Tim Maia
    Você assistiu Tim Maia ?

Kelly O.
    Kelly O.

Enviada em 5 de novembro de 2014
    filme interessante,fatos ineditos da vida do sindico que foi uma pessoa de atidude e talento muito singular sem falar na sua vida porra louca,que foi bem retratada no filme, gostei bastante,da vontade de continuar ate a ultima letrinha a subir só pra escutar toda a musica de final.
    Jéssica L.
    Jéssica L.

Enviada em 5 de novembro de 2014
    Tem alguns filmes que não me motivam nem um pouco a sair de casa para assisti-los no cinema. Tim Maia foi um deles. Claro que não pela história de Tim, mas por já ter um pré conceito nada bom do filme. Então mantei minha curiosidade assistindo pelo Mega Filmes no conforto da minha cama, mesmo com as imagens de baixíssima qualidade. E fiz bem. O filme é péssimo. Ainda estou na dúvida no se o que ele tem de pior são as passagens toscas do tempo ou o enchimento mal feito que o Babu Santana usa para representar Tim já no fim do filme.
    Pra não dizer que o filme é de todo ruim o texto da narração de Cauã Reymond é massa, é possível se imaginar numa conversa com ele. E claro, a trilha sonora. Por ela e por não costumar abandonar filmes pelo caminho é que consegui assistir até o fim.
    Daiane P.
    Daiane P.

Enviada em 4 de novembro de 2014
    Eu adorei ver um filme brasileiro e "antigo", com seus cenários bem retratados e fazendo jus ao início da música rock/soul/jovem guarda, que é única até hoje. Atores impecáveis, amei!
    Juarez Vilaca
    Juarez Vilaca

Enviada em 4 de novembro de 2014
    Um bom filme, bem feito e bem dirigido e com ótimos atores. Um drama trágico da vida de um dos melhores cantores compositores dos anos 60/70/80. O pouco cuidado com a saúde e o abuso no uso de drogas e álcool, tem sido um dos principais motivos das mortes de nossos ídolos da música. Foi o caso de Cassia Eler, Raul Seixas, Elis Regina, Cazuza e Tim Maia. É uma pena. A dificuldade para encontrar um sósia para representar Tim Maia deve ter sido grande, ele era muito diferenciado, além de ter ficado muito gordo. A participação do personagem de Roberto Carlos foi muito caricaturesca, muito gay, não corresponde. O filme vale a pena pela recordação de seus grandes sucessos. Quanto a sua vida, sem horizonte, de esbornia, sem regras e sem cuidados com a saúde, só serve como exemplo negativo.
    Anderson Black D.
    Anderson Black D.

Enviada em 4 de novembro de 2014
    Sensacional eu digo, acabei de ver e contemplar com agilidade e dinâmica a interpretação dos atores que se entregaram de corpo e alma para o filme conseguiram envolver, ótima viagem ao desconhecido e conhecido deste ícone da música Preta Brasileira,Soul e muito mais, estou em estúdio gravando e agora com mais animação pois este oi e sempre será referência musical, parabéns a equipe de produção, direção e atores merece 5 estrela, pela riqueza de detalhes até nos anos em que a Kombi e o fusca faziam seu sucesso, em êxtase. Recomendo !!
    Rodolfo E.
    Rodolfo E.

Enviada em 3 de novembro de 2014
    muito bom, recomendo a todos assistirem, pois, conta a história de um gênio da música, e vemos ade da história de músicos que ganharam a fama pelo esforço de grande Tim Maia e que depois viraram as costas para ele.
    Rogerio Ruffo
    Rogerio Ruffo

Enviada em 3 de novembro de 2014
    Eu sempre me empolgo quando há uma cinebiografia. Foi assim com Cazuza e Renato Russo. E agora com Tim. O lado fã, pode corromper a minha percepção. Perdoem-me. Perdões a parte, o melhor do filme é o Tim jovem, interpretado com maestria por Robson Nunes. Na fase Babu Santana, houve uma certa semelhança com seus papéis anteriores, deixando um Tim que não parecia o Tim. Há também passagens um pouco arrastadas não tão importantes assim. Como a seita o qual Tim fez parte. Embora ele mesmo dizia que não era uma seita. Parabéns a produção pelo figurino, e pela atmosfera dos anos 50/60. Destaco um pequeno registro, embora poderiam especular mais, sobre a Bossa Nova. Deixa a desejar o "Roberto Carlos" forçado e caricato. No mais, a risada está garantida.
    Danusa P.
    Danusa P.

