Cine Holliúdy
    Você assistiu Cine Holliúdy ?

Enviada em 1 de janeiro de 2014
    Um filme arretado! O filme ficou excelente, superou o orçamento moderado e deu um show nas telas dos cinemas - cearenses em especial, por bater vários recordes do estado.
    O elenco é espetacular, fez atuações brilhantes e o bom e velho humor cearense!
    RonaldLuis
    RonaldLuis

Enviada em 26 de novembro de 2013
    Fenômeno da sétima arte 'Cine Holliúdy', um filme arretado de bom, e Made in Ceará. Pense num filme arrumbado!

Dirigido por Halder Gomes, cineasta cearense, o filme mostra a molecagem cearense com muito humor e com um roteiro que adapta de forma magistral seu curta de sucesso 'O Astista Contra o Cabra do Mal'. É o primeiro filme nacional falado em cearensês, até legenda o filme possui. É nítida a influência do diretor que viveu essa história quando ainda era pivete. O personagem 'Valdisney' caracteriza esse fato.

Interior do Ceará, década de 1970. A popularização da TV permitiu que os habitantes da cidade desfrutassem de um bem até então desconhecido. Porém, o televisor afastou as pessoas dos cinemas. É aí que Francisgleydisson entra em ação. Ele se muda com a família para Pacatuba (um pequeno município do Ceará) e lá abre o Cine Holliúdy, um pequeno cinema da cidade que terá a difícil missão de se manter vivo como opção de entretenimento exibindo seus filmes de artes marciais. .

A trilha sonora do filme, é interessante, sempre bem colocada, nos remete ao período do filme e consegue fazer rir de alegria e chorar de emoção. O elenco está bem, com a participação de vários humoristas cearenses em situações cômicas. No entanto, Edmilson Filho rouba a cena interpretando Francisgleydisson, cabra lutador, como todo e qualquer brasileiro, que tem que se virar nos 30 para sobreviver.
    Minha crítica se restringe ao personagem do pastor interpretado também por Edmilson Filho. As cenas em que ele aparece, não tem liga com o resto do filme, sendo desnecessárias para o enredo. O filme expõe vários personagens (a gostosa, o galã, o gay, a fofoqueira, o riquinho etc), mas sem estereotipá-los. Não obstante esse ponto fora da curva, a produção expõe a questão da perserverança de um homem nordestino para realizar um sonho, apesar das intempéries.
    O filme estreou apenas no Ceará, e tem se mostrado um sucesso de público. Ficou em 10º no Ranking Brasil, e sua média de público por sala, superou o sucesso que o 'Tropa de Elite 2' teve na época de sua estréia. Dia 30 de agosto o filme será exibido nas principais cidades do Norte/Nordeste.
    Wagner Carioca
    Wagner Carioca

Enviada em 20 de novembro de 2013
    Um roteiro humilde sem grandes pretensões que cumpre fielmente seu papel: divertir.
    Enviada em 17 de novembro de 2013
    No início, a gente pensa que vai se distrair e se divertir, principalmente com as crianças cearenses. Mas, lá pelas tantas, fica evidente que o filme é pobre de conteúdo, chato e cansativo, tentando fazer rir com as repetidas expressões do “cearensês”.
    Gustavo G.
    Gustavo G.

Enviada em 17 de novembro de 2013
    É com filmes simples, sem grandes orçamentos que vemos as melhores histórias! Excelente!!!
    Elton C.
    Elton C.

Enviada em 12 de novembro de 2013
    AVISO:

Antes de qualquer coisa Peço: NÃO AVALIEM ESTE FILME COMO SENDO DE COMÉDIA, ao menos não equipare-o a produções como , Os Normais ou como os do Jim Carrey. é fundamental que se compreenda que o mote da história é o drama que o "cinema de várzea" passou a enfrentar durante os anos 70, com a popularização da TV. Outro lembrete importantíssimo é que os personagens não são "inventados do nada", mas são em sua maioria, fiel cópia de criaturas únicas e verdadeiras, existentes nordeste afora.

RESENHA:

De fato o filme peca por uma edição um pouco confusa, aliado ineficácia da legenda que não traduz o significado dos "dizeres" em "cearencês". No meu caso, que sou cearense até os ossos não tive qualquer problema com dialeto, mas eis que as pretensões da produção é (merecidamente) alçar todos as salas Brasil afora, por isso que desqualifico a legenda apesar de sua inventiva criatividade (acertaram o feriado mas erraram o santo). Outro ponto que careceu de atenção, foi o enredo em si, há uma dramacidade descabida em pontos sazonais da película. O ponto alto sem dúvida é a incrível improvisação de Edmílson Filho, e os inúmeros e divertidíssimos diálogos, o quê, na minha opinião pagam o ingresso e torna esta produção tão única como ela é. Há lembrem-se da dificuldade de se fazer um filme em que se retrata toda uma realidade de uma região, de uma cultura, em que o resto do país insiste em negar e esquecer, e some-se a isso a escassez dos recursos financeiros para realização do mesmo. Ao Halder Gomes e todo seu Elenco só posso tirar meu chapéu!
    Iraneidy R.
    Iraneidy R.

Enviada em 22 de outubro de 2013
    Bom só pra começa um filme brasileiro com legenda e palhaçada, e muito bom querer mostrar que na região nordeste falta cinema mas isso poderia ter sido de uma forma mais interessante. Ele pode te tira poucas risadas, mas não tanto para se torna um filme que se chame de comédia.
    Layrton M.
    Layrton M.

Enviada em 16 de outubro de 2013
    Maior perda de tempo de minha vida. Não viria nunca novamente esse filme.
    William
    William

Enviada em 14 de outubro de 2013
    O filme é engraçado, mostra costumes e o linguajar típico do sertão cearense mas exagera um pouco, parece que a intenção é destacar exatamente esta "linguagem", onde se vê situações forçadas exatamente para expor palavras e frases típicas, as legendas em nada ajudam, pois elas não traduzem os significados, deixando os que não entendem ainda sem entender do mesmo jeito, pois dá pra entender o que os personagens falam, mas não que eles querem dizer e o significado de certas palavras, o final deixou um pouco a desejar, dá a impressão que acaba na metade da história. Mas vale a pena, gostei do filme não só por eu ser cearense(do interior) mas pela originalidade e ousadia.
    Fábio C.
    Fábio C.

Enviada em 26 de setembro de 2013
    Excelente! Comédia de enredo simples, mas com foco nas interlocuções regionais que fazem todo o diferencial do filme. Recomendadíssimo!