Próxima Parada: Apocalipse
    Ruim
    Próxima Parada: Apocalipse

Apocalipse sem pé nem cabeça

por Barbara Demerov

Filmes sobre o apocalipse mundial costumam ser repletos de cenas de destruição, pessoas desaparecendo, perseguições ou até mesmo contam com a presença de monstros e zumbis. Mas e quando não vemos nada disso em um filme do gênero? Este é o caso de Próxima Parada: Apocalipse. É até estranho pensar que o filme é sobre uma calamidade mundial que ocorre logo nos primeiros minutos, pois tal "calamidade" não é explicada em momento algum da narrativa - por mais que possua quase 2h de duração.

Mesmo que não torne clara a situação que dá nome ao título, o roteiro tinha grandes chances de criar uma aventura cuja força ecoasse em seus personagens, mas também não consegue aproveitar esse facho de luz. O protagonista Will (Theo James), assim como Tom (Forest Whitaker), não entregam atuações críveis para manter o interesse na road trip que fazem pelos Estados Unidos a fim de reencontrar Samantha (Kat Graham) - noiva e filha dos personagens, respectivamente. A relação entre ambos os homens, que se apresenta negativa desde o início, é infundada e faz menos sentido ainda quando os dois se unem para viajar.

Próxima Parada: Apocalipse, diferente de outros filmes de drama e suspense como Filhos da Esperança e Eu Sou a Lenda, não entrega situações atípicas que só aconteceriam, de fato, durante o apocalipse. O filme faz pior: ele é desconexo do início ao fim, parecendo mais uma grande montagem que mistura diferentes atmosferas, e possui erros básicos de roteiro e tratamento de personagens. As relações abordadas são extremamente artificiais e não produzem qualquer tipo de emoção - até mesmo com o casal "principal" formado por Will e Samantha (que mal aparece em cena).

Carecendo de uma base narrativa que se sustente do início ao fim, Próxima Parada: Apocalipse é e não é ao mesmo tempo. É um filme de drama, mas que não possui profundidade nas ligações entre personagens. É um filme de ação, mas que só se contenta com um pouco de fogo e fumaça aqui e ali. É um filme de sobrevivência, mas que não apresenta nada mais que uma longa viagem de carro com pequenas paradas e nenhuma luta por algo que realmente importa. Além do mais, a catástrofe só é retratada em quatro dias e é provada pela presença do exército e a falta de gasolina e energia. São apenas clichês unidos para explicar absolutamente nada, e que encerram-se de modo abrupto, sem sentido algum.

O mais irônico é que, tratando-se de um filme deste gênero, deveríamos estar nos perguntando como tal situação apocalíptica aconteceu de modo irrealista; mas, na verdade, a principal questão é que nem as questões humanas foram abordadas com atenção. O que Próxima Parada: Apocalipse não tem de apocalíptico em sua ideia, possui de sobra nas consequências da mesma.