UM BREVE EXCLARECIMENTO
    Aquém possa interessar.
    (Serve como, direito de respostas)
    Bem, a muito anos que existem várias notícias que tentam de alguma forma distorcer a realidade.
    Na Cultura Racional sempre teve grandes representantes figuras de destaque de todos os seguimentos da sociedade em geral, vale lembrar que o maior expoente do teatro brasileiro que se chamava Procópio Ferreira doou sua biblioteca com mais de 5000 livros quando passou a ser estudante da Cultura Racional e que ele mesmo intitulou os livros da Cultura Racional: Universo em Desencanto como livro “Deus”, e estudou os livros até seu final na vida e com muita satisfação e felicidade por ter encontrado o que procurou a vida toda nesses 5000 livros que doou.
    Mas sobre a passagem do artista cantor Sebastião Maia, mais conhecido como Tim Maia pela comunidade Racional, sem dúvidas teve muitos maus entendidos, foi passagem conturbada como no próprio filme mostra e quem conheceu ele sabe como era porém, não há dúvidas de que ele era simplesmente um fantástico musico e cantor suas músicas excelentes mas com tudo, tem muita gente até do meio artístico que falam sem saberem o que realmente houve ou o que aconteceu de verdade dando opiniões carregadas de sentimentos rancorosos e mal intencionados com olhares agressivos e o pior sem ter nenhuma razão para tal, simplesmente pelo fato de livre arbítrio e não conhecer nada do que é Racional contudo, tem que ficar registrado aqui que a Cultura Racional nunca ficou devendo nada a ele e nem tão pouco desfavoreceu ele em nada e ninguém, a rede globo de televisão bem pouco tempo atrás, passou uma história distorcida sobre a passagem dele no meio da comunidade Racional e também, a alguns vídeos que circulam e são encontrados em redes sociais aonde Tim Maia expressava ter raiva chamando até de seita, porém, muitos fazem críticas dizendo que foi um período ruim da vida dele ora, então faça seu próprio julgamento ele parou de usar drogas, parou de beber, fumar perder tempo com coisas destrutivas e que só fazem mal, curou-se com remédio de ervas seus problemas de saúde, sua vós ficou no auge de seus timbres, porém, nessa época encontrou com pessoas despreparadas para dar informações que poderiam afirmar sua vida ou amadurecimento para orienta-lo e ele com certeza estaria até hoje numa boa na Cultura Racional assim como tem muitos estudantes que tem mais de 40 anos que estão na ativa tranquilos e felizes e também cabe aqui dizer que: A Cultura Racional é aberta pra todos, todo tipo de pessoas que são encontradas no meio Racional porque ela não pede identidade pra ser estudante Racional e todos tem direito de ser feliz e ter vida decente boa saudável, então as situações que mostram pelos meios de comunicações sempre dizem coisas que não existem na Cultura Racional, inventam por não saber ou criam estórias sensacionalistas e distorcidas da realidade gostaria também de esclarecer aqui algumas coisas que o filme mostra e quem não condis com a realidade Racional são elas:
    ALGUSN TREXOS DO FILME DIZ:
    1º) diz “no filme” que existe um planeta Racional Superior.
    Nosso conhecimento tradicional diz: Aristóteles no século 4 antes de Cristo diz que: o homem é um animal Racional, Pascal disse no século 17 que o homem é um caniço pensante, Pois bem o que diz a Cultura Racional:
    RESPOSTA: “O Homem é um vago ser sem destino que nasceu em cima desta terra sem saber o porquê e nem para que”... existe um mundo Racional que é sim um mundo de origem Superior a este porque não existe efeito ou feito sem causa e nem causa sem origem, como não existe filho sem pai, então viemos de outro lugar que deu origem a tudo que existe dentro e fora do mundo, veio de lá e para lá voltará ... então,
    O conhecimento Racional nos diz que o homem é um animal de ORIGEM Racional e que Deus é um Raciocínio Superior a todos os Raciocínios uma energia Superior a todas as energias, por todos serem animais de origem Racional e por este motivo é que existe morte por não pertencermos a este mundo.
    2º) eles dizem no filme, que temos que ser puros para a nave mãe vir buscar a gente.
    RESPOSTA: Não existe naves, discos ou seres alienígenas ou homenzinhos verdes com antenas e olhos grandes e ou humanoides isso são ficções imaginárias.
    O que existe de verdade são seres de energias que tomam formas de discos voadores ou qualquer forma que queira para chamar atenção sobre a existência de outro mundo Superior a este não causam danos, sequestros, não existe contato com seres humano e nem dá medo ou pavor quando são vistos, ....mas também existe sim seres de Natureza deformada que vivem na mesma dimensão que os seres humanos porem invisíveis se materializam e que também tomam formas para apavorar a humanidade e entrar em contato com seres daqui .
    3º) o filme diz que temos que ser puros pra nave mãe vir buscar a gente.
    RESPOSTA: Num mundo de deformações aonde nos encontramos imbuídos não existe pureza tudo se degrada se acaba se transforma como disse Lavoisier mas que também não disse o porquê das transformações, porque não era época e não tinha alcance sobre as transformações que seria mais tarde continuado pela Cultura Racional, as transformações existem porque tudo tem voltar a sua forma original de ser que era energia em seu estado natural no mundo Racional.
    .................................................................................................................................
    Todas estas respostas são apenas uma síntese para esclarecimento rápido sobre as distorções que fazem sobre os ensinamentos Racionais melhores informações nos livros: Universo em Desencanto de Cultura Racional.
    Maiores esclarecimentos poderão ser obtidos em todos os estados do Brasil e também Caravana Racional se São Paulo no Tucuruví ao lado do Shopping e metrô Tucuruví-SP
    Nenê Racional ( Chung Cheng de SP)
    Pennywise
    Pennywise

