Cinquenta Tons de Cinza
    3,2
    Você assistiu Cinquenta Tons de Cinza ?

Eduardo José J.
    Eduardo José J.

Enviada em 28 de fevereiro de 2016
    Roteiro excelente, uma história, apesar dos momentos bastante sensuais, envolvente e estimulante. O protagonista mostra ao público uma vida coroada de vitórias através do trabalho, inteligência e visão, sua construção é impecável! A evolução dos personagens Christian e Ana poderiam ter levado o filme à disputa do Oscar 2016 na categoria de Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado. Eu também acho que a Fotografia de Cinquenta Tons de Cinza vale disputa no Oscar, apesar dos indicados serem fantásticos nessa categoria. Eu gostaria muito de ver a continuação dessa história e que ela tenha um final feliz para esse inebriante casal. :)
    Enviada em 25 de janeiro de 2016
    O cinema sempre gera calorosas discussões quando o tema é: Arte x Indústria. Desde os seus primórdios, ao longo de pouco mais de um século de existência o cinema alternava entre a expressão criativa do artista (a história que ele queria contar), e a aceitação popular, pois o sucesso ou fracasso de uma obra já estavam diretamente relacionados às bilheterias da classe operária, principal consumidora do “produto” na época. Não há uma explicação exata para entendermos como, em pleno século 21, muitos não conseguem aceitar que o cinema é uma indústria sim, que visa lucros e formas de se manter em atividade no seu ramo de negócio, assim como qualquer outra empresa. Um exemplo da importância do “olhar industrial” é o filme “O Portal do Paraíso” (1980) que custou $44 milhões de dólares após um orçamento inicial sete vezes menor e ao redor do mundo arrecadou apenas $1,5 milhão, levando à falência o estúdio United Artists, um dos mais tradicionais da história, que fora fundado em 1919 por vários artistas, entre eles, Charles Chaplin.

Claro que não é nada “romântico” pensar assim. Principalmente para nós, os cinéfilos, a Sétima Arte é muito mais do que isso. Quando pensamos em cinema, nos apaixonamos pela “conexão emocional” que um filme nos proporciona, através de um grupo seleto de artistas da mais alta categoria: atores, atrizes, diretores, escritores, fotógrafos, músicos, estilistas, escultores, maquiadores, etc. Naquele momento não queremos saber que foi um produtor – um homem de negócios – que tornou aquela experiência viável e possível. Nem paramos para pensar quantos filmes foram preteridos para que pudéssemos ver aquele filme, naquele horário e naquela sala daquele cinema.

Cinquenta Tons de Cinza é um “case” de sucesso absoluto do ponto vista comercial. Escrito por E. L. James, uma ex-produtora de TV que tinha o sonho de escrever um livro e quando decidiu fazê-lo, criou uma trilogia que fez enlouquecer milhões de leitores ao redor do mundo. O sucesso foi tão rápido e surpreendente que já superou a marca de 100 milhões de cópias vendidas, traduzido para 51 línguas diferentes, sem falar nas versões digitais disponibilizadas “ilegalmente” pela internet. Conseguem imaginar se uma versão cinematográfica deste fenômeno faria sucesso comercialmente?

Só que mesmo um projeto com grandes chances de sucesso financeiro precisa ter seus riscos minimizados. E é justamente nessa etapa do processo que nós, espectadores seremos diretamente afetados, pois são as decisões aqui tomadas que definirão se o filme será polêmico ou conservador, cheio de estrelas ou com atores/diretores emergentes, entre outras coisas. Após alguns problemas com a escolha do elenco, ficou definido (há quem diga que pela própria E.L. James) que Sam Taylor-Johnson seria a diretora e Kelly Marcel a roteirista. Quanto à dupla de protagonistas, Jamie Dornan seria Christian Grey, um jovem atraente e milionário com gosto sexual peculiar e Dakota Johnson seria Anastasia Steel, uma jovem estudante de literatura ainda virgem. Por obra do acaso, o destino dos dois se cruza e eles se envolvem em uma relação sensual e perigosa. A primeira versão do roteiro tinha muito mais cenas de sexo, como no livro, e era muito mais explícita que a versão final, dos cinemas. A ideia era fazer um filme realmente provocador, para maiores de 18 anos. Mas foi rejeitada pelo estúdio, pois não queriam perder uma enorme parcela do seu público, os adolescentes. Esta abordagem mais “conservadora” com certeza comprometeu o saldo final do filme antes mesmo de começar a ser filmado, mas por outro lado, como vimos, foi minimização de riscos.

