mãe!
    Você assistiu mãe! ?

Rodrigo o que?
    Rodrigo o que?

Enviada em 27 de novembro de 2020
    É um filme que fiquei o tempo todo "WTF! O que tá acontecendo aqui???"
    Por mais que seja longo e extremamente confuso é um filme que me prendeu a atenção pelas metáforas e o clímax bem chocante.

Porém eu entendo quem negativar o filme é um pouco cansativo
    Hériton M.
    Hériton M.

Enviada em 27 de abril de 2020
    Filme ótimo, porém interessante apenas para o público pensante, o que é minoria em nosso país, se espera um filme apenas para entretenimento inútil, não veja. Sobre as críticas negativas uma breve olhada no perfil das pessoas e percebemos que são deficientes funcionais.
    Ândrea
    Ândrea

Enviada em 2 de abril de 2020
    O filme é bom, não é o melhor que eu vi na vida, mas vale.
    Acho que muitos não gostam porque coisas quase absurdas começam a acontecer inesperadamente. Mas a vida é assim.
    E todo filme é baseado na analogia de criação e destruição da Terra.
    Então, parando para analisar um pouco melhor vemos personagens bíblico em um tom moderno, pragas se instaurando, a religiosidade exacerbada e como comércio, vemos a humanidade perdendo a humanidade e sendo punida.

spoiler: Uma das principais relações que posso destacar é a da "Mãe". Mulher submissa, perfeita, que quer fazer as vontades do seu homem, ignorada, desrespeitada. E que quando luta pelos seus direitos se torna a louca! A Terra também é assim e quando ela se revolta ou reflete o que sofre muitos ainda dizem não entender o porquê. A outra relação é de um homem branco, grande, forte, idolatrado, que age como um verdadeiro Deus. Egoísta, orgulhoso e vaidoso. Acredita que tudo deve ser do seu jeito e não para para ouvir os demais. Acha que um simples perdão, um simples gesto, pode ser o recomeço de tudo. E esquece que nada é para sempre e que tudo se esgota: a fé, o amor, a devoção, a lealdade, a natureza, os homens e as mulheres.

Sobre a estética do filme, achei a sonoplastia ok, com uns súbitos silêncios bem pertinentes. A angulação das imagens são muito boas, a transição entre os "takes" é muito interessante, levando o espectador a uma sensação de confusão e perda - totalmente a proposta do filme. E a fotografia está de parabéns.

A ideia do filme é realmente boa. Mas não é um filme indicado para quem gosta de filmes tradicionais, dotados com aquela linearidade de começo, meio e fim; muito menos é indicado para quem gosta de uma trama mastigada onde tudo se explica e que pouco necessário é refletir.
    Igor C
    Igor C

Enviada em 29 de março de 2020
    Pelo visto as pessoas nao viram cartaz do filme e nao atentaram aos dialogos do filme.

1. Cartaz é analogia a Dhea Mater
    2. Os dialogos recriam pensamento.sobre Lilith e Adao (e nao sobre Eva). Tem um pouco da mitologia da mulher que nao podia gerar o primeiro filho da terra senao morreria. Tem tbm a mitologia da flor de lotus.
    3. Da pra pensar no filme como a leitura da mente da personagem.
    4. Antigamente se daziam filmes assim... Bunuel, Tarkovsky, Pasolini... e as pessoas entendiam. Hoje falta leitura e conhecimento ao povo. Eu diria que Aronofsky nos anos 30, 40, 50 e 60 seria compreendido. Daqui uns anos nem Michael Bay o povo vai entender. 😔
    Alexssandra Vieira
    Alexssandra Vieira

Enviada em 14 de março de 2020
    Eu só assisti pq na net estava classificado como drama, mas deveria ser suspense, terror, psicopata! Realmente lendo as críticas ele é sim um filme perturbador, uma casa escura, uma mulher apática e um marido extremamente louco! Pra mim foi péssimo! Assisti mt por causa dos atores mas me decepcionei!
    Rafaela A.
    Rafaela A.

Enviada em 2 de março de 2020
    um dos melhores filmes que já vi. Você vai sendo levado pela história e não consegue tirar os olhos da tela. agonizante é surpreendente. deixa espaço pros questionamentos.
    Daniel Hiroshi Taketomi Yamaguchi
    Daniel Hiroshi Taketomi Yamaguchi

Enviada em 23 de fevereiro de 2020
    Filme podre! Tempo perdido. Tosco, tosco, tosco. Tempo desperdiçado, quem não assistiu, não assista, horrível!
    Yanko Rodrigues
    Yanko Rodrigues

Enviada em 5 de janeiro de 2020
    Um filme completamente difícil de entender, um filme que deve ser visto duas vezes, uma sem saber de nada, outra depois de entender. Mas depois que se entende, vê que esse filme é uma obra-prima.
    jaime filho
    jaime filho

Enviada em 15 de dezembro de 2019
    Entendo toda a metáfora que o diretor tentou transmitir, mas ainda assim, achei o filme bem desagradável. Os pontos positivos são as atuações do brilhante elenco e a estética. Fora isso, me arrependi de ter assistido.
    Luiz Adriano G
    Luiz Adriano G

Enviada em 15 de dezembro de 2019
    Maravilhoso! Não esperava por isso. O filme cresce com uma consistência incrível e traz cenas impactantes e inesquecíveis. Um dos poucos filmes que assistiria sempre!