O Som ao Redor
    Você assistiu O Som ao Redor ?

Alipio F.
    Alipio F.

Enviada em 7 de janeiro de 2014
    Um dos queridos da imprensa brasileira este ano. Filme indicado pelo Brasil pra tentar uma indicação ao Oscar. Não é favela movie. Não tem o apoio da Globo Filmes. Era muita coisa e muito elogio pra cima deste e por isso, fui com muita coragem assisti-lo. Puf! Que porcaria!

O filme acompanha a rotina de moradores de uma rua em Recife. E aí há todo tipo de gente na vizinhança: os que se incomodam com o latido de cachorro, a ex e a atual que moram na mesma rua, o bandidinho, venda de maconha e, pra movimentar história, os espertos que oferecem segurança privada.

E o filme vai acompanhando alguns desses personagens passivamente, esperando que algo aconteça. Não é engraçado, não é dramático, não é nada. É apenas como se você ficasse debruçado na janela, olhando seus vizinhos irem pra lá e para cá.

O problema é que tudo isso é muito chato e no final das contas, fiquei apenas sem entender o motivo de tantos elogios e tanto favorecimento.
    Thalita Uba
    Thalita Uba

Enviada em 12 de janeiro de 2014
    Um argumento simples com muitas possibilidades de abordagem. Essa é a base da trama de Kleber Mendonça Filho. E é isso mesmo que ele faz: cria diversos contextos e diversos personagens, trabalhando suas realidades e explorando as relações entre eles e as tão conhecidas diferenças sociais, tão visíveis em nosso país. Com uma trama baseada no cotidiano, em acontecimentos pequenos e desimportantes, e em coisinhas do dia-a-dia, ele retrata a classe média de maneira muito justa, mostrando sua indiferença para com os problemas sociais e econômicos do país, e os condomínios fechados como verdadeiros presídios onde as pessoas se encarceram por opção própria.

Tudo isso renderia uma bela novela, né? Chama lá o Jayme Monjardim e vamos colocar no ar às 21h depois que acabar a da vez. Aí é que entra o grande trunfo de Kleber e sua equipe: a linguagem utilizada por eles, bem mais experimental e cinematográfica, é que faz de O som ao redor um baita filme. Com bons planos-seqüência, atores desconhecidos mas extremamente talentosos, e uma trilha sonora sensacional – que, definitivamente, justifica o título –, eles conseguiram fazer o que há muito andava difícil de a gente ver: um bom filme. Não uma mininovela, uma quase minissérie ou um clipe estendido. Um filme. Com produção, roteiro e direção de filme. Com cara de cinema. E de cinema de primeira. Uma belezura.
    Eduardo P.
    Eduardo P.

Enviada em 20 de janeiro de 2013
    Com um dos roteiros mais realistas e coerentes da história do cinema, "O Som Ao Redor" é um daqueles raros filmes aparentemente simples, mas com tantas subjetividades que impressiona. Retratando as contradições, realidades da classe média brasileira atual (fazendo claras assimilações com o passado brasileiro) o filme constrói um grande olhar sobre a sociedade; sem julgamentos, apenas observa, aponta as contradições e mostrando toda a realidade. Parece que estamos vendo nossos vizinhos, conhecidos, porém, como entramos dentro das residências, dentro do quarto, recebemos o estranhamento, como se agente estivesse invadindo a privacidade deles. Para quem gosta de filme de arte é um prato cheio, mas para quem estar acostumado com o comida mastigada de Holywood não irá se envolver, afinal, não há efeitos epeciais, melodrama açucarado, suspense alà James Bond, romantismo de novela das oito e nem nada banal. Tudo é real, ou melhor, assustadoramente real. O Brasil inteiro estar lá. Basta você tem mente aberta para perceber. O NY Times não ia elogiar um filme brasileiro, sem atores famosos ou diretor "do clubinho" atoa. Vale destacar os sons que o diretor capta: o telefone tocando, o som do elevador, o latido do cão, a construção do prédio... E ainda brinca com a trilha sonora. Pode ser loucura minha, mas tive a impressão que é uma "zoação" com Holywood, quando o casal estar na antiga casa, uma música de suspense toca, como se algo fosse acontecer - típico do cinema comercial norte americano. Mas é tudo... Assista e verá.
    daniedson
    daniedson

Enviada em 31 de maio de 2014
    Sinceramente não consigo pensar em outra possibilidade senão que a produção desse filme tenha comprado a crítica positiva do Adoro Cinema para este filme.