Eu não vou mentir e dizer que gostei do filme. Mas também não vou ficar inventando defeitos e entrar em assuntos polêmicos que diminuam o trabalho realizado, como o de que o filme seja uma apologia à violência contra a mulher. Analisando a qualidade cinematográfica de Cinquenta Tons de Cinza, a estética empregada foi muito bem feita. As cores e a arte são cuidadosamente pensadas e a fotografia do duas vezes Indicado ao Oscar Seamus McGarvey conseguem equilibrar o “glamour” e elegância de todos os ambientes que Christian Grey frequenta com seu charme. Isso contrasta muito bem com seu “quarto vermelho”, que embora nada romântico, permanece elegante. Isso ajuda a compreendermos melhor o personagem, e o mesmo acontece com Anastasia, só que em seu universo totalmente oposto ao de Christian, muito menos glamouroso.

As atuações de ambos são aceitáveis, levando em conta a baixa qualidade dos diálogos e situações constrangedoras pelas quais os dois (especialmente Anastasia) teriam que passar. Vale lembrar que Jamie Dornan não teve todo o tempo adequado em relação aos outros para se preparar para o papel, pois fora chamado de “última hora” após a desistência de Charlie Hunnan. Quem leu o livro percebeu também que a versão do cinema tem elementos muito mais cômicos, o que trouxe um ar mais leve e fez o filme não tentar se levar tão a sério. Em outras palavras, a menos que seja um fã fervoroso ou um “chato de plantão”, é um filme que você pode assistir seja por curiosidade ou gosto pelo tema sem se decepcionar demais.

Os “defeitos” de Cinquenta Tons de Cinza, infelizmente, estão nos aspectos mais relevantes do filme. A escolha de um “quarteto principal” (diretora, roteirista, ator e atriz) menos experiente e pouco experimental foi óbvia para o que o estúdio pudesse manter o controle total do projeto sem grandes problemas. Mas esta pouca liberdade criativa resultou em uma visão muito fria da obra, não captaram a paixão e sensualidade que um filme de teor erótico deveria ter. Com o poderoso potencial de estímulo visual à disposição (os atores passam metade do filme nus e há muitas cenas de sexo), é estranho que o filme não consiga despertar a fantasia e a libido com a intensidade que o livro consegue.

Quando sentamos em uma poltrona de cinema e começamos a ver um filme, automaticamente estamos querendo ser enganados. É isso. Queremos alimentar nossa imaginação, desejamos ver histórias que acontecem com os outros, seja para nos identificar com a história/personagem ou apenas pelo prazer de observar e saciar nossa curiosidade. Um bom filme, do minuto inicial até subirem os créditos finais, é aquele que nos “desliga” do mundo real. É por isso que não achamos tão absurdo um super-herói mascarado salvando uma cidade que não existe. Ou que carros possam voar, animais falar, ou até que um peixe palhaço atravesse o oceano para salvar seu filho desaparecido.

Ao longo de suas 2 horas e 5 minutos, Cinquenta Tons de Cinza não consegue isso. Não faz parecer real o drama sofrido por Christian, que poderia ser muito mais profundo do que um simples diálogo com Anastasia na cama, onde ele conta seus traumas de infância, por exemplo. Pelo contrário, somos convidados a apenas observar do outro lado da tela e esperar para saber quem irá ceder primeiro, Christian ao amor ou Anastasia ao contrato.

E, para finalizar, desde o colégio aprendemos que uma história tem início, meio e fim. Por mais que este seja apenas o primeiro de uma trilogia, todo filme em si é uma unidade e necessita de conclusão – tomem como exemplo a saga Harry Potter ou O Senhor dos Anéis. Para ser mais rigoroso, cada cena deveria ter começo, meio e fim. Cinquenta Tons de Cinza força a barra ao simplesmente ignorar um terceiro ato, terminando de forma brusca e, me perdoem que não concorda, sem sentido. Um filme que grita mais erros do que acertos, mas que os fãs vão adorar e aguardar ansiosamente pelas sequências. O que consola é que poderia ter sido muito pior do que realmente é e tem potencial para melhorar, caso decidam captar melhor a essência da obra e ousar, para provocar mais.
    Valnez
    Valnez

Enviada em 17 de janeiro de 2016
    Não li o livro, mas pensei que o filme seria mais interessante, muito sem sal, tenho dó da atriz principal, é muito bonita e devia ter oportunidades em filmes melhores.
    Sandro P.
    Sandro P.

Enviada em 13 de janeiro de 2016
    Não li o livro para compara-lo, mas pela critica negativa da impressa achei que o filme seria bem pior... É verdade que faltou química ao casal, mas no geral gostei do filme. Nota 7!
    Jackson F.
    Jackson F.

Enviada em 2 de janeiro de 2016
    Minha esposa assistiu e disse que o filme é maravilhoso mas o final é intrigante tem um gostinho de quero mais. Vontade de ver o que acontece depois do final.
    Flávia F.
    Flávia F.