• Jackson A L
      Bagunça de ideias soltas. Lembra muito aqueles trabalhos de aula em grupo do ensino médio, onde cada um fazia sua parte e no final juntava tudo kkk
    • Iuri Matos
      Romanos 10:9 - Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo!!!
    • Iuri Matos
      Romanos 10:9 - Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.
    • Flavia N
      O filme demonstrou em alguns dialogos e cenas os principais eventos que são descritos por alguns cientistas o que seria a inversão do campo magnetico:° A bussola da Rick que ficava girando sem parar sem apontar para um ponto especifico (Norte magnetico da Terra)° Falta de comunicação e energia eletrica° Terremotos° Vulcões° Tsunamis (Samantha fala do Tsunami, que o ouviu, mas não o viu pq ja tinha saído de Seattle)° Auroras boreais° A nuvem que eles nunca haviam visto algo igual (conhecidas como super células, teve uma em Torres/RS em 12/2019).O roteirista deixou no ar para que o publico pudesse juntar as dicas deixadas ao longo do filme e entender o que estava acontecendo, pena que poucos entenderam...Concordo que o roteirista poderia ter usado melhor o tema e explicado algumas coisas, os personagens também poderiam ter uma historia mais envolvente do que simplesmente passar o filme inteiro na estrada e sem se aprofundar em nada.
    • Mauro Silva
      Achei legal, pois, se trata do Apocalipse, meus amigos! Ninguém conseguiria resposta para nada mesmo! Na minha opinião, para fechar com chave de ouro só faltou o Will não ter encontrado a Samantha, achei ilógico isso.
    • Felipe Pinheiro Lima Aguiar
      Sério que vocês não perceberam a referência e até um alerta em relação ao aquecimento global? supervulcões, falta de energia provável por causa de tempestade solar que afeta o planeta pelo enfraquecimento do campo magnético da Terra, isso foi mostrado através das auroras boreais
    • Maria Fernanda P
      Gente, que filme horrivel... O filme acabou e eu até agora me perguntando quem bota um final desses em um filme ?
    • Karoline S
      Tô chocada com esse filme, ruim demais. Credo perdi meu tempo que poderia estar dormindo linda e bela pra ver uma bosta dessas..... roteiro é um lixo, muitas pontas soltas e o final mais sem noção ainda. Se fosse uma série acho que valeria a pena, pois haveria a esperança de descobrir do que se trata tudo isso, mas como filme, tirando os atores e alguns efeitos especiais pode dar um zero bem grande.
    • Marcelo Muniz
      Existem muitos filmes bons que não tem final mastigadinho e deixam a conclusão a cargo do espectador... oq não é o caso desse... nesse o filme ta realmente incompleto, é nítido que faltou verba pra terminar e ficou essa lambança inacabada mesmo, além do que o roteiro é extremamente desleixado, muitas das situações mostradas são desconexas e ilógicas... personagens tão rasos que nem os 2 bons atores principais não deram jeito e tiveram péssimo desempenho na atuação. São duas horas de pura porcaria em que o único estímulo que vc tem pra terminar de assistir até o fim é saber o final... aí chega no final, adivinha? Não tem final kkkIdeia boa, atores bons, mas o roteiro esculhambou com tudo... o roteirista desse filme deve ter escrito essa porcaria enquanto estava bêbado num bar. Sabe aquelas ideias que são geniais enquanto vc ta bebado, mas quando sóbrio vc vê que é uma bo5t4? É exatamente isso o roteiro desse filme...
    • Jenifer
      Tudo bem pelo que diz ,mas o que aconteceu deveria ficar pro final do filme mesmo dando ruim ...agora terminou o filme e ninguém sabe o que aconteceu não só com siatle como talvez possa ser no pais ou no mundo todo algo que ninguem nem no filme sabe ..Tipo se mostrasse no final que é uma guerra ou coisas dw outro mundo beleza mas nao
    • Fabio
      Não é um nota 10, mas definitivamente não é essa porcaria que estão alardeando aos quatro ventosé essa porcaria toda sim. e ainda vai além. é muita porcaria.
    • Marcus Vinícius Oliveira
      Não
    • Cris Ribeiro
      Sabe aquele domingo que vc está com sua família em casa e quer ver um filme bacana? Pois só faltou o filme bacana. Embora tudo dependa de interpretações e pontos de vista, ainda não passou a raiva de ter dispensado 2hrs do fim de domingo para apreciar esse exemplar da 7°arte.
    • Raiane Moreira
      Eu assisti o filme e gostei. Gosto muito de assistir filmes desse gênero, mas geralmente é a mesma coisa, no entanto, esse foi bem diferente do que eu esperava. Um ponto positivo sobre o filme é poque você não fica entediado ouvindo os personagens falar, visto que tem muito suspense, então te faz querer assistir até o final. O final foi um pouco confuso, mas como ele (o personagem principal) já havia dito eles vão tentar sobreviver. Eu recomendo pra pessoas que gostam de algo mais voltado pra realidade, nada muito exagerado.
    • Rodrigo Villela
      lixo. nenhuma explicação.;
    • Erick
      O Filme é tão ruim, mas tão ruim que ficou bom, vc não pode morrer sem essa experiência, assista o pior filme de todos os tempos. Recomendo!
    • Thiago Vilela
      Que filme ruim....Mds !! Não explicaram nada com nada ! 90% das cenas, ficaram sem explicação e sem sentido, como se tivessem colocado ali só pra encher linguiça. E esse final bosta ??? Juro que deu raiva qdo acabou...perdi 2 horas nessa droga.
    • Harllen Alves
      Sensação que o roteiro foi criado a partir de uma conversa de mesa de bar, em que se especulavam a respeito de teorias da conspiração apocalípticas. Aí é fácil, até eu conseguiria escrever um filme desse. Fala sério !!!