Enviada em 3 de novembro de 2014
    Fazendo uma óbvia referência, valia tudo neste filme e Mauro Lima (Meu Nome Não é Johnny) acertou em cheio ao dirigir esta grande obra do cinema Brasileiro.

Filme baseado no livro "Vale Tudo - O Som e a Fúria de Tim Maia", de Nelson Motta, a trama conta a história de Sebastião Rodrigues Maia (posteriormente conhecido como Tim Maia) nascido no subúrbio de Niterói-RJ, um moleque pobre que vendia marmitas para ajudar a sua mãe na renda familiar. Narrada vagarosamente, mas de forma competente por Fábio (Cauã Reymond) um personagem ficcional que nada mais é que uma mistura de alguns amigos de Tim, assim como Janaína vivida pela bela atriz Alinne Moraes, soma de duas mulheres que passaram pela vida do cantor. A juventude de ‘Tião’ foi bastante movimentada e com muitos “baixos e mais baixos ainda”, ainda não conhecido como artista em seu bairro, funda junto com seus amigos (destaque para Roberto Carlos em uma interpretação caricata de George Sauma), os “The Sputniks”.

Com uma ótima transição de presente e passado, o diretor consegue contar de forma muito bem humorada o caminho árduo (regado de muitas drogas, festas e álcool) que Tim Maia teve percorrer para sair do anonimato, destaque para as atuações de Babu Santana (Tim Maia no auge) e Robson Nunes (Tim Maia Jovem), eles conseguiram transmitir muito bem a personalidade e senso de humor do cantor com os bordões e frases memoráveis, mas em alguns momentos senti um exagero relativamente baixo nas piadas, dando a entender que o diretor precisava de toda forma fazer o público rir e mostrar que Tim era extremamente grosseiro e inconveniente.