Enviada em 28 de dezembro de 2015
    Não dou nota menor porque já vi filmes piores. Que historinha fraca, viu? Conseguiu ser pior que o livro. Não digo isso pela relação BDSM, mas por causa da história mal desenvolvida e muito mal escrita da trilogia. E.L.James teve uma boa ideia, mas não soube desenvolvê-la direito (nos três livros). Então, o roteiro do filme não tinha como ser melhor mesmo. Na verdade, o primeiro livro não tem praticamente nenhum enredo consistente, é só sexo, sexo e mais sexo, em qualquer situação, portanto o filme não tinha como mostrar nada além disso. É claro, cortaram muita coisa, como sempre acontece nas adaptações como essa, mesmo porque se tivesse todos os detalhes, o filme viraria um pornô. No geral, a fotografia, o figurino, a trilha sonora, a direção, até estão boas. Quanto a atuações, Dakota Johnson e Jamie Dornan não tinham mesmo como ser melhores, porque a história em si é muito rasa e as características de seus personagens não são exploradas de forma mais profunda. Especialmente Christian Grey, um personagem tão complexo e praticamente desperdiçado na trama. Realmente não é um filme que recomendo, muito menos veria de novo. Não sei como há ainda quem classifique esse filme como maravilhoso.
    Ana Luiza C.
    Ana Luiza C.

Enviada em 19 de dezembro de 2015
    O primeiro filme da franquia Cinquenta Tons foi dado como surpreendente de variadas formas ao longo de seu lançamento tanto nos Estados Unidos, quanto aqui no Brasil.
    A primeira coisa que surpreendeu os espectadores foram os atores escolhidos para o casal principal. Apesar de toda a especulação - e também votação - que teve na internet, foram relativamente poucas pessoas que tiveram uma agradável surpresa quando Dakota Johnson foi a escolhida para interpretar a bela, sedutora e inocente Anastácia Steele. A surpresa aumentou de nível ao longo do filme quando todos aqueles que assistiram o filme perceberam - muito a contra gosto da maioria - que Dakota fora uma excelente escolha para esse papel. Ao interpretar Ana, Dakota conseguiu nos passar a imagem da garota inocente que começava a descobrir quais seus limites a cerca de seu desejo pelo irresistível Sr. Grey.
    Quando Jamie Dornan aceitou o papel para representar Christian Grey em Cinquenta Tons, ninguém imaginava o quão sexy ele poderia ser ao se jogar na trama, mostrando a todos que a dor pode ser o maior Prazer que tememos sentir em nossa vida.
    EL James, ao escrever a trilogia - e que agora está republicando Cinquenta Tons agora na visão de Christian, nos fazendo mergulhar na cabeça de Grey durante toda a trama - nos mostrou um lado do sexo que muitas pessoas tinham medo e preconceito por não saberem o que era realmente aquele mundo diferente.
    Agora um ponto contra que não me deixou confortável de insinuar que o filme é perfeito, é o fato de que durante todo o filme são quase ínfimas as cenas mais picantes que enchem a maioria das páginas do livro. Por todo o tempo as únicas partes que "mostram" o corpo dos dois são:
    spoiler: 1º Eles na cama na primeira vez de Ana, quando ele estar em cima dela ao transarem, mostrando assim, suas costas. 2º Ela com ele no banheiro quando os dois tomam banho juntos. ela deixa o roupão cair mostrando seus seios e sua barriga e ele mostra suas costas e bunda.

Não que no filme não tenha mais nenhuma semi nudez, mas esses dois momentos são os mais "decisivos" pois é o inicio do "relacionamento" quem ambos tem.
    Eu gostaria que tivesse aparecido mais coisas, ou que tivesse mais cenas, pois dessa forma o filme ficou muito "água com açúcar" e sinceramente, Cinquenta Tons merecia um pouco mais de pornografia - quando digo pornografia é o fato que deveria ter algumas das cenas que fazem do livro o que ele é - onde o sexo é visto como um meio para o prazer não importa como se chegue lá.
    apesar de tudo, Cinquenta Tons está mais do que recomendado e espero que quem o assista não se arrependa.
    #NetoUlrich
    #NetoUlrich

Enviada em 29 de março de 2017
    um filme toaco.... faltou muita coisa pra se tornar bom.
    perdi meu tempo vendo esse filme.
    esperava pelo menos metade do que ouvi falar.
    Vilmar O.
    Vilmar O.

Enviada em 7 de dezembro de 2015
    Muito bom e bem acima do que a crítica malhou o filme. Romance fora do trivial. Se o casal de protagonistas fossem melhores atores, seria nota 10.
    Cristiane M.
    Cristiane M.

Enviada em 7 de dezembro de 2015
    Realmente, fizeram muito estardalhaço por nada nesse filme. Gostei,mas faltou finalizar melhor. Deixou aquela sensação de que na hora em que você ia comer aquele melhor pedaço de uma fruta ou um doce, e ele cai no chão.