Eu acreditei na crítica do Adoro Cinema e peguei o filme para assistir e foi um dos piores filmes que eu já vi na minha vida. Um filme parado, sem sal nem açucar, que não se desenrola, só se arrasta do começo ao fim.

Tanto eu quanto minha esposa achamos esse filme péssimo.
    KikiCruz
    KikiCruz

Enviada em 2 de fevereiro de 2013
    Até agora eu estou me perguntando: afinal, qual o propósito do filme?
    Esse longa nada mais é que o recorte de várias situações cotidianas que foram colocados umas atrás das outras sem construírem nexo entre si.
    Sinto que perdi mais de 2h da minha vida para nada.
    UNISOL2000
    UNISOL2000

Enviada em 24 de maio de 2013
    Impossível de assistir até o final. Do início ao ponto em que adormeci dá para definir o filme com uma palavra: Tédio.
    Phelipe V.
    Phelipe V.

Enviada em 4 de março de 2013
    Engraçado como no início do filme eu tava bem incomodado com algo que eu nem sabia o que era. Sei lá. Talvez falta de identificação com aqueles personagens, talvez o sotaque... Mas o filme vai crescendo de forma absurda, tal que quando terminou eu só consegui pensar em "obra-prima, obra-prima, obra-prima".
    Tem umas coisas que me incomodam na história (a forma como o término do relacionamento do protagonista com Sofia nos é apresentada, por exemplo), mas Kleber Mendonça Filho é tão bom diretor que nos distrai o tempo todo com truques de filmagem e mudança de foco, tal que, quando acontecem essas coisas estamos completamente imersos na história, esperando a próxima sequencia (apesar de algumas, como aquela em que João e Sofia vão até a casa do avô, me soarem um tanto quanto desnecessárias).

Que fotografia! Que direção de arte! Que histórias! Que mise-en-scene! Kleber Mendonça Filho é um mestre. A única coisa que, tecnicamente me incomodou foi a atuação de alguns atores. Gustavo Jahn não é bom ator, não sei pq Kleber foi escolher esse cara. Ele não parece à vontade com o personagem, nem a garota que faz a Sofia (cosplay de Maria Flor). É perceptível que Mendonça está o tempo todo segurando a atuação nas rédeas curtas, mas simplesmente falta talento. Fiquei o tempo todo imaginando o personagem sendo interpretado por um ator no nível de Gustavo Machado, por exemplo. Por outro lado, Maeve Jinkings é uma coisa MARAVILHOSA. Que atriz, meu Deus!!!!! Ela consegue brilhar - e roubar o filme pra ela - até com cenas de pouca expressão.

O Som Ao Redor é um filme de imagens. De imagens sobre um cotidiano que talvez crie uma menor identificação em habitantes de fora de Recife, ou talvez uma difícil interação com pessoas que vivem mais a sul do país, mas ainda bem que isso não impede na apreciação de uma obra tão bem feita e tão fundamental no Cinema brasileiro. E é lindo que um filme tão bom como esse esteja rodando o mundo e conquistando prêmios por aí.

O Cinema Nacional precisa de mais diretores como Kleber Mendonça Filho
    Claudiomar F.
    Claudiomar F.

Enviada em 1 de setembro de 2013
    Cara, eu nunca fiz nenhum comentário aqui, mas me dei ao trabalho de criar um perfil só de revolta desse filme. O filme é um LIXO. Você passa o filme inteiro achando que algo vai acontecer e nada acontece. Vai indo, vai indo, vai indo e nada... Caraca, duas horas da minha vida jogadas no lixo... Tou revoltado...
    Guilherme M.
    Guilherme M.

Enviada em 31 de janeiro de 2020
    Uso o cinema como entretenimento, não assisto filmes a procura de nuances, metáforas complexas e até inexplicáveis, o único ponto positivo do filme é que ele prende e parece que vai te lavar a um final épico ou que algo vai acontecer, mas o filme simplesmente acaba e fica a sensação de que ele apenas representou algo que muito críticos vão chamar de "lindo, esplêndido, espetacular, magnífico", mas de fato não passa de um amontoado de histórias vazias sem sentido, com vários personagens que não tem objetivo e que vão do "nada a lugar nenhum", essa frase resume esse filme. 2 horas desperdiçadas. Nota: 0,5/10
    Aieser A.
    Aieser A.

Enviada em 24 de setembro de 2013
    Quando li a crítica do filme, fiquei super animado , e esse deve ter sido o problema,,,esperei demais do filme, e me decepcionei bastante.
    Quando vejo um filme, eu não espero dormir, e foi isso o que aconteceu comigo.. eu dormi!! Muito fraca a história e quando acho que as coisas vão melhorar o filme simplesmente acaba.