Sonic - O Filme
    Legal
    Sonic - O Filme

Reformulado, rápido e certeiro

por Pablo Miyazawa

A trajetória do Sonic até as telonas apresentou uma rapidez semelhante a que o mascote exibe nos games criados pela produtora japonesa Sega desde 1991. Da divulgação do primeiro trailer ao linchamento nas redes sociais até o mea culpa do diretor, passaram-se apenas dois dias. Para quem não se lembra, o primeiro teaser, revelado em abril de 2019, causou reações inflamadas a respeito da medonha aparência do protagonista digital, um ouriço antropomórfico com bizarros dentes humanos, pelagem exagerada e inconvenientes pernas de atleta.

O diretor Jeff Fowler colocou a cara para bater, a Paramount abriu a carteira para fazer refações e a data de estreia foi remarcada. Um novo trailer, seis meses depois, enfim deixou os fãs satisfeitos. A mudança de design foi tão brutal, e para melhor, que deixou muitos com a pulga atrás da orelha: teria sido esse embaraço público de reformulação uma jogada de marketing das mais arriscadas? Se foi o caso (e não deve ter sido), até que funcionou.

Como uma obra audiovisual baseada em videogames, Sonic - O Filme até consegue ser algo bem acima da média. A base de comparação próxima é Detetive Pikachu (2019), que talvez tivesse mais contexto, ferramentas e recursos para contar sua história. A jornada original do Sonic, por sua vez, não oferece lá muita profundidade, então é preciso aplaudir a trama desenrolada no filme – ainda que ela não seja exatamente original, calcada no batido clichê da "dupla improvável que aprende a conviver". A dupla, no caso, é formada por Sonic (dublado por Ben Schwartz), uma criatura com energia infinita vinda de um universo distante, e Tom Wachoswski (James Mardsen), um xerife bem-intencionado de uma cidadezinha pacata no meio do nada.

Paramount

Com pouca afinidade entre si e unidos por pura empatia, ambos embarcam em uma road trip para escapar das ameaças do Dr. Robotnik (Jim Carrey), um cientista obcecado em encontrar e dissecar a criatura azul. Mesmo parecendo cansado e interpretando no piloto automático, Carrey está bem e à vontade repetindo seu típico papel de vilão insano, despejando as caretas, espasmos e trocadilhos que o fizeram famoso. Ele equilibra as cenas e atenções com um Sonic tão carismático quanto adorável (não tanto quanto o Pikachu, é verdade), que se comporta como um adolescente em ebulição, encharcado de carência, superficialidade e boas intenções.

O longa começa interessante e em ritmo alucinado, apresentando com bom humor o protagonista e suas motivações, mas perde o fôlego em sua segunda metade, quando o confronto entre Sonic e Robotnik chega às vias de fato. Não há surpresas nem grandes revoluções ao gênero, pois o filme jamais se arrisca em sua narrativa, evitando avançar os limites do entretenimento raso que não exige reflexões. A conclusão é satisfatória, urgente demais, mas conveniente com o que é exalado pelo protagonista indomável. Há portas abertas para uma sequência, que deverá acontecer caso a lucratividade nas bilheterias supere seu alto custo de produção. Mas Sonic acaba merecendo essa possível sobrevida, ainda mais após tantos transtornos para torná-lo viável nas telonas.

Por fim, chega a ser um interessante exercício de imaginação especular como seria se a Paramount tivesse ignorado o clamor popular e nos entregasse o Sonic que planejava antes. Nas atuais circunstâncias, é admirável que um estúdio de cinema se disponha a gastar milhões de dólares além do orçamento para consertar um produto "com defeito", baseado apenas em opiniões frustradas de redes sociais. Conseguiríamos apreciar o filme da mesma forma caso o herói ainda ostentasse a aparência bizarra proposta anteriormente? Com absoluta certeza, não. Valeu então tamanho esforço para agradar os fãs? Com mais acertos do que erros, a resposta é sim.

• Maria C
      É sempre um prazer para mim ver e ouvir Jim Carrey... gostei do filme... é bem divertido. E asseguro que assisti todinho... até aos créditos e pós créditos.
    • Juninho Oliveira
      Gostei de mais do filme, tanto que assisti umas 5x só nessa última semana! kkkkk...Dá pra ter os momentos nostalgia pra que curtiu os games do flash azul na época do Mega Drive.
    • Daniel Paschoalinoto
      Filme muito legal e emocionante! Recomendo!
    • Jackson A L
      É um filme bem clichê, nada que irá surpreender, mas feliz por consertarem o Sonic daquele visual ridículo e pelo Jim Carrey, que ultimamente era um filme pior que o outro. Dá pra se divertir um pouco, sim!!!
    • Bruna
      Eu vi o filme com minha irmã mais nova,no último fim de semana,e gostei muito.É um filme feito para divertir,dar boas risadas e cumpriu sua missão:ri muito!Melhor q muitos filmes q ficam prometendo um monte de coisa só faz a gente perder tempo.Esse é um filme mais despretensioso.Sem aqueles mimimis q vemos hoje.
    • Marco Antônio Cruz Jr.
      Cara o filme é muito bom e faz jus ao game
    • Diário de Rorschach
      Cara, da pra controlar, é só o cara ver que a crítica é inútil e apagar. É muito claro.O Rotten consegue filtrar críticas também.
    • Hikari .
      Eu entendo q muita gente dá nota com base em trailer ou comentário de amigo. Mas daí a controlar quem pode fazer, é um salto enorme.É como tentar controlar as notas do Metacritic, q estranhamente muita gente leva em consideração. Eu prefiro as notas da Steam, pq sendo uma loja eles podem restringir os reviews apenas a quem comprou os games.Sem um critério objetivo e Transparente pra controlar quem pode dar nota, o jeito é liberar pra todo mundo.
    • Diário de Rorschach
      Cara leia algumas críticas dos usuários que você vai entender o que estou falando
    • Hikari .
      Sem dúvida tinham q investir na correção. Se saísse dakele jeito ia ser boicotado, ninguém iria no cinema ver. E além do fiasco do movie em si, muita gente ficaria irritada coa Paramount e com Jeff por terem cagado no design do Sonic, ainda mais com um plot clichê e superficial.Se tivessem cancelado o movie tb ia ter pegado muito mal, uma ofensa aos fans. A única opção era corrigir.Ainda assim eu num vou ver. O plot num soma absolutamente nada, e terem chegado à publicação do trailer sem ninguém internamente ter criticado demonstra q ninguém na produção conhecia ou gostava do game. Apenas licenciaram e produziram pra fazer dinheiro.
    • Hikari .
      E como vc faria pra filtrar? quais os critérios? Deixar os q elogiam e tirar os q criticam? Exigir comprovação de ter assistido pra poder comentar?
    • Diário de Rorschach
      Esse site cada vez mais perde em credibilidade. Precisam filtrar as críticas de usuários que são postadas. Tem muita gente que não viu o filme, ou que simplesmente não escreve nada com nada, e a nota e o comentário estão lá.Caiu muito o nível desse site tem um bom tempo.