No sombrio submundo da internet, quem é responsável por controlar o que vemos e o que pensamos? Um olhar analítico sobre a indústria virtual responsável por fazer limpezas digitais, apagando e controlando os conteúdos que ficam visíveis online.
Críticas AdoroCinema
4,5
Ótimo
The Cleaners
A ética das imagens
por Bruno Carmelo
Para onde vão as imagens violentas publicadas no Facebook? As fotografias eróticas divulgadas no Twitter? Os vídeos de decapitações no YouTube? Os algoritmos dessas empresas se responsabilizam por banir parte do conteúdo, mas para o material restante, cabe aos moderadores de conteúdo decidirem o que é apropriado ou não ao meio virtual. Este documentário se aventura pelo mundo secreto e anônimo das empresas terceirizadas cujos funcionários analisam milhares de fotografias e vídeos por dia, recebendo um salário miserável em troca da exposição maciça à violência.O projeto seria redutor caso se reduzisse à denúncia desta situação. Felizmente, os diretores Hans Block e Moritz Riesewieck vão muito além, investigando a produção de conteúdo, a impressão de liberdade e de anonimato estimulada pelas redes, o interesse de Facebook e afins em encorajar conteúdos polêmicos e a incongruência de compar
A obra faz parte da seleção oficial do Festival É Tudo Verdade (2018).
Detalhes técnicos
Nacionalidades Alemanha,
Brasil
Distribuidor Distribuição própria
Ano de produção2018
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 1 curiosidade
Orçamento-
Idiomas
Alemão, Inglês
Formato de produção
-
CorColorido
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Comentários
Faça login para comentar
Mostrar comentários
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade