A Caminho de Casa
    Ruim
    A Caminho de Casa

Sobre avalanches, amizades e lei de Murphy

por Renato Furtado

Os olhos tristes da cadela Bella (voz de Bryce Dallas Howard) contemplam os limites do quintal onde está confinada, em uma casa que não conhece, longe de seu lar, na gelada cidade de Denver, a mais de 600 km de distância. Mas quando ouve um comando específico — "vai para casa" —, a protagonista não tem dúvidas do que fazer: escalar um pequeno tobogã de plástico, cuidadosamente posto contra a cerca da casa, pular o pequeno muro de madeira e, enfim, correr livremente pelos campos do meio-oeste americano, na direção dos braços de seus donos, Lucas (Jonah Hauer-King) e sua mãe Terri (Ashley Judd).

Este é o primeiro grande ponto de virada de A Caminho de Casa, drama canino que parece conter, para dizer o mínimo, aproximadamente 10 ideias, totalmente desarmônicas entre si, de narrativas envolvendo cachorros que se perdem de seus humanos, e que acompanham a jornada dos animais de volta ao núcleo familiar. Estufado por inúmeras subtramas e confuso, o mais novo longa do roteirista W. Bruce Cameron, criador de Quatro Vidas de um Cachorro e Juntos Para Sempre, faz uso de todos os clichês possíveis e impossíveis para atingir emoções nada inéditas por meio de diálogos, cenas e situações requentados.

Impulsionado por uma trilha sonora didática e uma narração esquemática — fator este que não só destaca Bella negativamente de todos os outros animais, como também é genuinamente enfadonho, com a cachorra-protagonista indicando minuciosamente todos os passos que dá, deu e/ou pretende dar —, o longa é um amálgama malsucedido de obstáculos incongruentes, criados com o objetivo de separar Bella de Lucas. É evidente que o filme não existiria sem contratempos, e que ver um cachorro passar por provações nas telonas já é garantia de derreter os corações mais gelados, mas é tudo muito absurdo.

A despeito da utilização de uma lei verídica de Denver, que proíbe a circulação de pitbulls na maior cidade do Colorado, o restante dos impedimentos manejados por Cameron e pelo diretor Charles Martin Smith (Winter, o Golfinho) é de uma mais pura ordem surreal. Em sua verdadeira odisseia pelo interior dos Estados Unidos, Bella é atacada por lobos duas vezes, sobrevive a uma avalanche e ainda desenvolve uma relação maternal com um bebê puma computadorizado: o limite da licença poética da ficção em relação à realidade é o seu sucesso, e em A Caminho de Casa toda a jornada de Bella é muito falsa.

O problema, em si, não diz respeito ao material, mas à sua concretização. Se o longa fosse uma animação, por exemplo, o choque entre o que é possível e o que é imaginado não seria tão impactante: afinal, a técnica animada justifica a dissociação de eventos da realidade em relação à ficção exatamente por não guardar uma proximidade imagética e simbólica com o real. Por outro lado, este drama canino live-action prescinde de toda e qualquer conexão com a vida, em uma espécie de tentativa às avessas de provar a validade da lei de Murphy: tudo o que pode acontecer, acontece.

Toda a base da sequência de acontecimentos que expulsam Bella de Denver, aliás, também é igualmente ilógica. A cadela é levada para um canil por meio da insistência de um determinado policial, que parece ter como sua exclusiva missão caçar a personagem principal do longa — a obsessão do agente do controle de animais ainda é ligada a uma espécie de trama auxiliar baseada em questões imobiliárias, que apresenta um "vilão" que jamais volta a aparecer no longa. O que justifica as ações deste personagem, fixado por um só bicho em uma cidade de mais de 700 mil habitantes e área de 400 km quadrados?

A resposta é "nada", para além, é claro, das mais pura e simples vontade dos cineastas em transformar esta incongruência da trama, bem como todas as outras, em um desenvolvimento narrativo consistente e coeso. E como se o desenrolar dos eventos já não fosse problemático o bastante, Cameron e Smith ainda parecem tentar inserir um fundo político e social de caráter alegórico à trajetória de Bella, que é alvo de "racismo para cães", nas palavras de Olivia (Alexandra Shipp), no que soa como um ensaio de comentário acerca de algumas das questões humanas contemporâneas, como a segregação de etnias marginalizadas.

