The Siege Of Jadotville
    Você assistiu The Siege Of Jadotville ?

Luiza S.
    Luiza S.

Enviada em 9 de maio de 2019
    O filme “ O cerco de Jadotville”, produzido pela Netflix, dirigido por Richie Smyth, teve grande êxito em retratar a realidade de soldados enviados pela ONU para República do Congo. O filme foi lançado em 2016 no site da produtora, não é um filme muito famoso. Foi feito em homenagem aos soldados Irlandeses que na época do ocorrido se renderam por falta de assistência da ONU, e foram vistos como covardes. Apenas em 2003 foram reconhecidos como heróis de guerra.
    A República do Congo estava em meio a uma crise social, havia uma disputa entre mineradoras pelo fértil solo de Katanga. Tal disputa extrapola economia local, Moise Tshombe assume o país sob uma ditadura, fechando as fronteiras e sem abertura ao diálogo. Entretanto a ONU, em 1961, tenta buscar a paz no confronto, o que gera a morte do Secretário Geral da ONU. A organização coloca no comando Conor Cruise O'Brien, ele e as Nações unidas enviaram um exército Irlandês de 150 pessoas. O exército vai sob o comando de Patrick Quinlan, esse lidera um exército virgem de guerra, tanto quanto ele. Eles resistem bravamente contra um exército enorme de mercenários e combatentes locais, porém após longas batalhas por não conseguirem reforços nem munição são obrigados a se render. Após diversos confrontos no cerco de Jadotville e mortes de mercenários e combatentes locais, o exército da Irlanda volta para casa sem nenhuma baixa, vistos como covardes e alguns como traidores de guerra.
    Tudo isso pelas péssimas decisões da ONU, que estava com gestores sem o mínimo de preocupação com o estado em que o Congo se encontrava, olhando apenas para si mesmos, para a própria imagem e conversas diplomáticas, em meio a uma guerra civil, esquecendo das vidas que estavam em risco. Além disso, o mundo se encontrava em uma bipolarização, que era consequência da Guerra Fria, e a África estava sendo “disputada” por sua grande riqueza mineral. Com a ditadura de Tshombe, a influência internacional também foi removida, junto com o fechamento das fronteiras, como já dito antes.
    O filme é realmente fiel aos fatos, a partir de estudos da Guerra civil do Congo, e dos ocorridos com os soldados irlandeses, percebemos que o filme consegue passar muito bem os fatos históricos. No início, eu acreditava que o filme iria romantizar a guerra como a maioria dos filmes fazem, mas muito pelo contrário ele passa uma imagem muito coerente com a guerra, e com os acontecimentos. Apesar de ser bem realista a violência da guerra não é passada tão fortemente para os telespectadores, talvez porque nenhum soldado irlandês morreu de fato na guerra, e mostra muito mais o lado desses soldados, pois é uma homenagem a eles.

- Luiza Scheffer Oliveira
    Ricardo M.
    Ricardo M.

Enviada em 31 de outubro de 2016
    Cerco Irlandês.

Os investimentos da americana Netflix tem resultado em produções, geralmente, positivas em diversos aspectos. No caso dos longas, o catálogo da produtora já tem ganhado boa diversidade, inclusive com filmes históricos como esse interessante The Siege of Jadotville.

A República do Congo passa por um complicado período social. Grandes mineradoras disputam o fértil solo da cidade de Katanga. Ambicioso e com pretensões que extrapolam o interesse econômico local, Moise Tshombe (Danny Sapani) assume o comando do pais e decide fechar as fronteiras sob uma ditadura imponente e sem negociação. No mesmo período, que data de 1961, a recém criada ONU assume a delicada tentativa de buscar a paz em um confronto que não deixa margem para sua conclusão. Conor Cruise O'Brian (Mark Strong) assume o comando da missão em território congolês e busca negociações de paz a qualquer custo, o que resulta na ida de um exército irlandês formado por 150 membros. O grupo é comandado por Patrick Quinlan (Jamie Dornan), líder militar este que enfrentará um dos maiores e mais impressionantes cercos já registrados.

Isolados em território do Congo, o grupo de soldados irlandeses passa por maus bocados para dar conta do imenso grupo de mercenários e soldados locais que querem repelir qualquer intenção contrária ao tirano Tshombe. Isso tudo porque ficam à mercê das péssimas decisões da ONU, uma vez que seus gestores mal conseguem entender o que se passa em um ambiente hostil e carente de força política.

