O Menino que Descobriu o Vento
    Legal
    O Menino que Descobriu o Vento

A educação salvará o mundo

por Bruno Carmelo

Existe algo fundamentalmente contraditório no costume de identificar casos excepcionais dentro da sociedade e utilizá-los como modelos que qualquer um poderia seguir. William Kamkwamba (Maxwell Simba) foi um garoto inteligentíssimo, autodidata, que descobriu um método de criar energia eólica no meio das terras secas do Malawi, de modo a garantir a irrigação das colheitas e a sobrevivência de uma população faminta. O diretor Chiwetel Ejiofor faz deste caso real um exemplo sobre a importância dos estudos, da ecologia, de políticas humanitárias e do senso de comunidade.

Em outras palavras, o garoto é instrumentalizado para caber dentro do formato narrativo e moral de uma fábula. Ele jamais representa a si mesmo, e sim algo muito maior: a importância das escolas, da união, da luta contra as opressões, do respeito ao próximo etc. Por esta razão, a história se transforma num grande tratado de valores morais que o diretor acredita serem necessários a todas as pessoas. “Nós temos que garantir que as pessoas saibam o que está acontecendo aqui”, afirma a certa altura Trywell Kamkwamba (Ejiofor), claro alter-ego do cineasta. O artista também acredita na necessidade da informação, tratando de explicar, aos olhos europeus e americanos, as consequências da miséria e da corrupção nos países africanos.

The Boy Who Harnessed the Wind funciona igualmente como cautionary tale, ou seja, uma fábula de precaução para avisar ao espectador o que acontecerá caso não coloquemos em prática os valores enunciados acima. Os símbolos são claros: o céu preto indica a chegada da chuva, mas também a tragédia na vida da família; enquanto o sol é apresentado numa fusão com os olhos do garoto, afinal, ele representa a esperança para o futuro. Não por acaso, “Vá para a escola” é uma das últimas frases pronunciadas no filme, enquanto uma prece religiosa é interrompida pela garota que prefere acreditar nos conhecimentos científicos do irmão do que esperar pelo atendimento divino.

Isso não impede que o drama carregue o olhar salvacionista que tanto incomoda em produções sobre catástrofes africanas. Assim como Hotel Ruanda e Rainha de Katwe, temos uma narrativa que observa os personagens com carinho misturado a paternalismo. A descoberta do método de irrigação é mérito do garoto, mas os letreiros finais tratam de avisar que ele saiu do país e foi completar a sua educação nos Estados Unidos, como pareceria lógico ao pensamento europeu/americano. Mesmo assim, o resultado é uma produção polida, com fotografia bem adequada à iluminação das peles negras – elemento ainda em falta na maioria dos blockbusters -, bom trabalho de direção de arte e preparação muito satisfatória do elenco.

Ejiofor ainda encontra espaço para destacar o folclore, as diferentes línguas do país e os costumes típicos, enquanto retrata a si mesmo como a geração bondosa, porém tolhida pela dificuldade de acesso à informação. Este é claramente um filme político, ainda que a política seja compreendida menos como um conjunto de práticas sociais – a subtrama do governador corrupto fica em segundo plano – do que uma medida de esforço individual. Ainda se acredita que, mediante o esforço necessário, qualquer um possa se tornar um engenheiro promissor como o personagem principal. Ingênuo ou não, este raciocínio é apresentado com uma paixão e uma honestidade inegáveis: o diretor impregna cada cena de humanismo e empatia, além de ressaltar a importância das mulheres dentro das transformações sociais.

The Boy Who Harnessed the Wind e tantas outras produções semelhantes podem ajudar a pensar sobre o cinema como veículo de ensinamento. A questão é menos óbvia do que parece: a arte tem como vocação ensinar as pessoas? Transmitir valores, ensinamentos? A arte pode ser um objeto utilitário? Ou sua função estaria no despertar de sentidos, sentimentos, capazes de facilitar/induzir o aprendizado? Ejiofor acredita numa transmissão direta, simples, com seu interlocutor: ele lhe diz, com clareza, o que está acontecendo no Malawi, o que faltaria ao país e como consegui-lo.

Em outras palavras, oferece o problema e a solução, como um professor generoso. Ao espectador não cabe fazer muito esforço: o filme o envolve, o faz rir e chorar, entregando as informações e a recompensa prometida. No entanto, manter o espectador em posição de passividade pode ser uma estratégia contraprodutiva quando se espera um aprendizado, algo que exige, por definição, uma postura ativa. É possível que o projeto, com suas belas imagens e boas intenções, funcione melhor como veículo de sensibilização do que de reflexão.

