que ele está acostumado: atuação expressiva com uso de chavões. Isso não é uma crítica. Ele apenas não fez diferença nenhuma, nem para pior, nem para melhor. O ator não tem muito tempo de tela e quando aparece, é ok. Culpa do roteiro? Talvez. Se o Chris Rock é o dono da bola, Samuel L. Jackson só jogou porque tem nome.

Os demais personagens são desinteressantes, não dá para assitir apego por nenhum.

O que me fez respirar aliviado pelo menos foi não terem enfiado o John Kramer na trama. Ele só aparece em uma foto e. claro, é a inspiração do novo vilão. Este que até tem uma motivação plausível para "jogar" com os policiais. Porém, a revelação de sua identidade é previsível, principalmente para quem está acostumado ao cinema.

E se tem algo que a franquia Saw não traz nos seus roteiros é previsibilidade, por mais que usem de diversos malabarismos narrativos para isso. Nada surpreendeu dessa vez.

Tá, mas e as armadilhas? O principal elemento da franquia. As punições são coerentes com o mal que o jogador cometeu. Não falta muito sangue e membros multilados. Contudo, senti falta da engenhosidade presente em todos os longas anteriores. Aqui elas são poucas e simplistas demais. Uma das arapucas, inclusive, "a do pescoço", além de não fazer sentido lógico, é de uma preguiça sem tamanho.

A franquia, desde primeiro filme, envolve investigação policial. No caso de Espiral, ela é ainda mais acentuada, mas caiu no fator: é mais do mesmo. Toda a inovação prometida, foi uma mentira. Realmente, não dá para entender. Spin-offs costumam aproveitar o sucesso de suas linhas principais e expandir o universo, trazer novos pontos de vistas.

O diretor Darren Lynn Bousman, o mesmo dos filmes 2, 3 e 4, e os roteiristas de Jigsaw, de 2017, poderiam ter feito um arroz com feijão, mas fizeram só o arroz, seco e difícil de engolir. É claro que não esperávamos algo tão incrível como a primeira e a segunda obra, mas poderia ter saído algo muito mais interessante.

Em suma, Espiral: o legado de Jogos Mortais foi totalmente desnecessário e trouxe ainda mais desgaste para uma franquia que é mais do mesmo há muito tempo. Só valeu a pena ter assistido para poder dizer a mim mesmo que fechei a saga. Só recomendo assitir se a sua intenção também for essa. Para quem não é fã, recomendo passar longe.
    Bad Bull
    Bad Bull

Enviada em 24 de junho de 2021
    Sendo um fã da franquia , eu sabia que ia ter o mesmo de sempre , filme premeditado, mais gostei do final .... Achei melhor que o 8!
    Marcus Vinicius
    Marcus Vinicius

Enviada em 18 de junho de 2021
    O filme trás um enredo bem amarrado sem grande novidade ...funçiona quando esquece os acontecimentos passado de jogos mortais... mais quase um reboot , Cris rock quase converse... Bom filme para os amantes de suspense.
    Allan Kardeck F.
    Allan Kardeck F.

Enviada em 14 de junho de 2021
    achei o filme muito cansativo e sendo que não mudou quase nada dos anteriores. gostei apenas da forma da investigação
    gabriel.dsanchez
    gabriel.dsanchez

Enviada em 25 de abril de 2023
    Espiral é o tipo de filme que levanta uma série de perguntas, todas elas existentes pelo fato de o filme ser tão ruim. Nesta crítica, você entenderá porquê.

Você não deve esperar muito de Espiral --- de fato, depois do terceiro filme da franquia Jogos Mortais, não se deve esperar muita coisa. Contudo, Espiral possui uma falha principal: Chris Rock.

Não tenho nada contra o Chris Rock, mas ele não é um ator de filmes de terror, ponto. Por mais que ele tenha levado seu papel a sério, Zeke Banks passa a impressão de ser um detetive zoeiro, cômico, de um filme de ação e comédia do que um detetive em um filme de terror. Lembram-se do Agente Strahm, do detetive Hoffman? Zeke é nada como eles. Chris Rock torna Zeke um detetive frenético pelos motivos errados.

A trama não é original, mas há pequenos bons elementos nela. Um copiador do eterno Jigsaw não é original, nem na própria franquia, porém, o copiador tem um estilo próprio, ainda que derivado do material-fonte, o que é um ponto positivo.

Bom, este foi o único ponto positivo que consegui formular. O resto da trama é problema atrás de problema.

O ritmo é acelerado demais. A edição de filmagem é engraçada porque você tem Chris Rock em monólogos, o que é hilário. Chris Rock tentando ser sério, o que também é cômico. E quase nenhum detalhe mórbido das mortes, com apenas uma morte original. Esqueça os labirintos elaborados que John Kramer criava, a escolha simbólica entre vida e morte, e talvez esse seja um tema, intencional ou não, subjetivo da franquia: como todos os que tentaram levar o legado de Jigsaw não entenderam o propósito dos jogos em si. John nunca precisou matar para livrar a própria pele, a esmo.

De qualquer maneira... Espiral é dispensável, um filme que explora a franquia ainda mais do que deveria, com uma escolha de elenco questionável e uma trama simplista e previsível. Assista apenas por curiosidade, sem expectativas.
    Fabiano Gomes Novais
    Fabiano Gomes Novais

Enviada em 4 de setembro de 2021
    O pior da franquia toda certeza! Foi pessimo em contruir uma narrativa decente aos personagens, a historia de alguns acaba tendo um desfecho meio confusa e o vilão estava muito evidente! Parece que a produtora tava com preguiça de fazer esse filme, o filme ja e curto e tambem fica aparecendo varias cenas repetidas durante todo o decorrer do filme. As teorias que eram legais de fazer nos filmes anteriores, nesse nem da para fazer direito ja que tudo e muito obvio! As armadilhas são extremamentes gentis e faceis de se escapar, comparando esse filme aos anteriores acho que ele nem na lista apareceria porque seria uma vergonha coloca-lo lado a lado com os outros da franquia.