No Portal da Eternidade
    • Washington Post
    • Chicago Sun-Times

O Globo

por Susana Schild

Como Van Gogh em seus últimos anos, Willem Dafoe oferece atuação excepcional.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Cinepop

por Pablo Bazarello

Willem Dafoe, veterano ator pra lá de talentoso, é uma escolha confiável para o papel do artista. Dafoe, um intérprete bem naturalista, cria um retrato singelo do pintor, apostando mais em sensações internalizadas e em nuances carregadas de peso.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Cineweb

por Alysson Oliveira

Dafoe e Schnabel mostram que o pintor holandês era muito mais forte e corajoso do que o senso comum pode imaginar.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

New York Times

por Manohla Dargis

Em "No Portal da Eternidade", o diretor Julian Schnabel imagina um Vincent diferente. Este Vincent - um magnífico Willem Dafoe - é definido pela arte com a qual ele de uma vez comunga com o mundo e o transcende. Schnabel está interessado neste homem difícil e mercurial e atento às suas dificuldades.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Cinema com Rapadura

por Denis Le Senechal Klimiuc

Sob a batuta de Julian Schnabel, este é um verdadeiro filme sobre questionamento do que a genialidade pode encobrir por conta do julgamento social. Ou vice-versa.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cinema com Rapadura

por Denis Le Senechal Klimiuc

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Carmattos

por Carlos Alberto Mattos

Tal como Van Gogh necessitava externar na pintura sua relação visceral com a Natureza e “o mundo como o vejo”, Schnabel procura formas de transmitir plasticamente sua visão do mestre.

A crítica completa está disponível no site Carmattos

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

Embora "No Portal da Eternidade" seja curioso justamente pela forma com que o cineasta articula as questões sensoriais para sustentar a sua visão do mito, é Willem Dafoe quem sobressai nesse caminho solitário.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Screen International

por Jonathan Romney

Pode oferecer, pelo menos uma vez, uma visão artística do assunto. [...] O filme poderia ter sido intitulado "Desejo de Luz" em sua ênfase em tons, com variações cromáticas impressionantes preenchendo a tela.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Guardian

por Peter Bradshaw

Um filme sincero, embora reverente, sobre os últimos anos da vida de Vincent van Gogh - interpretado por Dafoe com integridade e facilidade inconsciente desse grande ator [...] Se esforça para capturar a presença extática, a imersão no momento e a certeza quase atlética com que Van Gogh pintou.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por David Rooney

Um retrato desenfreado dos dolorosos mas produtivos anos finais da vida de Vincent van Gogh, um papel interpretado com a lucidez acidamente louca de Willem Dafoe.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

The Playlist

por Joe Blessing

Schnabel permite que o espectador veja o mundo pelos olhos de Van Gogh, percebendo as paisagens naturais francesas como sua consciência, e depois transformando-as em suas pinturas familiares, mas estranhas.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Variety

por Owen Gleiberman

"No Portal da Eternidade" é um drama de momentos, fragmentos, impressões e, embora nos mostre van Gogh trancado em uma batalha com seus problemas mentais, vemos sobre aqueles demônios que nós realmente os vemos tomar conta. A visão do filme de van Gogh é honesta e incisiva e, ao mesmo tempo, romântica.

A crítica completa está disponível no site Variety

Washington Post

por Michael O'Sullivan

O fascinante e às vezes frustrante novo drama de Julian Schnabel sobre Vincent van Gogh, existe em um espaço liminar. Muito parecido com o pintor, que morreu sem o reconhecimento que merecia, o filme se aproxima da grandeza sem conseguir alcançá-la.

A crítica completa está disponível no site Washington Post

Chicago Sun-Times

por Richard Roeper

Há momentos em que “No Portal da Eternidade” é incrivelmente eficaz e comovente. Mas tais vislumbres isolados de originalidade e poesia não são suficientes para compensar as longas e muitas vezes cansativas tentativas de dissecar a mentalidade de van Gogh.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times