Assisti ao filme junto com minha filha de 4 anos e em muitos momentos me senti constrangida devido algumas cenas muito pesadas para crianças, como quando Pinóquio é chutado da escola e quando está na Ilha dos Prazeres. Além disso, achei o filme extremamente melancólico, com um Gepeto meio néscio e um grilo, tão importante na obra original, sendo ignorado no final. E falando no final, esse foi o que me deixou mais triste e sem graça com minha pequena: "é filha, ele não se tornou um menino de verdade". O que dizer desse final? Qual a mensagem quiseram passar? Que não há magia e que sonhos não se realizam? Conseguiram.
O filme foge muito do conto original personagens que não tem nada a ver com a história, leitura macabra e sombria. Transformaram um lindo conto infantil em uma fábula mais para os irmãos grim do que Disney. Não recomendo para ninguém que assistiu o original muito menos para qualquer criança a não ser que alguém queira castigar seu filho.
Uma obra prima visual, com um respeito enorme à obra original de Carlo Collodi. Sem dúvida é o filme moderno (e bem-feito) mais próximo da história que saiu da cabeça do Lorenzinni (nome real de Collodi). Se quer uma boa crítica da história, é só buscar uma crítica ao livro original "La Storia de un Burattino" - este filme é a versão mais fiel ao livro. Os elementos surrealistas (talvez inspirados por "Alice no País das Maravilhas" de 40 anos antes) são apenas mostrados e não explicados - causando espanto e encantamento. Traz quase tudo do livro original, inclusive os misteriosíssimos coelhos funerários e a redenção de Mangiafuoco. Não é para crianças. Minha dica:- assista dublado para não perder nenhum diálogo (rico) e depois veja com legendas e em italiano para não perder o cantante tom de voz original desta prosa longa em forma de filme. Para terminar, Roberto Benigni sendo Roberto Benigni:- brilhante, exato, pungente e engraçado, na medida perfeita. Este não é um filme óbvio - é uma história original em alucinante ritmo lisérgico.
Por trás de um filme infantil, que mostra explicitamente mensagens de terror, um roteiro de adoração a mentira e entidades do mal cujo corpo de uma pessoa cabeça de animal com chifres rabo e uma cobra as patas de um bode, não recomendo esse filme pois e muito pesado o tema até mesmo para um adulto
Como é bom vê Roberto Benigni novamente em ação e aqui ele entrega uma boa atuação num filme diferente com um roteiro duro e melancólico. vale a pena conferir.
Não recomendo este filme, nem conseguimos terminar de assistir com a minha filha, algumas cenas pra mim muito forte pra um adulto ver imagine uma criança!!. Totalmente sem noção algumas coisas. A visão de uma coisa pra uma criança é bem diferente da visão de um adulto... procuro ter muito cuidado com isso.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade