Cine Holliúdy
    Você assistiu Cine Holliúdy ?

Mariana R.
    Mariana R.

Enviada em 24 de janeiro de 2014
    Muito Bom ! me apaixonei por esse filme divertido e louco exatamente como sou
    Walter G.
    Walter G.

Enviada em 4 de janeiro de 2014
    Idéia genial! Muito engraçado, Inovador, Cultural. Certamente deve ter sofrido com um orçamento apertado mas tirou água de pedra e o conjunto ficou excelente!
    Sérgio C.
    Sérgio C.

Enviada em 29 de dezembro de 2013
    Peense num filme paidégua, macho! E não venha com essa baitolagem de dizer que ele é peba! Afinal, o orçamento foi bem acochado. E não seja abestado de comparar Cine Holliúdy com essas fuleragens americanas metidas a espilicute. Esses baitingas são tudo estribado, adoram botar boneco e podem ficar aperreados e querer dar um mói de pêia em você... (*

Se você entendeu direitinho, pode assistir tranquilo Cine Holliúdy, sem legenda. Caso contrário, leia a tradução para o português, abaixo.

Que filme maravilhoso, meu amigo!
    Não devemos criticá-lo, inclusive porque seu baixo orçamento não pode ser comparado às caríssimas produções norte-americanas de baixa qualidade, disfarçadas de super-produções.
    Os ianques são orgulhosos, têm muito dinheiro, gostam de ostentar e podem ficar nervosos a ponto de querer agredi-lo. Ver blog no link.
    pedrovinsky
    pedrovinsky

Enviada em 26 de dezembro de 2013
    Filme com excelente roteiro, elenco e desenvolvimento dos personagens. Dá uma certa nostalgia de ver as cenas das spoiler: crianças jogando bola, do povo se surpreendendo com a televisão e até vendo um filme no cinema
    . As legendas caíram muito bem no filme, eu confesso que não entenderia algumas palavras sem elas. O ponto mais alto do filme foi spoiler: a reação das pessoas ao ver o cartaz do filme e imitando os gestos dos lutadores no banco
    . Não tem só o lado humorístico, também tem o dramático, como a realidade das pessoas que viviam ali e do sonho que o personagem principal tinha. Assisti na TV, merecia maior destaque.
    Enviada em 10 de novembro de 2014
    Uma visão bem diferente do cinema.Principalmente na relação filmes orientais.Tratada de uma forma divertida,Cine Holliúdy,consegue juntar o que o cinema nacional juntava em um passado não muito distante.Trazer as histórias nordestinas,e com uma variedade enorme de personagens.Foi dessa forma que o cinema nacional,se consagrou,fazendo produções divertidas,como O Auto da Compadecida.Mas chega a época,onde a alegria daquela região toma de conta novamente com naturalidade,de como fazer uma comédia,sem tentar forçar o riso,(como essas novas comédias nacionais bem repetitivas,e sem um pingo de criatividade no humor).Talvez é o melhor filme de comédia nacional do ano (disparadamente)...
    João Bosco d.
    João Bosco d.

Enviada em 20 de dezembro de 2013
    Sobre o filme Cine Holliúdy:
    Extraordinário! A imagem apaixonante do Nordeste e da cultura popular brasileira, sem os arremedos estereotipados. Simples e bonito. Muito engraçado e talentoso. Os artistas parecem figuras do povo mesmo, ou o povo é que é artista!
    Amanda C.
    Amanda C.

Enviada em 19 de dezembro de 2013
    O filme traz algo bem interessante: a cultura tão peculiar do Ceará. Há tanto aprofundamento que, mesmo em português, o filme necessita de legenda. Vale o incentivo ao cinema nacional.
    Dog Salino
    Dog Salino

Enviada em 18 de dezembro de 2013
    Cine Holliúdy se passa no interior do Ceará e no que parece, ser os 70. Com medo do crescimento da televisão e, certeira evasão das salas de cinema, Francisglaydson, apaixonado pela cinematografia, tem uma vida quase cigana, com sua família. Fugindo com sua esposa e filho para onde o "monstro" da TV não apareça.
    Falando "Ciarencês", o filme é uma grande piada, uma brincadeira. Seja com religião, com gay, com as "espelicutes" e, principalmente com a forma cega com que se consome arte nesse país. A princípio, o sotaque e a "exagerância" podem parecer estranhos, a solução encontrada foi acrescentar legendas, o que torna tudo ainda mais engraçado.
    Embora se arraste, e em determinado momento, perde-se um pouco a noção de tempo, Cine Hollúdy, é filme para família. Não tem preocupação em ser poético ou bonito. Nem mesmo tem um discurso eliminar a TV da mente das pessoas. Vem apenas para divertir. Mostrando que nem só de sexo e piadas idiotas vive nosso cinema. A ideia do Roteirista é uma só: Divertir.
    O elenco é encabeçado pelo maravilhoso e arretado Edmilson Filho e por Miriam Freeland, Cine Holliúdy pode não ser sucesso, mas é sem dúvidas uma das melhores estreias do ano. Vale a pena assisti
    Fernanda S.
    Fernanda S.

