Depois Daquela Montanha
    Fraco
    Depois Daquela Montanha

Difícil de sobreviver

por Lucas Salgado

Um drama de sobrevivência estrelado por Kate Winslet e Idris Elba? Não precisa nem maiores detalhes para despertar o interesse do público. Os dois atores são conhecidos por escolher muito bem seus trabalhos, com raras exceções, é claro (alguém falou em Divergente?). E falando em exceções... este aqui é mais um caso de projeto infeliz estrelado pela dupla.

Depois Daquela Montanha conta a história de Alex (Winslet) e Ben (Elba), duas pessoas que ficam presos num aeroporto e temem perder compromissos inadiáveis. Às vésperas de seu casamento, Alex decide fretar um jatinho e convida Ben para dividir as despesas. Após um acidente, o avião acaba caindo em uma região montanhosa tomada por neve, sem vestígios de civilização por perto. Os dois, então, devem decidir se permanecem no local e esperam por um socorro ou se procuram alguma cidade ou moradia por perto.

Winslet e Elba são atores talentosíssimos, e possuem uma boa química juntos. No entanto, nada salva o pobre roteiro de J. Mills Goodloe e Chris Weitz. Na verdade, chega até a ser um mistério como atores do tamanho dos dois protagonistas aceitaram a gravar algumas das linhas presentes no texto, especialmente a breguíssima cena final.

Dirigido por Hany Abu-Assad, o filme representa uma tendência do cineasta pelo épico raso, pelo mais fácil. Após o ótimo Paradise Now, ele realizou o piegas e clichê O Ídolo e agora vem com The Mountain Between Us (no original).

A obra não funciona como ação, drama de sobrevivência ou romance. Oferece belas tomadas, muito por causa das paisagens incríveis da região. A fotografia de Mandy Walker reforça os vastos espaços e a força daquela imensidão branca, mas é muito pouco para salvar o filme, algo que nem dos badalados protagonistas conseguem.

Contando com Beau Bridges e Dermot Mulroney em papéis secundários, o longa conta com um terceiro protagonista, um simpático cão labrador que fica preso na montanha com a dupla principal, embora ele mesmo tem problemas com os dois sobreviventes.

Em meio a tantas obras recentes sobre a luta para sobreviver, como O Regresso, 127 Horas, Gravidade, fica difícil embarcar em uma jornada tão infeliz como Depois Daquela Montanha. E infeliz no pior dos sentidos. Falta claramente um senso de realismo que faz da obra em algo absolutamente ordinária.

