Tim Maia
    Você assistiu Tim Maia ?

F. V. Fraga
    F. V. Fraga

Enviada em 10 de novembro de 2014
    Tim Maia - O Filme (2014) já nasceu como uma boa experiência na telona, por contar com a trilha sonora do músico retratado. Se você é fã das músicas, dificilmente sairá da sala do cinema sem ter batido o pé ou até mesmo cantarolado ao som de canções como Vale Tudo ou Ela Partiu. O filme sobre Tim Maiasegue a linha de outras cinebiografias, como o recente Não Pare Na Pista - A melhor história de Paulo Coelho(2014), onde as interpretações somadas com a musicalidade, tem o poder de nos transportar para o contexto dos personagens.

A cinebiografia é baseada no livro Vale Tudo: O Som e a Fúria de Tim Maia - Nelson Motta. A película conta ainda com a narração de Cauã Reymond, fazendo ás vezes do autor Nelson Motta (que além de ter escrito a biografia, ainda fez a narração para uma ótima versão em audiolivro). Reymond se inspirou em Mota, para sua competente participação para a fita, como narrador e na interpretação do personagem que incorpora vários amigos e músicos que participaram da trajetória de Tim, principalmente do ex-companheiro de banda Fábio, que publicou o livro Até Parece que Foi Sonho - Meus Trinta Anos de Amizade e Trabalho com Tim Maia, que também serviu de base para o filme.

O "Síndico" é interpretado por Robson Nunes e Babu Santana, que dão conta do recado muito bem. E mesmo quem está acostumado a ver o cantor ser interpretado por Tiago Abravanel, no teatro ou TV, vai descobrir que mesmo sem ele, o longa escolheu muito bem seu elenco. Tanto eles quanto o restante dos atores estão bastante inspirados, até mesmo George Sauma, que recebeu a difícil incumbência de interpretar Roberto Carlos. Destaque para Luis Lobianco (Porta dos Fundos), no papel do fanfarrãoCarlos Imperial.

O filme, assim como os discos do artista, garante a diversão. Você vai se emocionar com a trajetória do personagem. Vai ficar feliz quando ele lançar seu primeiro hit. Irritar-se-á com a forma como ele vai lidar com o sucesso. Achará esdrúxulo o seu envolvimento com o culto que levou à composição do Tim Maia Racional. Por fim irá se embalar ao som da Musica Soul brasileira de Maia e descobrir que assim como ele dizia "Na vida a gente tem que entender; que um nasce pra sofrer; enquanto o outro ri... Mas quem sofre sempre tem que procurar; pelo menos vir achar; razão para viver..."

Nota: 7,5 (Ótimo).

"Ah! Se o mundo inteiro me pudesse ouvir. Tenho tanto pra contar, dizer que aprendi."
    Vitor Bruno A.
    Vitor Bruno A.

Enviada em 3 de novembro de 2014
    TIM MAIA
    “Fantástico, melhor biografia nacional já contada”

Do diretor Mauro Filho, baseado no livro de Nelson Motta “O Som e a Fúria de Tim Maia”, o filme é narrado por Cauã Reymond (Fábio Stella), conta toda a história do cantor e compositor Tim Maia, desde a sua infância a sua morte, seus altos e baixos na sua carreira e principalmente a sua vida pessoal.

Realmente uma senhora biografia, abrange mais sua vida vida pessoal, podemos ver a relação conturbada entre Tim e Roberto Carlos, cujo a primeira metade do filme explica, pois Tim começou a carreira com o Rei no bairro da Tijuca (RJ), com a banda The Sputniks, formada por, Tim Maia, Roberto Carlos, Edson Trindade e China. O longa mostra um Tim Maia com um pouco de inveja de Roberto, e Roberto fica sendo o famoso “Amigo da Onça”. Também explica alguns fatos importantes como: sua trágica passagem pelos Estados Unidos e volta ao Brasil, a relação de amor e ódio com Janaína (Aline Morais), sua ex-esposa, o péssimo comportamento com gravadoras e produtoras, o motivo de tanta faltas em shows com o qual marcou sua carreira, inumeras prisões, sua forte amizade com o cantor Fábio Stella (Cauã Reymond).
    A segunda parte do filme mostra que a vida de Tim se transformou em uma grande festa, regada a muito álcool e drogas, mais também mostra o contato dele com uma seita religiosa e o seu “Magnetismo”, uma fase “Natureza” que teve grande influência em sua vida e explica como Tim foi ao fundo do poço.

