Todas as Meninas Reunidas, Vamos Lá!
    Fraco
    Todas as Meninas Reunidas, Vamos Lá!

A forma contra o conteúdo

por Bruno Carmelo

A premissa deste documentário desperta interesse e empatia: a diretora Carol Fernandes acompanha uma edição do Girls Rock Camp Brasil, um acampamento de férias onde garotas aprendem noções básicas de música, além de criarem uma banda e participarem de oficinas artísticas. A intenção é expor as garotas à arte, mas também à noção de autonomia e poder feminino, desde pequenas. Num momento de guinada conservadora da sociedade e das instituições, a noção de solidariedade entre mulheres é indispensável.

O problema se encontra no formato escolhido para o projeto cinematográfico. O filme é prejudicado por uma série de deficiências técnicas, seja o som desigual, a fotografia superexposta e uma escolha de enquadramentos que beira o improviso. O documentário busca utilizar a aparência de faça-você-mesmo como parte da atitude punk-rock das meninas, o que seria condizente com a proposta. No entanto, ele encontra dificuldade em trabalhar elementos básicos de linguagem. Duas participantes do acampamento, ambas com falas complexas e interessantes, têm sua participação prejudicada pela má escolha de cenários (um longo corredor de paredes brancas) e a iluminação que não para de mudar ao longo do depoimento.

De modo geral, os esforços não vão além de uma entrevista única com cada diretora/monitora do Rock Camp, com um ou dois enquadramentos no máximo. Por mais simples que seja a captação, as deficiências de ponto de vista são mais graves: Todas as Meninas Reunidas, Vamos Lá! encontra dificuldades em inserir esta proposta educativa dentro de um contexto social, econômico e político. O que significa para a cidade de Sorocaba ter um evento deste porte? A prefeitura já forneceu algum tipo de ajuda? Como o acampamento contrasta com a vida das meninas fora do local? O que os pais pensam deste projeto? A diretora limita-se a entrevistar um único casal de pais – ambos roqueiros, e portanto favoráveis à iniciativa – e jamais se interessa pelas participantes, privilegiando perguntas fatuais (“Qual instrumento você toca?”) ou qualitativas e induzidas pelo entrevistador (“Do que você mais gosta no acampamento?”).

O resultado soa como um longo vídeo institucional de um curso privado. O Girls Rock Camp Brasil poderia trazer discussões suficientes sobre o feminismo na sociedade, a formação de garotas e as novas balizas educativas, mas o escopo se limita aos muros do casarão onde ocorre o acampamento. O discurso é repetitivo (um sem número de monitoras afirma “Ah, se eu tivesse tido esta experiência na minha infância...”) e elogioso, sem a possibilidade de recuo ou eventual debate dialético. Ser menina é incrível, fazer rock é incrível, o acampamento é incrível. A conclusão deste projeto é idêntica ao seu ponto de partida, o que deflagra sua fragilidade como pesquisa e elemento de reflexão.

Ao fim, ficam as músicas, as boas intenções, as iniciativas valiosas. É importante, no entanto, separar o Rock Camp do filme a seu respeito. O primeiro funciona como uma iniciativa feminista importante e complexa. O segundo serve de propaganda para o primeiro.

