Rua Cloverfield, 10
    Muito bom
    Rua Cloverfield, 10

O quarto de Michelle

por Lucas Salgado

Lançado em 2008, Cloverfield - Monstro não foi o primeiro found footage a chegar aos cinemas. A Bruxa de Blair já havia revolucionado o formato quase dez anos antes. Mas o filme dirigido por Matt Reeves e escrito por Drew Goddard marcou o gênero ao criar um falso documentário com monstros. Com apenas 81 minutos, os realizadores conseguiram criar uma obra tensa, envolvente e muito original.

Desde então, o produtor J.J. Abrams sempre foi perguntado sobre uma possível continuação, mas nunca se mostrou muito otimista com relação a produção da mesma. Por causa disso, o mundo do cinema foi pego de surpresa em janeiro de 2016, com a divulgação do primeiro trailer de Rua Cloverfield, 10. Até então, poucas pessoas sabiam que um novo Cloverfield estava no forno. Nem mesmo os atores do longa sabiam. Durante a produção, o filme recebeu os títulos de The Cellar e Valencia

Agora, o filme chega aos cinemas mundiais e promete agradar aos fãs do original. Mas... Não é necessariamente uma sequência. Tecnicamente, também é muito diferente. Não é um found footage e a câmera na mão não é a principal forma de filmagem. Não há personagens ou mesmo monstros do original.

J.J. Abrams e o diretor estreante Dan Trachtenberg argumentam que o universo é o mesmo do primeiro filme e quem procurar pode até encontrar um easter egg aqui acolá. O que importa é que o novo longa é semelhante ao anterior em dois sentidos: originalidade e qualidade.

Se o primeiro era realmente um filme de monstros, aqui estamos diante de um thriller psicológico. Sai a luta para sobreviver e ajudar a namorada, entra a necessidade por respostas.

Após sofrer um acidente de carro, Michelle acorda em um quarto trancado e que possui apenas um colchão no chão. Desesperada, ela logo recebe a visita de Howard, um senhor muito intenso e ameaçador, que a informa que o mundo como conhece não existe mais e que eles estão seguros dentro de seu bunker. A garota, embora sempre desconfortável, vai aceitando a ideia e lá conta com a companhia de Emmett, um outro homem que também foi ajudado por Howard.

Eterna Ramona de Scott Pilgrim Contra o Mundo, Mary Elizabeth Winstead se sai muito bem na pele de Michelle. Ela interpreta uma garota que passa por uma situação de muita dificuldade, mas que em momento algum se revela frágil. O veterano John Goodman interpreta Howard e entrega uma atuação incrível. Ele é louco, instável e ameaçador, mas com momentos em que realmente parece ser o único que sabe o que está acontecendo. John Gallagher Jr. completa o trio principal numa performance competente, mas que fica em segundo plano em comparação às demais. Há ainda uma participação especial super discreta do indicado ao Oscar Bradley Cooper, amigo de J.J. desde os tempos de Alias.

10 Cloverfield Lane (no original) é um filme claustrofóbico que consegue criar suspense e tensão por seus 105 minutos de duração. Trachtenberg, que já havia se destacado com os curtas Portal: No EscapeMore Then You Can Chew (procure no YouTube!) se mostrou muito competente no desenvolvimento da narrativa.

Um dos problemas do primeiro longa era que o espectador não tinha muito para quem torcer. Os personagens não eram nada complexos e o casal principal não empolgava. Aqui é diferente. O público vai torcer, sofrer e vibrar com a personagem de Mary Elizabeth Winstead.

Um dos destaques da produção é a direção de fotografia de Jeff Cutter. Como no anterior, existem tomadas de ação com a câmera na mão. Mas o principal diferencial aqui são os takes muito bem pensados e compostos. A câmera parada, especialmente nos momentos em que mais de um ator está em cena, diz muito do que o filme pretende em termos de desenvolvimento narrativo.

Empolgante e angustiante em diversos momentos, o novo Cloverfield é um filme pequeno, sem grandes pretenções. Mas que tem muito a dizer. Entretenimento de primeira.

