mãe!
    Você assistiu mãe! ?

cinetenisverde
    cinetenisverde

Enviada em 15 de setembro de 2017
    Darren Aronofsky é um diretor obcecado com perfeccionismo, gnosticismo, auto-superação e talento. E ele leva isso sério demais em “Mãe!”. Tão sério que a dupla-camada (ao menos) no filme é bem escondida, mas vai parecer óbvia depois que você termina. E de uma forma ou de outra, o filme irá revelar mais sobre o espectador do que sobre as opiniões de seu criador. Trocadilho intencional e hermético. Já escrevi o texto sobre o filme sem spoilers para o CinemAqui, e este é meu exercício COM SPOILERS. Isso é porque quero exercitar minha capacidade de interpretação do filme junto a vocês. Qualquer teoria maluca a mais por favor entrar em contato.

cinetenisverde.com.br
    Goretty Sousa
    Goretty Sousa

Enviada em 25 de setembro de 2017
    Filme difícil de entender. Cansativo e até na metade dá vontade de ir embora. um tédio só.
    Depois que assisti, fui pesquisar o sentido da história, que parece ser sem pé nem cabeça. É... depois de algumas pesquisas e voltando ao filme, daí as coisas fazem sentido e o filme passa a ser mais interessante.
    Imaginem uma história bíblica com a criação do mundo, Adão e Eva, Abel e Caim, a vinda do Messias, o sacrifício do filho de Deus, planeta Terra (mãe natureza), fanatismo religioso... analisando a história do filme e fazendo um link a este pensamento bíblico, até faz sentido.
    Para quem gosta de pensar e interpretar histórias com sentidos nada aparentes, é um bom filme, mas quase morri de tédio.
    Diogo R.
    Diogo R.

Enviada em 25 de setembro de 2017
    Filme confuso!! Queria ter sabido antes que se tratava de uma analogia a mãe natureza e deus. Teria feito sentido. Assisti o filme sem saber do que se tratava por insistência da minha esposa. Sai do cinema decepcionado. Lendo algumas críticas tudo fez sentido. Vou ter que ver novamente o filme. Realmente não é um filme para todo mundo!!!
    Fael Moreira
    Fael Moreira

Enviada em 22 de setembro de 2017
    Ele faz em foco principal uma alusão a "CRIAÇÃO" de uma forma bem complexa. Tipo vi umas criticas com opiniões diferentes. Mas q tbm se encaixa. Deus, A mãe natureza, "Adão e Eva"?, e o fruto proibido q seria o "CRISTAL" q da vida a casa; O personagem do homem que chega na casa tem uma ferida na costela direita que aparece na cena do banheiro."FICAR ATENTA", logo depois aparece a personagem da MICHELLE PFEIFFER a mulher sem nome, "EVA"?, Depois aparece 2 filhos "Caim e Abel" sem nomes apenas irmão mais novo e irmão mais velho; assim como os pais tbm sem nomes "Adão e Eva" e se instaura o "CAOS" da criação. Até a morte e a recriação da mesma. É um filme muito muito complexo. Quem vai ver no branco dificilmente vai entender. Tem muitas interpretações do mesmo.
    FODA D+
    Anderson  G.
    Anderson G.

