O Som ao Redor
    Você assistiu O Som ao Redor ?

Luciana E.
    Luciana E.

Enviada em 18 de janeiro de 2013
    roteiro fraco...terminou a sessão em recife e todo mundo no cinema se perguntando: " e aí??"
    Fernando  Rodrigues
    Fernando Rodrigues

Enviada em 13 de janeiro de 2013
    Não acho que o filme seja inovador. A sensibilização para a percepção sonora é muito criativa, mas me fez lembrar muito do livro de Saramago e do filme de Fernando Meireles, "O ensaio sobre a cegueira". Existem muitos sons que escutamos, mas não ouvimos, assim como há coisas que vimos, mas não enxergamos. "O som ao redor" nos faz ouvir e ver aquilo que só os artistas conseguem captar da realidade cotidiana, aquilo que não conseguimos perceber sozinhos, mas que eu também não sei o que é. Não consegui enxergar um novo nordeste no filme. Vi um senhor de engenho decadente e parte de sua família que pensa que ainda pode se comportar como se fosse um "coronelzinho", como no caso do personagem Dinho. Vi a maioria dos empregados domésticos de pele negra, denunciando o passado colonial escravista da região. Aliás, passado e presente são duas faces da mesma moeda que permeiam algumas cenas, como na visita do casal protagonista ao engenho de propriedade do avó do rapaz. Num passeio pelos cômodos subterrâneos da casa o casal escuta gemidos de sofrimento vindos do passado. Será que ali havia uma ala onde se castigavam os escravos? Seria ali uma senzala? Esse jogo temporal também não é novidade, isso já apareceu no filme "Quanto vale ou é por quilo", de Sergio Bianchi. O mérito de "O som ao redor" é misturar o que deu certo nesses filmes aqui citados, é retratar a permanência e ao mesmo tempo a ruptura em Pernambuco, mostrando que desde os tempos coloniais os sons ao redor se alteraram muito, mas os agentes sociais que os produziram, ainda precisam mudar.
    Marcos A.
    Marcos A.

Enviada em 9 de janeiro de 2013
    Filme nacional sensacional, vindo de Pernambuco e mostrando que tem muita coisa boa sendo feita em todo país. Colocar o som como um personagem crucial na história só torna o filme mais maravilhoso, e ainda tem drama, suspense, vingança e sustos. Infelizmente, foi lançado na ultima sexta-feira somente em algumas salas do Rio, SP e Pernambuco. Um filme que merece ser visto.
    Domingos M.
    Domingos M.

Enviada em 8 de janeiro de 2013
    assisti hoje no cinema ao filme pernambucano: "o som ao seu redor", que além de muito premiado, foi elogiado pelo N.Y. times.
    gostei tanto, que resolvi escrever sobre o filme.
    o que mais me chamou a atenção foi o nível de realismo da obra. o "power-mega-hiper-realismo", chegou a me lembrar de alguns entre os melhores filmes iranianos. até o tempo do filme parece o tempo real.
    a imprevisibilidade também se destaca. sem muitas pistas falsas, o roteiro vai construindo a história e em nenhum momento eu previ o que viria em seguida. acho que isso tem a ver com o compromisso dos criadores com a verdade. nossos olhos estão acostumados com tiros e explosões, com o glamour e os efeitos... a comida previamente mastigada.
    a despretensão estética dos planos, chega a passar despercebida, tamanha a minha imersão na catarse.
    sem atores famosos, primeiro longa do diretor e um orçamento de 2 milhões, (considerado baixo por alguns...) o filme mantém os sentidos aguçados, diante de situações cotidianas, que parecem caminhar com uma estranha delicadeza, para o colapso.
    o filme mostra um novo olhar sobre o nordeste desenvolvido. um nordeste que passa longe da seca e da miséria. um preciso retrato social, que apresenta novos arquétipos, sem nenhum tipo de clichê.
    essa tardia, porém feliz mudança de assunto, agrega um frescor muito peculiar ao filme. eu ri, me emocionei, fiquei tenso e envolvido.
    nenhuma novidade tecnológica, nenhum conceito estético novo, nada... apenas uma mudança radical de assunto e de olhar, que fazem do filme, um retrato atual do povo brasileiro, sobretudo do nordestino.
    recomendo muito para quem gosta de cinema brasileiro, para quem cansou dos fogos e efeitos hollywoodianos, ou que simplesmente querem comer algo com novo sabor. gosto muito de filmes que me fazem pensar ou mudam algo em mim.[spoiler]
    Maria Inês A.
    Maria Inês A.

Enviada em 6 de janeiro de 2013
    Estou impactada. Uma imagem vale mais que mil palavras, o som é muito mais que fundo. É central, tem voz, é presença marcante. Ritmo singular, roteiro sem progressões previsíveis. Tem humor, tem amor e tem a violência como linguagem corrente do ser humano e especialmente do Brasil desigual em que vivemos.