O elenco foi muito bem escolhido, e a história foi narrada da forma mais realista possível por Fábio (Cauã Reymond), e uma ótima atuação do ator. Aline Morais deu um show de interpretação como (Janaína), Susi (Laila Zaid), como sempre, muito boa em cena, Carlos Imperial, que lançou a carreira de Tim, foi vivido pelo ator engraçadíssimo (Luis Lobianco), uma atuação que roubou algumas cenas foi a do rei Roberto Carlos (George Sauma), Tim na juventude foi interpretado de maneira sensacional pelo ator Robson Nunes, mais na sua fase adulta quem atuou de maneira incrível foi o ator (Babu Santana), eu realmente acreditei que estava vendo Tim Maia.

A imagem do filme é realmente espetacular, me senti naquela época, figurino perfeito, e claro que o som e a música são pontos altos do filme.

Melhor biografia brasileira que já tive o privilégio de assistir, foi contada de forma brilhante, rica em detalhes, podemos ver fatos até então desconhecidos do público, filme longo 2:20 minutos, mais em nenhum momento cansativo, na medida certa.

O filme revela todas as facetas de Tim Maia, inclusive sua parte agressiva e descontrolada, ele realmente era uma pessoa muito difícil de se lidar, era extremamente arrogante, egocêntrico, prepotente, enfim, uma pessoa insuportável.
    Foi muito legal ter visto como Roberto Carlos e Erasmo Carlos eram muito ligados desde muito novinhos. Apesar de ser uma história bem dramática a de Tim, teve uma cena que certamente você ira rir, Tim era tão maluco que distribuiu ácido em um escritório cheio de “Caretas”.
    A meu ver, o ponto negativo do filme foi o fato de retratarem o Tim como um cara “Enlouquecido”, não de um doente, um dependente químico.
    O filme é realmente sensacional, que história fantástica.

UM VERDADEIRO MARCO DO CINEMA NACIONAL.
    Fabiana V
    Fabiana V

Enviada em 3 de novembro de 2014
    Achei razoável. Esperava mais da interpretação do Babu Santana que, na minha opinião, mesclou seu antigo personagem de Estômago em algumas cenas que poderiam ser mais emblemáticas (parecia mais o presidiário implicando com o Raimundo Nonato do que o irreverente Tim Maia). O que já não aconteceu com Robson Nunes, que roubou a cena na versão teen do ídolo (o gordinho que tinha tudo pra dar errado, mas deu no que deu). No mais, outras interpretações merecem destaque, como do jovem caricato Roberto Carlos e até mesmo a rápida passagem da menina Rita Lee. Gostei muito da produção, que nos remete com sucesso a um túnel do tempo, seja como exemplo, as referências sobre a construção de Brasília e a própria musicalidade da época, com menções a Buddy Holly e o acidente aéreo que ficou conhecido como O Dia em que a Música Morreu. De qualquer forma, o filme vale a pena, já que resgata um pouquinho a trajetória deste grande nome da música brasileira - embora tenham faltado alguns detalhes que foram marcantes na biografia do cantor, como a origem do apelido síndico, um pouco da briga com o mercado fonográfico e com a Rede Globo e alguns clássicos como Chocolate, Do Leme ao Pontal e Me dê Motivos. Se tocaram, foram imperceptíveis e mereciam mais destaque.
    Enviada em 31 de março de 2016
    -Filme assistido em 31 de Março de 2016
    -Nota 7/10

É com certeza uma das boas cinebiografias que o cinema nacional já produziu.O problema maior é a falta de ritmo que o elenco nos coloca.
    Faltou um pouco mais de emoção,de músicas ou até mesmo de um roteiro melhor adaptado.
    Gregory A.
    Gregory A.

