Toni Erdmann
    • Veja
    • Télérama

Ccine10

por Juca Claudino

Um filme sobre a desumanização e massificação em meio a uma sociedade mercadológica, na qual a prioridade de suas relações sociais é muito mais a obtenção de lucro do que o bem-estar plural e individual.

A crítica completa está disponível no site Ccine10

Chronic'art.com

por Jérôme Momcilovic

É impressionante que um cinema tão cerebral possa, a contra-corrente da escola de Berlim de onde vem Maren Ade, trazer finalmente emoções tão simples e generosas quanto aquelas vistas nos últimos momentos de "Toni Erdmann".

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

Cinepop

por Raphael Camacho

Assim, o longa-metragem cresce demais em emoção, o inusitado começa a ter sentido e fica num tom cômico na medida conforme as antes constrangedoras agora com sentido situações. "Toni Erdmann" rouba a cena, transforma o mais difícil dos conflitos paternos em uma aula de amor e afeto.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Collider

por Brian Formo

"Toni Erdmann" é um filme cheio de surpresas e com imensa profundidade. É claro, existem elementos da comédia popular, e personagens que parecem inspirados nos alter egos de Andy Kaufman, mas há mais do que piadas em Erdmann - existe um verdadeiro senso de direção.

A crítica completa está disponível no site Collider

Critikat.com

por Axel Scoffier

O terceiro filme de Maren Ade atinge, em registro cômico-social, um número de equilibrista raro: engraçado, inusitado, evitando o exagero e a ternura demasiada, ele consegue mostrar, através do retrato de uma relação filial complicada, a potência de questionamento do real.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

Maren Ade observa um outro mundo e contorna habilmente o melodrama com traços de comédia, num filme cuja limpidez parece sugerir mesmo a obrigação de toda forma de arte, mas do cinema em especial: trazer ao mundo um pouco mais de luz.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

New York Times

por A. O. Scott

E "Toni Erdmann", caminhando de maneira perfeitamente objetiva a cada esquisita, emotiva e hilária cena, aborda algumas das complexidades mais espinhosas da realidade contemporânea.

A crítica completa está disponível no site New York Times

O Globo

por Susana Schild

O choque desses dois mundos gera situações tão angustiantes como hilariantes, com diálogos sarcásticos em uma mistura de drama e comédia do absurdo, com pitadas de emoção e cenas antológicas.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

Aliado à esfera reflexiva, o clima descontraído torna prazeroso e rico o percurso longo do filme. O entrosamento de Peter Simonischek e Sandra Hüller é imprescindível a este trajeto emocional agridoce e bonito.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Screen International

por Lee Marshall

Surpreendente, esquisito, inovador e, ocasionalmente, profundamente hilário [...] este é um daqueles filmes raros: uma comédia de arte alemã de quase 3 horas de duração que (quase) nunca perde o ritmo.

A crítica completa está disponível no site Screen International

ScreenCrush

por Matt Singer

Desde a primeira cena, "Toni Erdmann" te surpreende, e ele continua surpreendendo durante quase três horas com humor inesperado, reviravoltas, mudanças de perspectiva, nudez frontal e uma caracterização carinhosa.

A crítica completa está disponível no site ScreenCrush

The Hollywood Reporter

por Leslie Felperin

A melhor comédia alemã de 2 horas e 42 minutos que você verá na vida [...] uma obra lenta e muito bela, que, no fim das contas, é tão emocionante quanto é implausivelmente engraçada.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

The Playlist

por Jessica Kiang

O filme é incrivelmente engraçado, mas a sua graça vem do mesmo lugar da tristeza - ou seja, desses dois personagens maravilhosos, interpretados de maneira impecável por Simonsichek e Hüller. Mesmo as atuações mais pequenas são dignas de perfeição.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Variety

por Guy Lodge

O filme toma precisamente a quantidade de tempo que necessita pelos seus confusos e loucamente humanos personagens, interpretados com coragem e inventividade extraordinárias por Peter Simonischek e Sandra Hüller...

A crítica completa está disponível no site Variety

Cinema com Rapadura

por Rogério Montanare

“Toni Erdmann”, sem ser piegas ou previsível, é uma grande lição de vida em forma de filme. É um longa que nos faz enxergar uma humanidade multifacetada que nos é muito cara e que dificilmente é demonstrada em película.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cineweb

por Neusa Barbosa

Há situações absolutamente impagáveis – a festa de aniversário nudista é o melhor exemplo -, que permitem à diretora explorar alguns caminhos do absurdo mundo contemporâneo com uma ironia ferina, à qual não falta algum calor por baixo do rigor germânico.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Cineplayers

por Felipe Leal

Que os pontos de ruptura da personagem sejam a cantoria forçada de uma música de auto-superação na casa dos romenos e a festa de aniversário nudista, não parece ser por acaso. Ines, desejosa em ser adulta demais, em acertar demais, retorna a dois momentos típicos do cenário infantil...

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Críticos.Com.Br

por Marcelo Janot

Um filme sobre vestir e despir-se de fantasias, que desafia rótulos e subverte as expectativas de forma natural e original. [...] Há nele vários momentos cômicos, e uma de suas cenas (na festa de aniversário) me provocou um ataque de risos no cinema como há anos eu não tinha.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

Passado um período de incômodo, "Toni Erdmann" torna-se não apenas divertido, mas muito estimulante em sua crítica escrachada ao neoliberalismo e à globalização.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Preview

por Mariane Morisawa

Acredite: "Toni Erdmann" é um filme alemão que faz rir e chorar – às vezes, ao mesmo tempo. […] A relação é tensa, mas, aos poucos, as coisas vão mudando de rumo, dando origem a três das melhores cenas do ano passado no cinema.

A crítica completa está disponível no site Preview

The Guardian

por Peter Bradshaw

O filme é muito engraçado - mas pede ao seu público que ele pense se ser engraçado, fazer as pessoas rirem, particularmente pelo uso de uma comédia sobre laços familiares, é realmente um sinal de estar relaxado e de afirmar a vida...

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Télérama

por Jacques Morice

A farsa sobre as relações familiares é hilária, mas também emocionante. Cada vez, a direção aposta nas cenas absurdas, no estranhamento criado pelos encontros que revelam as qualidades e defeitos de cada um.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Washington Post

por Ann Hornaday

"Toni Erdmann" é um filme louco, principalmente por causa da comédia e das reviravoltas experenciadas pelo público conforme entendemos o personagem-título.

A crítica completa está disponível no site Washington Post

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Com frequência eu tenho reagido mal a determinado tipo de filme . [...] Aqui com atores nada atraentes se conta a história do já velho Winfried que encontra pouco sua filha trabalhadora Ines.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

Extremamente longa (quase três horas) e de difícil arrancada, a comédia dramática alemã mostra a reaproximação de pai e filha com humor ora ácido, ora deslocado — há também uma grosseira cena de sexo fora de contexto.

A crítica completa está disponível no site Veja

Télérama

por Pierre Murat

Tudo é exagerado neste calvário interminável. A direção (é melhor dizer logo: inexistente). Os atores: a filha não faz o suficiente, e o pai faz demais. As piadas: é o resgate - quem diria! - da boa e velha almofada de peidos que fazia os nossos avós morrerem de rir.

A crítica completa está disponível no site Télérama