Meus 15 Anos
    Legal
    Meus 15 Anos

Olhar sob a juventude

por Lucas Salgado

Após surgir nas telonas como a pequenina Guilhermina em O PalhaçoLarissa Manoela foi ganhar fama ao assumir o papel de Maria Joaquina na nova versão de Carrossel. Após reviver a personagem em Carrossel - O Filme e Carrossel 2 - O Sumiço de Maria Joaquina, a atriz, agora, chega com seu primeiro papel de protagonista nos cinemas.

Em Meus 15 Anos, Larissa vive Bia, uma garota cheia de personalidade, que não tem muitos amigos e vive com o pai (Rafael Infante) após a perda da mãe. Com dificuldades para lidar com uma filha adolescente, o pai acaba inscrevendo a menina em um concurso para ganhar uma grande festa de aniversário de 15 anos, que era tudo o que ela não queria. Bia acaba, é claro, ganhando o concurso, o que a fará mais popular na escola do que normalmente. Isso mudará sua relação com o melhor amigo Bruno (Daniel Botelho), mas também a colocará em contato com um grupo de jovens com quem pouco conversava antes, inclusive o garoto mais popular do colégio (Bruno Peixoto).

Dirigido por Caroline Fioratti, o filme é uma comédia adolescente com pitadas de drama e romance. Oferece pouca coisa de novo, contando com alguns clichês do gênero e uma trama bem previsível. Mas vai ganhar o público pela honestidade e sensibilidade de abordar o universo adolescente.

Sim, o longa comete deslizes no desenvolvimento de sua personagem e força a barra ao criar uma antagonista, mas ao mesmo tempo acerta no tom leve e simpático. Mesmo quem não se empolgar completamente com o filme, será difícil ficar realmente irritado ao conferir a obra.

E boa parte do mérito cai nas costas de Larissa Manoela. A jovem cria um Bia delicada, de personalidade forte e repleta das inquietudes típicas da juventude. A produção aborda temas como crescer rápido demais e trata de forma fiel o dia a dia estudantil de uma adolescente, que muitas vezes recebe convenções da vida de como deveria se portar. O filme passa a mensagem clichês, mas necessária, de que a pessoa deve sempre tentar abraçar aquilo que realmente é e não apenas se adequar ao que o mundo espera de você.

Adaptação de livro homônimo de Luiza Trigo, Meus 15 Anos também se destaca com a trilha sonora, com músicas variadas de nomes como Karol Conká, Clarice Falcão, Anitta, Claudinho e Buchecha. Por sinal, Anitta faz uma participação em cena cantando "Príncipe de Vento". Há ainda duas músicas compostas para o filme e cantadas por Larissa e Daniel. Musicalmente, o filme é atraente, embora tenha momentos dispensáveis, que são quase clipes musicais.

Muita gente vai olhar para Meus 15 Anos com preconceito, especialmente quem não é fã de Larissa. Quem superar essa barreira deve curtir uma obra simpática e jovial.

• Jaqueline
      Alguém percebeu que na valsa, na música A Thousand Years não tiraram a parte do I love you que a Bela e o Edward fala, que aparece no filme do Crepúsculo - Amanhecer Parte 1?