The Cleaners
    • The Hollywood Reporter
    • Variety

Folha de São Paulo

por Naief Haddad

O impacto do filme está menos nas hipóteses e nas reflexões do que na observação dessa realidade nas Filipinas e nos Estados Unidos, que ecoa pelo mundo. Contundente, sem cair no sensacionalismo.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por André Miranda

É um labirinto escorregadio, sem saída simples. [...] O jeitão de thriller e a atualidade do tema tornam o filme essencial para observar o presente e ponderar sobre que internet se quer para o futuro.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Screen International

por Allan Hunter

A influência da mídia social é mais difundida do que qualquer coisa que George Orwell poderia ter imaginado. "The Cleaners" oferece uma visão inteligente e instigante sobre o impacto global das principais empresas de mídia social e os diretores têm o cuidado de manter o debate aberto e equilibrado

A crítica completa está disponível no site Screen International

Papo de Cinema

por Leonardo Ribeiro

É somente quando passa a tratar de questões mais controversas que o documentário mostra sua verdadeira força, discutindo, por exemplo, os limites entre a arte e a obscenidade, como no caso da artista norte-americana que viu sua pintura trazendo Donald Trump nu viralizar na rede e depois ser retirada do ar.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Carmattos

por Carlos Alberto Mattos

A discussão nos chega sob a forma de um thriller noir, marcado por signos de um “cinema da paranoia”: imagens fragmentadas, ocultações, trilha sonora e efeitos de áudio criadores de tensão [...]. O estilo às vezes se sobrepõe às necessidades do documentário, denotando um certo fetichismo de gênero.

A crítica completa está disponível no site Carmattos

Cineweb

por Alysson Oliveira

Talvez a maior falha do filme está em não abordar o que, no fim das contas, está determinando a ação dessas plataformas: os lucros – fazendo o documentário soar um tanto ingênuo, embora pertinente em suas questões.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

The Hollywood Reporter

por John DeFore

É um documentário importante que convida os espectadores a pensarem mais profunda e profundamente sobre o que faz e não faz. [...] "The Cleaners" faz um trabalho respeitável de adequar suas anedotas indisciplinadas a uma corrente coerente de pensamento.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por Amy Nicholson

Como impedir que as mídias sociais promovam a violência, o ódio e a dor? Pense em uma solução, e "The Cleaners" explica por que essa opção falharia. [...] O tom sinistro que define logo no início, com funcionários anônimos escondidos atrás de monitores, se transforma em desespero petrificado.

A crítica completa está disponível no site Variety