Filme visto no 69º Festival Internacional de Cinema de Berlim, em fevereiro de 2019.

• Leandro
      Que critica desconexa. Filme maravilhoso.
    • Petrus Ribeiro
      ve mais mesmo pois vc ta cego, pois adorei o filme e recomendo muito
    • Emilio Souza Lima
      Muito bom! Adorei. Eu vivo a dizer para muitos que sem educação não há solução. Nesse exato momento em que temos uma inundação de negacionistas e obscurantistas com frases feitas e raciocínio simples para problemas difíceis esse filme vem ajudar. O olhar do garoto quando ele consegue fazer o rádio funcionar com a força do vento e os seus amigos vibram dentro do quarto simples diz tudo. Ela já pensava: vou fazer isso virar água! Muito importante agradecer o Eijifor. Ele tem se mostrado um baita contribuinte para a arte!
    • André
      Não é querendo criticar a crítica, mas como seria possível produzir um filme que fosse puramente educativo, no sentido de fazer alguém procurar o conhecimento em vez de apenas se sensibilizar, sem sair da estrutura que conhecemos como filme? A única possibilidade que consigo imaginar é dando um curso em vez de produzir um filme.
    • Helena Figueiredo Hillesheim
      Que filme tocante e edificante. Precisamos da entrega de mais produções como esta. Ao término, vim parar aqui pois queria saber mais sobre a história. Estou refletindo sobre filme ainda.
    • fenixtumae
      O crítico Bruno Carmelo foi muito feliz em sua análise, porém em sua última frase faz uma colocação contraditória. Na minha opinião o filme realmente funcionou porque justamente a sensibilidade que nos leva à reflexão. E refletir usando todos os elementos a nós apresentado, não há como negar que a Educação é a única saída para o desenvolvimento, a solução para conter a fome no mundo. E deixa bem claro a importância que a política exerce e o quanto a corrupção deve ser combatida. Maravilhoso filme que assisti na Netflix, comovente que nos faz refletir sobre o quanto somos responsáveis quando depositamos nosso voto na urna.
      vc é tagarela emm.-,
      vdd
      daora gostei dos negoes
    • Eduardo Proença
      Filme espetacular, no tom exato do retrato que se propôs a mostrar. Enquanto o crítico chutando bola fora tentando mostrar a sua intelectualidade. Melhorem os críticos, Adoro Cinema!!! Isso vcs podem fazer!!!
    • Francisco S
      Grande Chiwetel Ejiofr, muito bom mesmo.
    • Rodrigo Marques
      Um filme espetacular, motivador.
    • Katie
      Incrível como Chiwetel Ejiofor nunca nos decepciona. Desde de sua ilustre interpretação protagonizando o Salomon em os 12 anos de escravidão, eu pude perceber que ele é um ator fortíssimo, um artista brilhante que trouxe muita mensagem e reflexão, pois este filme não é somente um filme, propriamente dito, é mais que isso, é uma obra de arte, histórico, filosófico, artístico, humanístico e literário.Este filme remete a história e fatos sociais que ainda estão presentes em muitos lugares do mundo. A persistência de William de estudar é de tamanha grandeza e genialidade. Vivendo em um lugar totalmente inapropriado, onde deveria haver mais inclusão social, principalmente no que diz respeito aos estudos. Que bom que no final de toda essa batalha de vontade de estudar x falta de privilégios, ele conseguiu SIM estudar, se formou e se graduou em ciências ambientais (se eu não me engano). William é um ser de luz, inteligentíssimo, sabia um pouco de tudo, principalmente sobre energia eólica e eletricidade que, um garoto qualquer hoje em dia da idade que ele tinha, não saberia. Além disso, não se preocupou somente com si, mas com todos. Essa empatia é que todos deveriam ter.Enfim, esse filme é, por vezes, um dos melhores que existem. Eu agradeceria eternamente ao Ejiofor pela tamanha genialidade de passar uma mensagem e reflexão como essa para o espectador.
    • luiz ferreira
      ótimo filme.gostei e recomendo.uma reflexão sobre as enormes distâncias que separam os 2 mundos : os com e sem, ter e não possuir, rico e pobre, saciar o estômago e ter fome, opulência e opróbrio. os celeiros abarrotados da América abandonam à própria sorte a fome africana/mundial, deixando claro o que significa pecado social. lutar ou esperar a justiça divina? política ou esperança? são linhas que se cruzam, que se tocam, ficando difícil compreender-lhes os liames.
    • Elaine O
      Não gostei da crítica do Bruno Carmelo, mas enfim, cada um tem um olhar funcionando como filtro.