O filme também tem grande mérito ao questionar decisões de uma recém criada instituição que deseja a paz, mas nem sempre pela conquista e sim por imposição, inclusive com violência. A própria permanência dos irlandeses em solo congolês demonstra um grande despreparo da ONU, pois não soube como gerir as necessidades dos soldados e como aproveitá-los de forma prudente.

Jamie Dornan tem uma atuação bem contundente, pois seu personagem, além de líder, mostra uma afinada capacidade estratégica para lidar com o problema local, sempre visando uso dos parcos recursos do confinado ambiente de Jadotville (Sun Tzu tem presença nesse aspecto).

Baseado em fatos reais, THE SIEGE OF JADOTVILLE é um bom drama de guerra histórico, em especial por retratar sem pudor os problemas criados e não solucionados pela ONU. Possui uma direção pontual de Richie Smyth e boa doses de ação com comando bem enérgico e seguro do cineasta. Diversão das boas.
    Marco Silva
    Marco Silva

Enviada em 23 de outubro de 2019
    História fundada em fatos reais acerca de uma missão de paz da ONU no auge da guerra fria, no Congo. O filme é muito bem conduzido e demonstra o quão descartáveis podem ser as vidas em meio a conflitos de interesse na política internacional. Do mesmo modo, continuam sendo revistos erros do passado depois de muito tempo. Boas atuações. Bom filme. Nível de ação satisfatório.
    Enviada em 26 de outubro de 2016
    Primeiramente: não entendi essa classificação de 18 anos. O filme não conta com quase nada que alguém menor não possa ver.
    Segundo: esperava mais desse filme, bem mais. Não Sei,acho que botei muita fé nas produções Netflix que lançaram ultimamente. Pensei que iria ser algo como "Beasts of no Nation",mas não foi.
    Só que o filme não é totalmente uma perca de tempo. Temos de melhor as atuações. Jamie Dornan até que me impressionou. Arrisco a dizer que é o melhor trabalho de sua carreira até o presente momento. As cenas de guerra são muito bem produzidas, o que garante um bom filme. Não se deixem levar por um começo arrastado...

26/10/2016 - 7/10
    #NetoUlrich
    #NetoUlrich

Enviada em 8 de março de 2018
    um dos melhores filmes q eu ja assisti do genero.

muito bom!

baseado em fatos reais e em um livro.

nao tem como da errado.

#CinemaUlrich #FilmesUlrich2018
    MichaellMachado
    MichaellMachado

Enviada em 11 de abril de 2018
    Jadotville, é um bom filme, não chega ser fantástico e nem inovador, entretanto, fica a frente de muito filme de guerra, com produções astronômicas. Vale apena conferir, levando em consideração que foi inspirador por fatos reais e a oportunidade de prestigiarmos convincentes atuações do elenco. Principalmente Jamie Dornan (talvez seja seu melhor momento como ator), que interpretou o protagonista, Patrick Quinlan. Por fim, não é um filme estilo, "vale a pena ver de novo", entretanto, não é uma total perda de tempo, principalmente para quem curte filme de gênero.
    Rosilma L
    Rosilma L

Enviada em 10 de novembro de 2018
    Filme maravilhoso. História linda. Amei, melhor filme, com um elenco maravilhoso e cenas impactantes e emocionantes.
    Sidney  M.
    Sidney M.

Enviada em 10 de outubro de 2016
    Um filme de guerra sem americanos envolvidos no combate, o que já se torna muito interessante. As cenas de ação são bem realistas, destacando a boa produção da netflix. Recomendo!
    valmyr b
    valmyr b

Enviada em 21 de julho de 2021
    Ainda que meio avesso a filmes baseados em fatos reais, esse Jadotville me surpreendeu muito positivamente. Considerando a historicidade, a obra é bastante fiel ao episódio dramático, protagonizado por 150 homens, enfrentando cerca de 1.500! No fim, fica uma boa imprensão. Boas cenas de ação, sem exageros e sem pieguices. Levando-se em conta que tudo transcorre em seis dias, a agilidade das cenas foi ótima! Leva 4 estrêlas! Muito bom
    Luiz Antônio N.
    Luiz Antônio N.

Enviada em 13 de outubro de 2016
    The Siege of Jadotvile - esse foi o filme baseado numa história real surpreendente, a Netflix se supera a cada filme, esse eu recomendo demais