• noname
      O cara não sabe nem escrever e quer falar em ter cultura!kkkkkkkkkk...
    • Ghost Orochi
      Já assisti os 3 filmes da franquia Cloverfield, o primeiro que vi foi o original Cloverfield -Monstro acho que em 2008. De lá pra cá sempre esperei por uma sequência pq adorei o primeiro filme, pra mim esse foi e continua sendo o melhor dos Cloverfield até agora. E esses dias assisti as sequências Paradox e 'Rua Cloverfield. MINHA OPINIÃO é que esse Rua Cloverfield foi o mais fraco dos 3 filmes até agora. Vou tentar não dar spoilers mas Rua Cloverfield NA MINHA OPINIÃO foi só mais uma daquelas produções genéricas focada em terror psicológico que segue aquela linha de querer dar susto no público, e se aproximando do final do filme eles transformam o(a) protagonista numa espécie de super-soldado das forças especiais que consegue vencer todos os vilões das formas mais clichês possiveis, beeem tipico dessas produções hollywoodianas que são feitas pra agradar o público adolescente. Não achei nada de novo em Rua Cloverfield, pelo contrário, em muitos momentos achei o filme bem previsível e fraco de história. Por isso PRA MIM Rua Cloverfiled 10 é o mais fraco da franquia até agora. Cloverfield 10 não passa de mais uma produção genérica de hollywood focada em agradar o público adolescente, mas pra mim foi só um filme fraco.O terceiro filme The Cloverfield Paradox na minha opinão um pouco fraco, poderia ter sido um filme bem melhor, mas pelo menos ele nos mostra como tudo começou, oq deu origem a todos aqueles acontecimentos no primeiro Clovefield(2008), então apesar de ter achado um pouco fraco eu gostei do terceiro filme. Já esse Rua Cloverfield 10, NA MINHA OPINIÃO não acrescentou nada em nada, é um filme totalmente descartável. Rua Cloverfield 10 PRA MIM é só mais um clichê hollywoodiano genérico, e só.
    • Murilo Rodrigues
      FILME CULTO É MEU PAU FILHO DA ****, DA PRA ENTENDER SIM CARALHO PARA DE PAGAR DE CULT
    • _William
      Vim do futuro, e agora em 2018 ainda existe gente idiota que se acha mais inteligente que outras por conta gostar de algo que outras não gostam...esse povo rebuscado e culto (pqp!) são uma piada mesmo.
    • Gust Lee
      Bom, o filme tem sua enrolação no começo, no começo é bem chatinho de fato, mas depois fica interessante. a trilha sonora é muito boa e te força assistir até o final, quem assistiu 1/3 vai assistir o filme todo! o suspense é muito bem feito, as personalidades dos personagens aumenta ainda mais suas dúvidas. o filme tem: qualidade, fotografia e uma trilha sonora impecável.o filme é bem simples, leve, para todo o público, quem não curti filmes nessa velocidade geralmente não vai curtir, mas o filme é bom! 4 estrelas, você entra totalmente dentro do filme, me pareceu muito o: paranoia. não vem falar de franquia, pois ter ligação não quer dizer fazer parte.
    • Diogo CC
      Aconselharia a assistir o 2 antes do 1!!! Excelente filme e ainda tem o caso de se envolver completamente com a história de sequestro e abuso do Howard. A surpresa com o caso dos aliens é imensa assistindo nesta sequencia!Muito satisfeito com o 2! Indo assistir o 3 agora!
    • ed
      ela o atacou de dentro pra fora, e não de fora pra dentro como previsivelmente o exercito faria
    • ed
      virou estrategista militar agora kkkkk
    • Stefan
      Eu assisti os 3 filmes, Eu particularmente gostei muito, deu para entender a historia, em ordem ao certo seria ver o 3º filme primeiro que conta a historia de como começou, depois o 1º e depois o 2º filme da franquia que já é um historia paralela após o final do primeiro filme, é para que não não assistiu ainda, as pessoas falam em aliens, mais vejo apenas como monstros de outras dimensões, no 3º filme explica.
    • Luan Henrique
      Se não assistiu o primeiro, não pode falar mal do segundo.O primeiro dá a base de entendimento pro segundo.O terceiro explica como os alienigenas vieram parar na Terra e, até ouso dizer que, não duvido que o terceiro tenha relação com o nosso real futuro, visto a tecnologia ambiciosa que estão criando no planeta um dia vai causar muita merda e destruiçãoO problema é que voce quer entender tudo na hora, ainda mais sendo meio burro de querer entender o segundo sem assistir o primeiro, mesmo não sendo os mesmos personagens, a relação está clara entre eles.Assista todos os TRÊS FILMES e veja como tudo faz sentido