Minha conta
    Bacurau
    Nota média
    4,1
    publicações
    • Cinema com Rapadura
    • Cinema em Cena
    • Cinepop
    • Papo de Cinema
    • CineClick
    • Cineplayers
    • Críticos.Com.Br
    • Carmattos
    • Cineweb
    • Estado de São Paulo
    • Folha de São Paulo
    • O Globo
    • Observatório do Cinema
    • Omelete
    • Screen International
    • The Guardian
    • The Hollywood Reporter
    • Críticos.Com.Br
    • Variety

    Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

    críticas da imprensa

    Cinema com Rapadura

    por Vinícius Volcof

    "Bacurau", o filme, estreia em um mundo também mergulhado em sombras, nepotismo e destruições em massa. Ambos ilustram o que temos de melhor: nossa natureza e nossa cultura em plena vida, ainda que sob a constante ameaça de desaparecimento.

    A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

    Cinema em Cena

    por Pablo Villaça

    O que Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles acabam por apontar com precisão é como, de modo mais ou menos descarado, o Brasil segue como vítima de um contínuo processo de colonização, seja esta territorial, cultural, institucional ou econômica.

    A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

    Cinepop

    por Pedro Sobreiro

    Um frenesi apoteótico perfeito para coroar a grande fase que o Cinema Nacional vive.

    A crítica completa está disponível no site Cinepop

    Papo de Cinema

    por Marcelo Müller

    "Bacurau" é um filme que entrelaça exemplarmente mitos, sejam eles oriundos do cinema ou do legado deixado por antepassados, imiscuindo Lampião e o seu bando acossado pelas perseguições da Volante com figuras antagônicas decalcadas diretamente de produções consideradas B.

    A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

    CineClick

    por Daniel Reininger

    Não há dúvidas de que o filme é uma crítica pesada e chega bem em meio a ameaças do governo federal de censurar projetos apoiados pela Ancine (Agência Nacional do Cinema), órgão que o presidente Jair Bolsonaro já ameaçou extinguir. Afinal, cultura é uma afronta para os opressores.

    A crítica completa está disponível no site CineClick

    Cineplayers

    por Francisco Carbone

    Bacurau se entende como microcosmos do que deveria ser o Brasil em processo de ressignificação com o seu povo, que se une contra o poder instituído independente de qualquer desacerto local.

    A crítica completa está disponível no site Cineplayers

    Críticos.Com.Br

    por Maria Caú

    O filme esmiúça com inteligente ironia a correlação entre o imperialismo estadunidense e os interesses de uma elite nacional que se acha americana [...], mas não é reconhecida nem mesmo como branca pelos fascistas a quem serve.

    A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

    Carmattos

    por Carlos Alberto Mattos

    "Bacurau" é abertamente ambicioso na representação de dicotomias como nacional-estrangeiro, integridade-perversão, comunidade-desintegração. O fato de a escola servir de trincheira e o museu fornecer as armas da resistência alude ao poder da educação e da cultura.

    A crítica completa está disponível no site Carmattos

    Cineweb

    por Neusa Barbosa

    "Bacurau" é um filme singular. Revisita gêneros, embaralha referências e fala da inquietação de uma comunidade de gente trabalhadora, assediada por matadores, políticos desonestos e toda série de mazelas, mas que preserva uma integridade na sua união e na resistência.

    A crítica completa está disponível no site Cineweb

    Estado de São Paulo

    por Luiz Carlos Merten

    Kleber e Dornelles reabrem com brilho a vertente do western ideológico de Glauber Rocha, à qual acrescentam elementos de ficção científica, com direito a drones que se assemelham a discos voadores, e uma trilha com a vibração de Geraldo Vandré.

    A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

    Folha de São Paulo

    por Helen Beltrame-Linné

    "A obra dá um salto artístico, pois a localidade marcada por forte regionalismo é usada para representar um microcosmo da sociedade brasileira e, por que não, universal."

    A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

    O Globo

    por Daniel Schenker

    Kleber segue falando sobre a realidade, chamando atenção para a escalada de uma violência tão bárbara quanto gratuita, praticada em função de uma competitividade vazia, do mero frisson de matar, ainda que exista alguma nuance entre os integrantes do grupo de invasores.

    A crítica completa está disponível no site O Globo

    Observatório do Cinema

    por Caio Lopes

    "Bacurau" enfoca o Nordeste futurista para explorar as relações desiguais de poder entre metrópole e colônia, através da introdução de um grupo de estrangeiros que passam a caçar os habitantes locais de forma basicamente arbitrária.

    A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

    Omelete

    por Marcelo Hessel

    Ficção científica, cinema de ação e comédia regional se encontram harmoniosamente no filme porque Bacurau se aproxima desses gêneros sempre com a autoconsciência do gesto, como na hora em que um personagem "explica" o aparecimento de um disco voador.

    A crítica completa está disponível no site Omelete

    Screen International

    por Wendy Ide

    "Bacurau" pode representar uma cidade pequena, que ninguém notaria se sumisse do mapa, mas através de longas, cativantes e frenéticas sequências que são vibrantes em detalhes; Mendonça Filho e Dornelles constroem a sensação de uma cidade vital, próspera e unida.

    A crítica completa está disponível no site Screen International

    The Guardian

    por Peter Bradshaw

    "Bacurau" é um trauma alucinógeno, com um toque de Alejandro Jodorowsky ou de Pelos Caminhos do Inferno, de Ted Kotcheff. Também é um faroeste vingativo que lembra Clint Eastwood em Por um Punhado de Dólares. É um filme estranho, executado com claridade e força brutais

    A crítica completa está disponível no site The Guardian

    The Hollywood Reporter

    por Stephen Dalton

    Apesar da violência gráfica em sua parte final, a terceira narrativa de Mendonça Filho tem um tom mais leve do que seus antigos trabalhos, combinando uma comédia de pequena cidade ensolarada com uma trama de fábulas e um toque de realismo mágico.

    A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

    Críticos.Com.Br

    por Luiz Fernando Gallego

    É, infelizmente, bastante insatisfatório, apesar de podermos concordar com todas as “mensagens” que o filme quer passar, deixando-as bem claras, mas de modo maniqueísta e proselitista, enquanto outros detalhes ficam inexplicados nas muitas pontas soltas e contradições dramatúrgicas.

    A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

    Variety

    por Peter Debruge

    Uma versão abrasileirada de Zaroff, o "Caçador de Vidas", baseado em recheadas alusões a cultura e política locais, "Bacurau" é um daqueles raros filmes que seriam melhor se fossem mais burros ou menos ambiciosos.

    A crítica completa está disponível no site Variety
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top