Enviada em 4 de dezembro de 2013
    comédia totalmente diferente das em circulação no país. Mais original, alicerçada no que o humor cearense tem de melhor: seu dialeto particular. absolutamente imperdível.
    Daniel L.
    Daniel L.

Enviada em 28 de novembro de 2013
    Com uma história bem simples e forte apelo regional, Cine Holliúdy provavelmente é o primeiro filme brasileiro - quem sabe do mundo! - com legendas para o seu próprio idioma. Parte disso se deve à velocidade de fala do povo nordestino, proporcional à sua velocidade de raciocínio, que pode deixar os mais desacostumados perdidos, pensando se tratar de uma língua estrangeira – falo isso por experiência própria não de quem escuta, mas de quem fala. Muito divertido e agradável de acompanhar, traz ainda uma bela mensagem sobre a situação dos cinemas no Brasil. Mas seria um filme apenas para quem tem alguma identificação com a cultura nordestina? Sente na frente da sua TV telefunk colorida de 12 faixas e tire a dúvida!
    A simplicidade do enredo nem de longe tira a brilho de Cine Holliúdy. É de fato um filme pequeno, com suas limitações, porém com um propósito grandioso. Conta a história de uma família do interior do Ceará que resolve, mais uma vez, largar tudo e ir para Pacatuba tentar abrir um cinema e viver da grande paixão de Francisgleydisson, patriarca da família, paixão está que já se manifesta forte no filho. E estamos falando de um cinema precário, parecido com aquele feito pelos irmãos Lumière no final do século retrasado. O começo com a apresentação dos personagens já mostra ao espectador toda a criatividade que ele está prestes a vivenciar: nomes como Francisgleydisson e um sagui denominado “afilhado de King Kong”. E como não rir de expressões como “mão de peia”, “cãibra no pulmão”, “bibelô de macumba”, “baitolagem medonha”, “chicletim de baleia” ou “pleura central da peridural”? Ou da tradução dos títulos dos filmes apresentados por Francisgleydisson, onde Godzila se transforma em Calango do Cão? Muito mais interessante do que as traduções do barulho dos filmes da sessão da tarde. É um raciocínio aguçado, delicioso de presenciar. Você só verá um povo tão sagaz quanto o nordestino quando o papa casar, te garanto. Um povo sofrido, ingênuo a ponto de se impressionar com coisas que aparecem nos filmes e que não impressionam nem uma criança de dez anos, mas que deveriam, sim, ser impressionantes. Um povo que celebra as coisas simples da vida, como uma inauguração de um banco...de praça, por um prefeito desonesto, que usa palavras complicadas e desconexas em frases de discursos para tirar proveito desse mesmo povo que, mal sabe ele, apesar de todas as dificuldades, ainda praticam sem titubear preceitos importantes tão em desuso hoje em dia. Sim, Cine Holliúdy mostra, por exemplo, a importância de a família estar sempre junta nas dificuldades e adversidades, além de mostrar também toda a criatividade e perseverança do nordestino para sair desses momentos complicados. E mesmo com todas estas belas lições, o que marca de verdade é a mensagem da magia do cinema. Cine Holliúdy é um Cinema Paradiso brasileiro. Levar o cinema é levar o sonho, como bem diz o personagem principal do longa.
    Os atores são um espetáculo à parte. Eles interpretam eles próprios, com uma simplicidade absurda. Colocá-los para fazer um papel mais profundo, que exige mais de um ator? Muito provavelmente não se sairão bem. Mas o que importa é que neste filme eles cumprem e bem o seu papel de convencer o espectador. A reação da plateia spoiler: na cena final do filme, contada por Francisgleydisson devido a um problema com o projetor
    , exemplifica com chave de ouro como a atuação de todos os atores se encaixa bem com o filme. É algo que vem de dentro, espontâneo, que parece não ter vindo de um roteiro. O espectador fica emocionado ao mesmo tempo em que não consegue segurar a gargalhada. E graças a deus que em todo final de filme, todo vilão é morredor e piada com cego nunca perde a graça!
    Será que o cinema vai acabar por causa da televisão? No fim a dúvida que tanto atormenta os amantes de cinema em Cine Holliúdy também assola os cinéfilos da vida real. A mensagem que fica não poderia dar uma resposta melhor a essa questão: a vida não tem sentido sem histórias. Cine Holliúdy um filme que cumpre bem o seu papel de divertir e vai além, mostrando uma realidade triste para quem ama se emocionar na sala escura. Recomendadíssimo. Tuends.