Enviada em 21 de novembro de 2014
    O maior problema do cinema brasileiro, é o fato de se apegar muito a clichês voltados em filmes de favelas (que curiosamente são os melhores filmes brasileiros, mas já chegou num ponto repetitivo), e em frases como "Não desista jamais" ou "Siga em frente" que são repetidas cansativamente em todo tipo e estilo de filme. Felizmente a vida de Tim Maia não é clichê. O cantor teve uma história muito aventuresca para aprender a ter um inglês fluente, tinha suas próprias tiradas no meio dos diálogos, seus problemas de relações com mulheres, seus problemas com drogas... um filme do Tim Maia foi uma sacada incrível, ele realmente teve uma história que resultaria num filmaço, e resultou. O desenvolvimento da narrativa é forte, o filme só se apega a um clichê, que no ato final acaba funcionando impressionantemente bem. As atuações são de tirar o chapéu, Robson Nunes interpretando o Tim Maia jovem é ótimo, mas o destaque está no Babu Santana fazendo Maia já famoso, é simplesmente espetacular, ele consegue passar uma arrogância, mas ao mesmo tempo nunca perde o humor. As trocas de estado do protagonista também são muito boas, apenas com a feição de Santana você vê o que o personagem sente. Difícil por ser um filme nacional, mas Babu merece uma indicação ao Oscar. Todo o elenco coadjuvante também está perfeito, Alinne Moraes e Cauã Reymond estão ótimos como sempre. Alinne consegue passar uma imagem de interesseira e Cauã consegue convencer bastante o público nesse laço de amizade que ele tem com o Tim, portanto, ambos estão muito bons. O único problema é George Sauma interpretando Roberto Carlos. Ele não convence nem um pouco, mais parece uma imitação gozada tirada do Programa Pânico (A cena em que Tim tenta falar com Roberto depois de famoso é muito boa, mas a conversa que os dois tem logo em seguida é muito fraca). Partindo pro lado técnico, a recriação dos anos 60 e 70 é nitidamente bem explorada, desde os cenários até o figurino, que utiliza as mesmas roupas e estilo da época perfeitamente. A única conclusão que eu cheguei, é que até agora, Tim Maia foi o melhor filme do segundo semestre de 2014. É um exemplo de filme que se sustenta através de bom roteiro e não com efeitos visuais, que é a moda hoje em dia. Recomendo fortemente que você assista e torço pela disputa do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Provavelmente vai demorar para sair outro filme de um ícone tão memorável que virá a ser melhor que esse. Sem dúvidas um dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos.
    Priscila S.
    Priscila S.

Enviada em 17 de novembro de 2014
    O filme termina com vários aplausos, gente em pé e chorando.. Mas o que emocionou mesmo foi o talento do Tim. O filme poderia ter focado também nas qualidades e na musicalidade sublime e única do nosso queridão debochado, apesar de não se tratar de um musical, as músicas poderiam ter sido mais exploradas em detrimento do comportamento nada equilibrado da voz mais expressiva e linda "made in Brazil".
    Wesley R.
    Wesley R.

Enviada em 20 de outubro de 2014
    Pow parece ser show de bola esse filme...
    Contando a historia de um dos maiores cantores do Brasil !

#TimMaia
    Luana O.
    Luana O.

Enviada em 6 de fevereiro de 2021
    Uma pincelada muito rápida sobre a vida de Tim Maia. Precisamos reconhecer a garra, e determinação desse excelente cantor. Babu e Robson foram muito fiéis ao personagem. É uma boa obra, nos dá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esse ídolo incrível.
    Crismika
    Crismika

Enviada em 6 de novembro de 2014
    Uma produção brasileira de excelente qualidade, com interpretações impecáveis de Tim Maia jovem e mais velho pelos dois atores que o interpretam. Um filme que deixa quem viveu nessa época muito saudosista, querendo reviver esses ANOS INCRÍVEIS. Mas quem não viveu isso deve assistir ao filme para ver a importância de um astro brasileiro, ou seja, o REI DO SOUL. Dá vontade de levantar no cinema e dançar. Indico a todos.
    Taiani M.
    Taiani M.

Enviada em 26 de novembro de 2014
    Que triste essa mania de que cinebiografia tem que dar conta de toooooda a vida do personagem... O filme é até divertido em sua primeira metade, mas vai perdendo o gás conforme Tim envelhece.