Morte no Nilo
    3,7
    Você assistiu Morte no Nilo ?

Celso D
    Celso D

Enviada em 6 de março de 2022
    Eu e minha filha tínhamos acabado de ler o respectivo livro e fomos assistir o filme. Ficamos decepcionados. Pelo menos quatro personagens foram excluídos, dos que permaneceram pelo menos a metade teve a personalidade alterada. Além disso penso que os temas de racismo e LGBT deveriam ter sido inseridos de forma mais sutil, mas a meu ver foram abordados de forma abrupta, parecendo um pepino numa salada de frutas, prejudicando ainda mais o enredo .
    Antonio Pinheiro Gomes Protazio
    Antonio Pinheiro Gomes Protazio

Enviada em 21 de fevereiro de 2022
    Adorei o filme um elenco de peso e uma história muito bem desenvolvida Gal Gadot e Emma Mackey brilham e Armie Hammer rouba a cena e Tom bauteman maravilhoso msm parabéns

Enviada em 16 de fevereiro de 2022
    Quando falamos em adaptações de livros para o cinema sempre surge àquela dúvida, às vezes até certa angústia. Esse sentimento é redobrado quando falamos de histórias tão complexas e genuinamente simples como as da Rainha do Crime. Muitas dessas histórias cumpriram o seu papel no cinema de forma satisfatória. Mas o cinema moderno necessita de novas adaptações das engenhosas tramas de Agatha Christie. É nesse contexto que Kenneth Branagh assumiu o difícil desafio.
    Pois bem, iniciado em ‘Assassinato no expresso oriente’, o novo ‘Agathaverso’ surpreendeu com nomes de peso no elenco, boas atuações e bom ritmo. Claro que isso precisava ser continuado. O grande destaque de hoje são as continuações, ninguém gostaria de ver um novo estilo de Poirot quando Branagh conseguiu imprimir uma personalidade única e fiel ao personagem. O fato de o ator ser mais novo que Hercule também o possibilita viver situações diferenciadas em que podemos ver o detetive. Além disso, ele não só faz muito bem o belga como dirige de maneira genuína os dois longas.
    Claro que nem tudo são flores e um roteiro de suspense que não gira em torno da ação pode parecer arrastado, no entanto o livro original demora a iniciar e isso é uma característica da Rainha do crime, Poirot vive situações inusitadas, engraçadas, e isso que dá brilho ao charmoso bigodudo. Todavia, um bom leitor de mistério sabe que esses momentos são fundamentais a trama.
    Em ‘Morte no Nilo’ temos uma nova versão do suspense, algumas mudanças são feitas nos personagens e na trama, nada que influencie os pontos chave da obra original, aliás, acredito que algumas alterações chegam a melhorar o mistério. Isso porque tudo acontece de forma quase que aleatória para que aqueles personagens estejam no mesmo navio, Branagh resolve isso de forma simples, estão todos ali por causa do casamento de Linnet Doyle. A ricaça chama a atenção do início ao fim, Gal Gadot é a representação perfeita de Linnet. Em contraste, a família Otterbourn tem a origem modificada para músicos, o que casa bem melhor com a matriarca alcóolatra do original. Marie Van Schuyler cai bem melhor de comunista reclamona do que o inexistente no filme Mr. Ferguson, e ainda sua relação com a enfermeira Bowers é explicada por um romance surpreendente. Cornelia se torna desnecessária. Por fim, Coronel Race não existe e em seu lugar temos novamente Bouc que gera uma boa continuidade do primeiro longa. O enredo que envolve o coronel é abafado, originalmente ele procura um assassino que nos confunde a todo o momento na leitura, mas a verdade é que essa parte sempre foi desnecessária e o diretor entende isso, daí então acrescenta um caso amoroso entre Bouc e Rosalie que faz o mesmo papel da mãe e filho, os Allerton, que viajam juntos ao Egito e nada tem haver com os personagens centrais da história.
    As mudanças deixaram a obra mais coesa e objetiva, de forma que mantêm os pontos chave para o mistério. É preciso entender que a adaptação tem que dar ao espectador as mesmas sensações que sente aquele que lê o livro, mas no cinema, e para isso nem sempre será possível manter-se fiel a cada linha das 288 páginas de ‘Morte no Nilo’.
    Branagh acertou nessa continuação e abriu caminho para desenvolver muito mais Poirot e o universo de Agatha Christie, enquanto leitor assíduo confesso que me surpreendi, dei muitas risadas e estou ansioso para mais!
    @cinemacrica
    @cinemacrica

Enviada em 12 de fevereiro de 2022
    Apesar da roupagem bonita e competência em elencar personagens e suspeitos, o filme desenvolve-se num processo resolutivo individualista. As evidências ora não têm contribuição relevante, ora são omissas ou mal contextualizadas.
    Caso interesse, comentei mais no perfil do Insta @cinemacrica
    cosmopomitha
    cosmopomitha

Enviada em 11 de fevereiro de 2022
    Filmes são adaptações e não necessariamente precisam ser iguais à obra original. Mas a minha percepção foi: não me senti sendo transportada à década de 30 (época em que se passa a história). Os personagens pareciam cosplayers com roupa de época numa festa, mas num cenário modernizado. Não gostei. Outra coisa foi o baile inicial… o pessoal parecia estar dançando “Lambada - a dança proibida”! WTF? Não senti que os demais personagens, além dos principais, tiveram o devido desenvolvimento. Outro ponto: Poirot sentimental? Oi? Sem contar que o ator que fez o Poirot não conseguiu segurar o sotaque belga o tempo todo. Enfim, não senti carisma nem conexão entre os personagens e algumas alterações que foram feitas, com relação à história original, podiam ter sido melhor trabalhadas.
    Luizfcosta017
    Luizfcosta017

Enviada em 11 de fevereiro de 2022
    O livro "Morte no nilo" é um classico, com muitos personagens e um otimo misterio.
    Poirot é um detetive incrivel, e com Kenneth Branagh dando vida no cinema, fica melhor ainda.
    Otimo filme, muitas mudanças da obra original oque é um ponto ruim, mas estou ansioso para mais um filme com Kenneth Branagh como Hercule Poirot.

Enviada em 10 de fevereiro de 2022
    Fui imaginando cenas deslumbrantes e roteiro ruim, mas fui surpreendido positivamente. O roteiro funciona muito bem e o quebra cabeças se desenvolve no timing correto. vale muito a pena.