A questão, entretanto, é que A Caminho de Casa nunca demonstra substanciação dramática o suficiente para fundamentar esta empreitada metafórica, partindo do pressuposto que era realmente esta a intenção dos realizadores. É fato consumado — como provam longas caninos como Ilha dos Cachorros e outras histórias baseadas na Antropomorfização de bichos, tais como "A Revolução dos Bichos" (ed. Companhia das Letras), de George Orwell, ou Uma Grande Aventura —, que os animais podem, de fato, simbolizar aspectos da condição humana, como sempre fizeram as fábulas, historicamente protagonizadas por bichos.

A Caminho de Casa, contudo, não decide por qual seara deseja caminhar. Não sabe se quer ser crítico e inteligente, ou se está feliz em contentar-se apenas como veículo para manipular nossas emoções. Isso, no fim das contas, faz com que o filme expanda-se para todas as direções sem conseguir, em um momento sequer, atingir um bom resultado nas diversas estradas que percorre. Como sua protagonista, o longa resulta inteiramente perdido, prejudicado por sua fragilidade e eternamente dependente do olhar terno e sentimental da cadela no centro da trama, a única coisa realmente verdadeira deste projeto.

• Dr Aurelio Logan Fiumara
      O filme é excelente ,critica descabida,os fatos tem linha de raciocinio logico ,o que dizer de uma cadela que percorre 600 km para voltar para a casa ,ao meu ver perfeitamente normal ,os cachorros são dotados de sentidos incomuns aos seres humanos ,tornando possivel o feito de volta para casa,referente aos animais buscarem uma proximidade com aspectos dos seres humanos ,e desnecessario ,pois quem conhece animais sabe que eles são melhores que os humanos .
    • Marcos Vanjura
      o que dizer sobre essa critica??? você chegou a ver o filme? Se você assistiu e não entendeu nada, tenta assistir de novo, e sem mexer em celular ou outras coisas e se concentra no filme. Assim, com certeza não e o filme que ta absurdo e ilógico
    • Nicolas
      Sério ? Você no mínimo viu o filme ? Vou te dar uma dica, antes de criticar algo, no minimo saiba do que se trata.
    • Beto
      Cara, você das duas uma, ou não entende nada de filme, ou não entende nada de cachorro. Espero que não seja as duas.
    • julio c.
      Que crítica horrível o filme é muito bom, ainda bem que não dou ouvidos a críticos só dão opiniões ruins, a mesma coisa era o bonequinho viu do jornal o Globo, quando criticavam o filme dizendo que era ruim, poder ir assistir que o filme era bom. Volto a teclar o filme é bom....
    • Fernando A. A
      Caraca, que crítica mais tola é essa? Qual parte do título o redator dessa crítica não entendeu? E uma última pergunta, como o adoro cinema deixou isso ser publicado? Só pode ser um amargurado da vida. Essa crítica não faz sentido pra proposta do filme. Um concelho pra quem leu a crítica antes de assistir o filme. PODE ASSISTIR QUE É BOM, LEVE, EMOCIONANTE E DIVERTIDO.*e o adoro cinema caiu no meu conceito 🤷‍♂️
    • Chris O
      NOssa. Uma crítica profunda dessa para um filme tão água-com-açucar?! Fala sério né?! Assisti com minha família. Minha filha chorou da hora que ela foi presa e levada do seu dono até ela conseguir voltar para casa.Acho que as críticas precisam ser feitas por pessoas que tem a sua sensibilidade para tal. Não friamente assim. Falou falou e não falou porcaria alguma! O filme é clichê pra caramba, mas é lindo! Diversão familiar sobretudo para que dá bom dia e até logo para seus bichinhos de estimação!
    • Maria Paula A
      Bem isso Felipe, nós assistimos como entretenimento. Não precisamos de analizar técnicamente para dizer se o filme é bom ou não! gente chata esses críticos... ufff
    • Felipe Toledo
      Ahhh larga mão de ser chato critiCUzinho de sofá! Só porque não é um filme perturbador estilo laranja mecânica, (que vc maconherinho de curso de cinema é obrigado a gostar) não quer dizer que o filme não é bom. Assisti o filme é é muito bom, assistam gente, podem ir tranquilos, bem melhor do que esses filmes dark que ninguém gosta mas assistem por que o cara que fez um curso inútil de cinema disse que é legal, filmes esses que só perturbam as emoções das pessoas!! Podem ver que o filme é bom e ponto.