Enviada em 25 de setembro de 2017
    O polemico, aflito, tenso e brilhante, “Mother” novo filme de Darren Aronofsky é um show, tanto técnico, quando de roteiro, lotado de metáforas bíblicas e da natureza humana, temos tensão e angustia, amor e ódio, repulsa e sedução, o filme a onde o péssimo e o perfeito andam de mãos dadas, um experiência cinematográfica para alguns, ou um filme de suspense mal feito e sem sentido para outros, extremamente criticado pela critica especializada e pelo publico geral, “Mother” é um dos melhores filmes do ano, mas não é para todos os públicos. Alguns diretores abusam de historias bobas e superficiais, outros fazem filmes complexos e cheio de metáforas demais, Darren faz ambos, ele conta uma historia para gente, uma historia comum, sem nada de excepcional, mas o subcontexto e as metáforas, contam outras historias, outros filmes, como o seu ótimo “Cisne Negro” filme que pode ser visto 3 vezes seguidas, que você verá 3 historias diferentes, e só quem já conhece esse background do diretor, poderia ter certeza e não apenas suspeitas, que seu longa, é uma metáfora pra natureza humana apoiada em passagens bíblicas, ou seja, seu roteiro, é ótimo, eu não diria perfeito, pois, para aquele publico que prefere ficar na superfície do longa, vai terminar o filme sem entender completamente o longa, apenas o telespectador mais vil vai terminar com um sorriso no rosto, além do coração disparado e unhas comidas, portando, o roteiro que conta a historia de um casal atormentado por visitas estranhas, foge do escopo palatável, e parte pro absurdo, mas mesmo assim, Darren consegue deixar o telespectador extremamente agoniado e tenso, diferente de “Requien para um Sonho” a onde ele faz o telespectador virar o rosto de angustia sem nem precisar derrubar uma gota de sangue, aqui não, aqui a violência existe, ela não é completamente explicita, mas mesmo assim, parece que choca mais e mais, por ser uma violência covarde e que causa reflexão em quem esta vidrado no filme. Javier é deus buscando a perfeição, Jeniffer é a própria casa, que é no caso é a terra, ou seja, ela é natureza, natureza que está a todo tempo tentando concertar os males humanos, igreja, politica, nascimento, tudo isso é abordado no filme, até mesmo a globalização e mistificação do mundo é abordado em 2 cenas de 20 segundos, passando por genesis, e o apocalipse, “Mother” é uma grande releitura da bíblia, não preciso nem dizer que o primeiro casal de intrusos é Adão e Eva, e depois, Cain e Abel, e por fim, a mistificação e os seres humanos, entender o caos da bíblia, e da própria natureza aplicada a apenas uma casa, é uma metáfora grandiosa e perfeita, um filme que me lembra o “Anticristo” de Lars Von Trier, por seu perfeccionismo em recontar e causar reflexão de maneira diferente, polemico e arrebatador, “Mother” é um filme visceral. Tal como “Corra” conseguiu fazer esse ano, “Mother” também nos prende na cadeira, o filme tinha absolutamente tudo para ter um ritmo lento e cansativo, mas Darren emenda um arco narrativo no outro sem espaço algum, não conseguimos tempo nem pra ver as horas no relógio, além do ótimo ritmo, que é mais mérito do roteiro do que da montagem, outros aspectos que merecem palmas, não só palmas, mas indicação ao óscar, são, primeiramente, a ótima direção de arte do filme, que alinhada a uma fotografia que oprime ao mesmo tempo que contrasta com o claro e com os bons efeitos visuais, o outro aspecto que solta ao olhos, ou melhor, aos ouvidos, é a espetacular edição e mixagem de som. essa é a que mais oprime o telespectador, pois muitas vezes ela é desalinhada e muito aguda, ela incomoda, o barulho de tudo é muito ressaltado, lembrando muitas vezes o ótimo filme "Repulsa ao Sexo", ao sair da sala de cinema e dar de cara com a multidão do shopping, você vai se sentir mal, e vai perceber e notar detalhes nas pessoas que antes passavam desapercebidos, acho que as categorias de som do óscar esse ano já tem donos (Baby Driver e Dunkirk), mas vale muito a indicão. Javier Barden e Ed Harris estão otimos, mas o filme é da Jennifer Lawrence, eu nunca fui um grande fã da atriz, e até acho que ela não mereceu o oscar nem sua ultima indicação, mas aqui, aqui ela está sensacional, rouba o filme por completo, ela é a "Mae", a natureza, o mundo, é uma personagem grandiosa mesmo dentro de sua ingenuidade e ignorância, e Jeniffer está completamente entregue ao papel e faz uma ótima atuação. Darren Aronofsky é pra mim o melhor diretor da nova geração, e esse filme, apenas reforça meu pensamento. O longa foi ovacionado e vaiado ao mesmo tempo durante sua premiere no Festival de Veneza de 2017, e isso diz muito sobre o filme, ame ou odeie, para mim, "Mother" é um filme espetacular.
    Bader
    Bader

Enviada em 26 de setembro de 2017
    Mãe! é um filme bem difícil, que incomoda, e na parte final chega a ser repugnante. Mas se entendermos que o filme é uma analogia à Bíblia, ao paraíso perdido de Adão e Eva, e que a Mãe ao final do filme é uma representação da Virgem Maria, o filme passa a ter sentido e interesse. É uma crítica feroz à estupidez humana.
    Mateus A.
    Mateus A.

Enviada em 28 de setembro de 2017
    O filme não foi feito para PESSOAS COMUNS, foi feito para APRECIADORES. Darren Aronofsky me fez sair de casa para ir ao cinema e ficar orgulhoso de ter visto esta obra simplesmente impactante. É uma pena que a maioria das pessoas não tenha folego para aguentar esse tipo de filme, já que estão acostumados com os roteiros monótonos de hollywood.
    Mauricio L.
    Mauricio L.

Enviada em 22 de setembro de 2017
    Foi um dos melhores filmes que já vi!
    Um universo de desespero e agonia muito difícil de se encontrar no cinema.
    Rodrigo o que?
    Rodrigo o que?

Enviada em 27 de novembro de 2020
    É um filme que fiquei o tempo todo "WTF! O que tá acontecendo aqui???"
    Por mais que seja longo e extremamente confuso é um filme que me prendeu a atenção pelas metáforas e o clímax bem chocante.

Porém eu entendo quem negativar o filme é um pouco cansativo
    Laila Q.
    Laila Q.

Enviada em 28 de setembro de 2017
    Extremamente angustiante, incômodo e maravilhoso!!! Filme do ano!! O Diretor surpreende e, sua inteligência nos detalhes da metáfora é assustadora e impressionante!!