Destaque também para a produção do filme e figurino (exceto a triste peruca de Cauã Reymond) que refletiram com perfeição os “anos dourados” da nossa música.
    Não achei o filme tão longo, mas confesso que com 2h20min de duração, a obra poderia facilmente ter 20 minutos a menos, sintetizando alguns trechos do filme sem prejudicar a história.

Tim Maia (Filme) não é uma obra prima cinematográfica, mas é um ótimo filme que merece ser visto por todos os amantes da música, seja no Brasil ou no restante do mundo, pois Tim Maia (Cantor, Compositor, ETC) é sim uma obra-prima da música com sua genialidade imensurável.
    Vitor Bruno A.
    Vitor Bruno A.

TIM MAIA
    “Fantástico, melhor biografia nacional já contada”

Do diretor Mauro Filho, baseado no livro de Nelson Motta “O Som e a Fúria de Tim Maia”, o filme é narrado por Cauã Reymond (Fábio Stella), conta toda a história do cantor e compositor Tim Maia, desde a sua infância a sua morte, seus altos e baixos na sua carreira e principalmente a sua vida pessoal.

Realmente uma senhora biografia, abrange mais sua vida vida pessoal, podemos ver a relação conturbada entre Tim e Roberto Carlos, cujo a primeira metade do filme explica, pois Tim começou a carreira com o Rei no bairro da Tijuca (RJ), com a banda The Sputniks, formada por, Tim Maia, Roberto Carlos, Edson Trindade e China. O longa mostra um Tim Maia com um pouco de inveja de Roberto, e Roberto fica sendo o famoso “Amigo da Onça”. Também explica alguns fatos importantes como: sua trágica passagem pelos Estados Unidos e volta ao Brasil, a relação de amor e ódio com Janaína (Aline Morais), sua ex-esposa, o péssimo comportamento com gravadoras e produtoras, o motivo de tanta faltas em shows com o qual marcou sua carreira, inumeras prisões, sua forte amizade com o cantor Fábio Stella (Cauã Reymond).
    A segunda parte do filme mostra que a vida de Tim se transformou em uma grande festa, regada a muito álcool e drogas, mais também mostra o contato dele com uma seita religiosa e o seu “Magnetismo”, uma fase “Natureza” que teve grande influência em sua vida e explica como Tim foi ao fundo do poço.

O elenco foi muito bem escolhido, e a história foi narrada da forma mais realista possível por Fábio (Cauã Reymond), e uma ótima atuação do ator. Aline Morais deu um show de interpretação como (Janaína), Susi (Laila Zaid), como sempre, muito boa em cena, Carlos Imperial, que lançou a carreira de Tim, foi vivido pelo ator engraçadíssimo (Luis Lobianco), uma atuação que roubou algumas cenas foi a do rei Roberto Carlos (George Sauma), Tim na juventude foi interpretado de maneira sensacional pelo ator Robson Nunes, mais na sua fase adulta quem atuou de maneira incrível foi o ator (Babu Santana), eu realmente acreditei que estava vendo Tim Maia.

A imagem do filme é realmente espetacular, me senti naquela época, figurino perfeito, e claro que o som e a música são pontos altos do filme.

Melhor biografia brasileira que já tive o privilégio de assistir, foi contada de forma brilhante, rica em detalhes, podemos ver fatos até então desconhecidos do público, filme longo 2:20 minutos, mais em nenhum momento cansativo, na medida certa.

O filme revela todas as facetas de Tim Maia, inclusive sua parte agressiva e descontrolada, ele realmente era uma pessoa muito difícil de se lidar, era extremamente arrogante, egocêntrico, prepotente, enfim, uma pessoa insuportável.
    Foi muito legal ter visto como Roberto Carlos e Erasmo Carlos eram muito ligados desde muito novinhos. Apesar de ser uma história bem dramática a de Tim, teve uma cena que certamente você ira rir, Tim era tão maluco que distribuiu ácido em um escritório cheio de “Caretas”.
    A meu ver, o ponto negativo do filme foi o fato de retratarem o Tim como um cara “Enlouquecido”, não de um doente, um dependente químico.
    O filme é realmente sensacional, que história fantástica.

UM VERDADEIRO MARCO DO CINEMA NACIONAL.