Blind
    • Chronic'art.com
    • Critikat.com

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

[...] "Blind" é uma obra fabulosa que usa o potencial da montagem para mergulhar o espectador em uma narrativa ao mesmo tempo coesa e profundamente experimental.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Variety

por Scott Foundas

É tanto um filme sobre a escrita e a solidão quanto sobre a cegueira. Este excelente filme de estreia do roteirista Eskil Vogt contém todos os toques literários e autorreflexivos de seu trabalho com o cineasta com Joachim Trier, enquanto ele busca seu próprio ritmo divertido, sexy e de tirar o fôlego.

A crítica completa está disponível no site Variety

A Tarde

por Adalberto Meireles

Um filme que é exceção do início ao fim. Começa como uma espécie de ensaio experimental sobre a solidão de uma cega, é tomado por uma aura de inquietação em torno da perspectiva que a personagem assume diante da vida e termina como um exercício de estimulo sensorial sobre a dúvida.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

CineClick

por Iara Vasconcelos

"Blind" é um daqueles filmes que aparecem de vez em quando e te fazem mudar sua percepção sobre a vida. Com sua narrativa agridoce, Vogt nos mostra que na ânsia de voltar nossos olhos ao mundo, esquecemos de volta-los a nós mesmos.

A crítica completa está disponível no site CineClick

O Globo

por Marcelo Janot

Personagens escritores que embaralham a narrativa inserindo uma ficção dentro da realidade ficcional do filme não são novidade no cinema. Mas poucas vezes tal recurso foi utilizado tendo um cego como protagonista. Esse é um dos motivos que torna a produção norueguesa “Blind” tão especial.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Robledo Milani

Essa fusão entre realidade e imaginação se dá com extrema perfeição graças à condução sensível e segura de Eskil Vogt, que sabe muito bem o que dizer e não tem pressa em chegar ao seu destino.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

The Hollywood Reporter

por Boyd van Hoeij

Uma mulher norueguesa que perdeu a visão prefere ficar dentro dos limites de sua própria casa, memórias e pensamentos em Blind, a habilidosa, ainda que um pouco fria estreia na direção do roteirista Eskil Vogt. [...] As acrobacias do cerebral roteiro vão empolgar muitos e desagradar a outros.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Cineweb

por Alysson Oliveira

É uma cegueira artificial criada pela autora para punir a personagem, que, ao mesmo tempo reflete a cegueira europeia para a ascensão de uma extrema direita perigosa.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Télérama

por Samuel Douhaire

Durante mais de meia hora, ["Blind"] transita habilmente entre o fetiche e a realidade. Mas a acumulação de cenas voyeuristas e uma direção glacial demais acabam bloqueando toda a emoção.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

É bom ficar avisado de qualquer forma que, no começo do filme para descrever a tara de um dos personagens, mostra-se pelo menos uns cinco minutos de detalhadas cenas de sexo explícito, que pode ofender alguma senhora desavisada. Depois que não é um filme muito fácil de seguir.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Chronic'art.com

por Louis Blanchot

Apesar de um tom ainda mais arrogante do que nos filmes de Michael Haneke ou Lars Von Trier, "Blind" bebe das mesmas fontes: a humilhação (para o personagem) e a má consciência (para o espectador).

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

Critikat.com

por Josué Morel

Uma representação do mundo tão estreita que flerta perigosamente com o ponto de vista reacionário. "Blind" é dotado de um conceito interessante (a cegueira, sua premissa narrativa), mas abordado por um ângulo miserabilista, e portanto muito antipático.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com