História de um Casamento
    Muito bom
    História de um Casamento

As dores do fim

por Francisco Russo

Em 1974, Ingmar Bergman lançou o filme definitivo sobre relacionamentos: Cenas de um Casamento é um profundo e realista estudo sobre o comportamento humano a dois, ao mesmo tempo duro e contundente. Pouco mais de quatro décadas depois, chegou a vez de Noah Baumbach trazer sua versão sobre o tema - sem deixar de mencionar o clássico de Bergman, em breve citação através de uma reportagem estampada na parede. Entretanto, por mais que ambos os filmes tratem do mesmo assunto, há diferenças consideráveis entre eles.

A começar pelo fato de História de um Casamento ser um filme tipicamente americano, o que significa incluir não apenas a carga emocional decorrente do término de um relacionamento mas, também, todo o imbróglio jurídico decorrente dele e, obviamente, o custo envolvido - americano jamais escanteia questões financeiras. Mais ainda: a minúcia judicial é tamanha que envolve questões envolvendo a localidade da moradia do então casal, com regras próprias de Los Angeles que não valem para Nova York, e vice-versa. Por mais que seja algo perfeitamente compreensível ao público, até mesmo pelo didatismo com o qual a questão é apresentada, o trecho do filme que trata especificamente da batalha de advogados é justamente o mais desinteressante do filme, pela distância do sentimento existente entre Charlie e Nicole. Mesmo compreendendo a proposta do diretor (e roteirista) Noah Baumbach, no sentido de demonstrar o quanto todo este processo deteriora qualquer relacionamento, mesmo um que caminhava para um desquite amigável, o excesso de jurisdiquês cansa.

Outro diferencial importante neste História de um Casamento é o fato da disputa girar não propriamente em torno dos sentimentos dos então casados, ou não só destes sentimentos, mas especialmente em torno da guarda do filho. Inclusive, há no filme um diálogo preciso que retrata bem o contexto de tal embate: "os pais disputam [a guarda] porque amam seus filhos, mas ao mesmo tempo tiram dinheiro da educação dos filhos para bancá-la". Por mais que seja uma lógica sensata, mais uma vez ressalta a importância do dinheiro para a sociedade americana e, paralelamente, evita questões mais profundas acerca das necessidades emocionais de cada um, que por vezes passam longe da razão - algo no qual o filme de Bergman é exemplar. Aqui, a ausência e a quebra de confiança são a grande mola-mestra dos desentendimentos.

Ainda assim, História de um Casamento é um filme tocante. Já na abertura traz uma afetuosidade que faz com que o público torça por aquele casal que, logo em seguida, está em vias de se separar. A ruptura de emoções é gritante e dolorosa, intencionalmente calculada pelo diretor, bem como a espiral de desencontros que apenas piora a situação, a cada nova rodada. Como de hábito, Baumbach salpica aqui e ali diálogos inspirados sobre tal processo, seja acerca da desconstrução de uma vida a dois ou meramente analisando a posição de homens e mulheres diante do tribunal - atenção ao trecho em que Laura Dern discursa sobre o direito à falibilidade dos homens, absolutamente brilhante.

Entretanto, tal proposta funciona muito também graças aos atores escalados. Tanto Scarlett Johansson quanto Adam Driver têm momentos de brilho intenso, ela no primeiro ato e ele no último, nos quais tão bem demonstram a dor e o desespero do fim. Afinal de contas, ninguém se casa ou mesmo se relaciona já pensando no término e, quando este acontece, é também um atestado de fracasso. Tanto Charlie quanto Nicole sabem bem disso.

Bastante verborrágico e por vezes explorando planos-sequência, Baumbach constrói um filme que poderia ser também chamado de confessionário, tamanhas são as aflições existentes de lado a lado. Com uma fotografia clean que alterna entre closes e ângulos bem abertos de forma a captar todo o ambiente, o diretor ainda molda a trilha sonora de forma a retirá-la por completo sempre que há algum embate por ocorrer, realçando a força das palavras. Trata-se de um filme maduro e necessariamente doloroso, que dialoga com o espectador graças às suas experiências de vida. Ou, como diria o poetinha Vinícius de Moraes:

"Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure."

Filme visto no Festival de Toronto, em setembro de 2019.

• Luiz Sérgio O.
      O filme não chega a ser ruim de doer, mas tem uma monotonia presente em quase toda a sua duração que faz com que se torne para mim, pelo menos e acredito que para muitas outras pessoas uma tarefa árdua assisti-lo. Tem até alguns bons momentos de humor, tem a entrada dos advogados em cena que dão um tom mais interessante ao filme, mas logo volta ao drama dos dois envolvidos na separação, e apesar dos atores serem bons, a história não flui, dá a impressão de que nada acontece. Para mim, apenas razoável (nota 2).
    • Franklim c
      Não esperava gostar tanto de um filme sobre um divórcio.Ver o lado nem um pouco glamouroso do amor é dolorido.As atuações do casal principal e da óbvia vencedora como atriz coadjuvante são perfeitas, te envolvem e prendem a atenção com enorme facilidade.Achei muito interessante a abordagem jurídica e financeira, divórcios custam caro e são destrutivos, era preciso ambientar bem tudo isso.Ainda tenho 3 filmes pra ver, mas dos 6 que vi até então, tá sendo meu preferido.
    • Rafael Moura Roberti
      Para entender essa disputa dos advogados ver Kramer vs. Kramer
    • João
      traz também a frieza e o interesse dos advogados que travam um duelo particular , e os clientes nesse fogo cruzado, sendo expostos .
    • Anderson L
      Comecei a assistir sem grandes expectativas, mas já nas primeiras cenas o filme prendeu minha atenção. Trata-se de um roteiro simples, relativamente previsível, de uma história conhecia de muitas pessoas: o término de um relacionamento. Contudo, a levada do filme é brilhante. Os personagens construíram suas vidas no meio artístico (teatro) e isto cria uma atmosfera incrível...os diálogos são muito bons e profundos.A película também investe no humor em várias passagens, as cenas envolvendo os advogados são pitorescas. Scarlett Johansson está linda como sempre! Adam Driver, que pra mim era um desconhecido está incrível, superando a Scarlett em vários momentos.Em suma, um filme belo, engraçado, emocionante, bem estruturado...vale muito a pena!
    • Marcielly
      Filme brilhante e doloroso. Por vezes me vi nas dores de ambos os principais personagens. O filme me tira o fôlego em vários momentos, mas principalmente nos diálogos acalorados das brigas.De fato, a parte jurídica é a mais enfadonha, mas ainda é necessária, visto que mostra como podemos transformar as mesmas situações ou pessoas, dependendo do contexto em que estamos inseridos.Amei o filme, e o clichê natural do ser humano me fez querer, até o fim, que os dois voltassem a ser casal. Isso também é brilhante, haja vista que o filme não supre essa necessidade do telespectador, e mesmo assim continua sendo forte, lindo e triste. É triste o distanciamento de uma família.