Será Que?
    Legal
    Será Que?

Quero ser Harry & Sally

por Francisco Russo

Relacionamentos amorosos costumam ser imprevisíveis. Ninguém acorda um belo dia dizendo “hoje vou me apaixonar por aquela pessoa”, vai lá e pimba, flecha do cupido no alvo! A química da paixão possui nuances tão variadas que é difícil até mesmo saber quando se está mais propício para encontrar sua possível cara-metade, tudo simplesmente acontece sem você nem se dar conta direito. Às vezes por aquela pessoa que está ao seu lado, ouvindo e falando constantemente, como seu melhor amigo(a). Acontece. Bate então o medo do fim da amizade, do “tudo vai mudar”, mil coisas. Tem gente que troca de namorado(a) com a maior facilidade, mas faz questão de não perder o amigo(a). É esta dúvida eterna que norteia o simpático Será Que?, comédia romântica estrelada pelo eterno Harry Potter, Daniel Radcliffe.

É bem verdade que o tema “amizade que vira algo mais sério” já foi abordado (com muita competência) pelo ótimo Harry e Sally - Feitos um para o Outro. A comparação é inevitável devido à proposta, apesar dos filmes serem bem diferentes. Este Será Que? tem uma pegada mais adolescente, no sentido de brincadeira boba mesmo, daquelas que provocam risadas no casal e, em certos momentos, causam constrangimento aos que estão em volta. Este mundinho próprio criado entre ele e ela talvez seja o grande mérito do filme, permitindo que o público crie uma simpatia imediata pelo casal. Por outro lado, é também a causa do maior problema do filme: o excesso de piadas escatológicas.

Há ainda outros poréns. O casal amigo, formado por Adam Driver (série Girls) e Mackenzie Davis (Namoro ou Liberdade), é estereotipado até dizer chega, ressaltando sempre o ar descolado existente nos relacionamentos modernos. O personagem de Driver serve como “ombro amigo” de Wallace (Radcliffe), no sentido de ouvir suas lamúrias sobre estar apaixonado pela melhor amiga e, de vez em quando, soltar comentários ácidos sobre seu comportamento. Já do lado dela, há uma insistência na questão da animação. O problema não é nem sua existência, mas a falta de uso na proposta: trata-se de um mero bibelô que enfeita o filme, em certos momentos.

Apesar de inconstante e obviamente previsível, Será Que? agrada principalmente pelo casal protagonista. Se não chegam a brilhar, Daniel Radcliffe e Zoe Kazan conduzem seus personagens com competência e demonstram uma boa química quando estão juntos, combinando até mesmo na altura. Um filme simples, sem grandes pretensões, que aborda a complexa questão da amizade que vira amor seguindo o manual dos dias atuais, com muitas citações pop e brincadeiras. Se não tem a sensibilidade e a maturidade de Harry & Sally, ainda assim consegue oferecer um certo charme.

• Ana Paula Carneiro
      O que isso tem a ver com o filme ? Mas já que tocou no assunto, tá feliz com o resultado do impeachment? Tá gostando de pagar óleo de soja a 9 contos ?