• Claudio Roberto Weber
      O filme em si tem dois grandes atores. Os personagens se mostram empenhados na sua busca pela sobrevivência, inclusive, o cão labrador do filme é muito legal. Mas no final, a última cena pareceu que não quiseram expor ambos os personagens como se estivessem diante de algum tipo de preconceito e bem no finalsinho não mostraram o célebre beijo de amor do filme. Preconceito por ele ser um homem negro e ela uma loira muito bonita. Quero acreditar que não. Mas o final ficou só na intenção. Acho que o vislumbre do final do filme seria o beijo selar qualquer tipo de preconceito diante das câmeras. Como disse: quero crer que não. Mas, um bom filme.
    • Anísio Planeta
      Pô cara não compare esse lixo com 127 horas que é uma obra de arte esse sim é um filme sobre sobrevivência.
    • Alexandre Fais
      Crítica tosca demais! Filme excelente! Idris Elba e Kate Winslet atuam muito bem e tem uma química perfeita. Assitam!!!
    • Renato R.
      Filme razoável ! Legal, mas não é dos melhores.. Vi ontem.. Sendo bem honesto daria 3,5 estrelas. Quer ver?! Assiste que é válido.
    • Lenita I
      Adorei o filme! Só entrei para defender dessa crítica tão negativa! O filme e excelente eu recomendo
    • Maria Cordovil
      Creio que quem ama entende esse filme... tudo de bom, com um final delicioso. E ver Idris Elba foi muito bom mesmo, ele trabalha com o olhar. E para minha agradável surpresa a música que eu queria ouvir, Dusk till Dawn com Zayn e Sia nos créditos. Demais....
    • Ana Paula Pescara
      Em meio a tantos blockbusters e franquias , é uma grata surpresa um filme como esse . Não li o livro ainda . Gostei da abordagem sobreviver a jm acidente , sobreviver a dramas pessoais . Gostei do filme . Não é uma grande obra , mas é eficiente ao que se propõem .
    • Juler A.
      Péssimo crítica!Esse é a primeira crítica do site que descordo profundamente! O filme é ótimo! Um amigo meu estudante de cinema me falou que não devemos acreditar nas críticas antes de assistir. Essa é a mais pura verdade.Eu assiti o filme, e gostei tanto que foi pesquisar no Google. Aí me deparo com essa crítica absurda😡
    • Laura Cristina
      Olha, gente estou voltando aqui pois li a crítica e os comentários antes de ver o filme e quase desisti!Só insisti pq tava com preguiça de procurar outro filme.Vi o filme e precisei voltar para dizer: ASSISTAM AO FILME!É um bom filme apesar de tantos comentários ruins.É uma história muito tranquila e um romance fofo :)
    • Flavia
      ótima crítica. Filme fraquíssimo, sem drama, romance....Todo bom ator tem esses momentos vergonha alheia na carreira. Faz parte.
    • Ellen Pires da Silva
      Nossa, esse filme nada a ver com o livro. Mudaram a história toda. Fiquei apaixonada com o livro mas o filme uma bosta, a única coisa comum é um casal perdido nas montanhas e no final ficam juntos, mas o restante é outra história.
    • Phoer Gouvea
      ficou ofendido viado? então vai dar o cu, sua bicha
    • Eduardo Aguilar
      Como você, por exemplo...
    • Eduardo Aguilar
      Lucas Salgado, mude de emprego. Que crítica infeliz. O adorocinema perdeu um usuário de muitos anos. Como pode manter uma pessoa que não entende nada de cinema trabalhar como crítico de filmes? Nossa! Gostei tanto que quando terminou o filme, fui em busca na internet sobre a história do filme. E me deparo com uma aberração dessa escrita por esse tal de Lucas Salgado. Dar duas duas estrelas pra essa obra prima? Tu é louco, cara! Ou está ganhando dinheiro de outra produtora ou não sabe nada de crítica. Se muda pra outra profissão; URGENTE.
    • Eduardo Aguilar
      Com certeza deve estar ganhando dinheiro de outro estúdio para fazer uma crítica sem noção dessa. Esse Lucas Salgado está no emprego errado. Que filme sensacional. Emocionante. E vem esse cara dizer um monte de tolices sobre o filme. Não sabe nada de crítica. NADA.
    • Phoer Gouvea
      fillme para mulheres (velhas e solteronas) e para gays
    • Fábio Maschiari
      Mais uma vez fui enganado pelo Trailer muito fraco começo, meio e Fim, ainda prefiro 127Horas.
    • Claudio
      Falou tudo Rogério...assino em baixo.
    • Rogério Gomes
      Em que pese o fato de não ter expertise no que diz respeito a sétima arte, a opinião sustentada pelo Lucas Salgado, com todo respeito, parece uma técnica provocativa e polemizante. Dito isto, discordo frontalmente de tudo que ele disse. Compartilho da opinião do Marcos Coimbra. Tive como experiência pessoal a difícil tarefa de lutar para reconstruir e reorganizar minha vida. E a abordagem do filme é extremamente eficiente quanto a isto. Não importa se numa inóspita e gélida montanha ou, na solidão de uma casa num centro urbano: todos os dias lutamos para sobreviver em face dos desafios que a vida nos impõe inopinadamente. Perder pessoas, lutar por quem se ama, pagar o preço das escolhas feitas, está tudo lá no enrredo... Recomento.
    • Marcos Coimbra
      Adorei o filme também e como a Jéssica Chagas não achei nada de brega, acho que infeliz foi a crítica do Adorocinema, esse Lucas Salgado falou besteiras de mais, não entendeu o filme e escreveu como se fosse o dono da verdade, não entendeu nada mesmo...passa pela situação de sobrevivência que os personagens passaram sem uma perspectiva de serem resgatados ou não, tendo que um contar com o outro, muita coisa muda...e o cara ainda ganha pra escrever essa crítica chula e mau intencionada.