• RitaCandeu - #AnulaGolpeJá
      só falta combinar com a verdadeaté agora voces se juntaram com o que já de pior - mas é por pura afinidadevoces são o que há de pior - é esse o ponto
    • RitaCandeu - #AnulaGolpeJá
      vc. briga contra o sistema? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkseu abiguinho quase saiu preso hoje da CPI - cuidado!não me respondeu nada, né?silêncios são muito eloquentes
    • Anderson Wergutz Flip
      Quanto ao dia 12/09 não vamos desistir do Brasil...nunca.
    • Anderson Wergutz Flip
      “Eu fui pra detonar o sistema. Contei tudo que eu sabia. Botei muito político na cadeia. E mesmo assim o sistema continuava de pé. O sistema entrega a mão pra salvar o braço. O sistema se reorganiza, articula novos interesses, cria novas lideranças. E custa caro. Muito caro. O sistema é muito maior do que eu pensava. Não é à toa que entra Governo, sai Governo, a corrupção continua. O sistema é foda.”Uma profecia...
    • RitaCandeu - #AnulaGolpeJá
      Tá assistindo seu coleguinha do VPR na CPIQue sucesso!Nada como lutar contra a corrupção, né?Viu a carta do Leo Pinheiro?Delação obtida através de tortura - foi isso que Canalhas como vc aplaudiuE dia 12 foi maior sucesso Muito bom mesmo A turma nem nem vai longe 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
    • RitaCandeu - #AnulaGolpeJá
      Lula chegou a ser notificado pela Receita e defesa questionou a legalidade da cobrança, já que os documentos utilizados para embasar as acusações tiveram origem nos processos anulados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) - tornando-se inválidas.“Essa cobrança se refere a tributos que teriam sido supostamente gerados em virtude da aquisição do tríplex e do sítio, só que tudo se baseia na Operação Lava-Jato, que foi anulada pelo Supremo”, disse Cristiano Zanin, advogado de Lula.O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou que o ex-juiz Sergio Moro agiu com parcialidade nos processos contra o ex-presidente Lula (PT). Logo, as sentenças contra ele foram anuladas e o caso foi transferido de Curitiba para Brasília, onde volta a ser apurado e julgado.
    • Anderson Wergutz Flip
      Receita acusa Lula de sonegação, fraude e conluio..A Receita Federal acusa o ex-presidiário Lula de sonegação, fraude e conluio.A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional cobra do petista uma dívida de R$ 1,25 milhão referente a impostos que deixaram de ser recolhidos.Pra meter a mão é rapido, pra pagar o que deve...
      Vai no 07/09??
    • Anderson Wergutz Flip
      O novo herói da esquerda é um espancador de mulher que anda armado ilegalmente... porque não me surpreendo??
    • RitaCandeu - #AnulaGolpeJá
      melhorou muito agora, né mesmo?o Ministro da Saude nem conhecia o SUSmas tá uma maravilha com o traste sabotando tudo
    • Anderson Wergutz Flip
      Errada mais uma vez, o Brasil é o sétimo pais em gasto com servidores, 13,5% do PIB, a Alemanha por exemplo gasta 7,5%...E apesar disso olha a qualidade dos serviços públicos...O governo Lula triplicou os gastos com pessoal e te pergunto sentiu melhora na educação saúde e segurança nesse período?? Seja honesta... não melhorou nada!!!
    • RitaCandeu - #AnulaGolpeJá
      çeiqueria ver estado enxuto com essa pandemia e vc. doente
    • Anderson Wergutz Flip
      Ritinha, uma coisa independe da outra, eu mesmo não assinei nem vou assinar...apoiadores de Bolsonaro são na sua maioria liberais que acreditam num estado enxuto e eficiente... não precisam de um outro partido para engolir dinheiro público.
    • RitaCandeu - #AnulaGolpeJá
      ViSó queria saber como com tanta aprovação , ele não conseguiu assinaturas suficientes pra criar o partido dele, coisa que até Marina conseguiu...Vc tem como me explicar isso?
      Pesquisa CNT/MDA...viste?
    • Anderson Wergutz Flip
      Honoris causa -1.Grande dia.
    • RitaCandeu - #AnulaGolpeJá
      porque será, né mesmo?vc. já teve argumentos melhores
    • RitaCandeu - #AnulaGolpeJá
      os áudios são verdadeiros - isso vc. ignora?chega ser patético esse discurso de voces
    • Anderson Wergutz Flip
      Fala dos grampos ilegais do Intercept?? Verdevaldo é um pseudo jornalista, o lugar dele é na cadeia.
    • RitaCandeu - #AnulaGolpeJá
      já a turminha do MBL...vc. já ouviu os áudios? rsrsrssr