Média
3,9
743 notas
Você assistiu O Palhaço ?
5,0
Enviada em 16 de fevereiro de 2019
Selton Mello mostrou maestria quando passou a atuar atrás das câmeras. Destacado ator do cinema brasileiro (orgulho de Minas Gerais) faz grande jus à direção em filmes como Feliz Natal , o recente O Filme da Minha Vida e o aqui comentado belíssimo O Palhaço. Atinginndo mais de um milhão de espectadores nos cinemas o filme se enternece com um palhaço tragicômico que não consegue rir. Com uma câmera estática e planos de longa duração Selton mostra a aridez interiorana dos anos 70, contrastando com o colorido circense. É o amor ao circo em uma era globalizada. Grandes atuações de Selton Melo como Benjamim e Paulo José como seu pai Valdemar, a dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue.Participações mais que especiais de Tonico Pereira, Moacir Franco (improvisando de forma hilárica) e Jorge Loredo. Não dá para deixar de comparar O Palhaço com a maestria de Charles Spencer Chaplin, principalmente a trilha sonora de Plínio Profeta e Paulo Gama. Foi eleito pela ABRANCCINE como um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, com todo louvor.
5,0
Enviada em 8 de fevereiro de 2014
O filme "O palhaço" de Selton Mello é um brinde ao cinema filosofia , que volta à tona por meio de uma obra aparentemente simples , porém, altamente poética , sensível e essencial à raça humana.
Mais que contar histórias, o cinema nos faz pensar afetivamente sobre as questões mais importantes da Humanidade , como o amor , a liberdade , a autoexpressão e a justiça social. O ponto X de O palhaço é a vocação. Mais do que isso. É a natureza das coisas e das pessoas. Somos o que somos e tentar fugir do nosso essencial é o mesmo que negar a vida ; é negar , como diria Caetano Veloso, “a dor e a delícia de ser o que é”.
Por meio de uma trama simples , O palhaço nos conduz à estrada da nossa vida , das nossas escolhas , da nossa natureza que se impõe .
Como um estribilho , as frases “O rato come queijo/ O gato bebe leite/ E eu sou um palhaço”, todo o determinismo e complexidade da nossa existência revela-se com simplicidade. Estamos condenados a sermos nós mesmos e não há nenhum mal nisso.
Em alguns momentos , o filme me fez lembrar de Fellini e do seu encantamento pelo circo , como possibilidade única de libertação em um mundo marcado pelo determinismo das relações sociais e pessoais. Como o mestre do cinema italiano, Selton Mello joga luz sobre o mistério da vida ; sobre sua beleza triste e cansada ; sobre a possibilidade de sermos únicos num mundo de mesmices e consumismo.
4,5
Enviada em 9 de fevereiro de 2012
Faz tempo que não me identifico tanto com um personagem. Benjamim (palhaço Pangaré) traz a típica crise existencial que aflinge pessoas em busca de um caminho. Profissionais que estão saturados do que fazem, mas, ao mesmo tempo, sentem-se viciados pelo retorno que o trabalho proporciona.

Selton Mello fez um filme simples, com uma fotografia linda e de uma delicadeza que talvez seja difícil atingir boa parte do público. Elementos sutís como o ventilador e a falta de uma carteira de identidade servem para mostrar como a estafa mental - e física - acumulam-se em um ser humano que busca um sentido para sua vida.

Não acho que seja um filme digno de Oscar, como tem sido dito por alguns colegas, mas é uma produção muito boa e que vale a pena ser assistida.
5,0
Enviada em 1 de junho de 2013
Selton Melo fez uma obra prima do universo circense. Sua sensibilidade foi ao extremo, demonstrando à flor da pele o seu bom coração. Ele tem realmente um bom coração. Foi buscar lá bem de dentro de nossas entranhas a genuína tradição do circo do interior, do circo matuto, ingênuo e doce da nossa infância. Eu assisti ao filme no mês passado. Selton Melo o fez com grande maestria. Um grande filme, daqueles que fazem a gente ficar bem e de bem com a vida. Parabéns, mesmo, Selton. Um forte abraço de Fernando D'Oleron, um mero telespectador da cidade de Moreno, em Pernambuco.
0,5
Enviada em 21 de abril de 2013
Não acreditei quando vi. Selton Mello esta péssimo na direção e como ator - isso que sou fã dele. Palhaçada é ficarem chateados pelo filme nao ter sido indicado ao Oscar. Ainda bem, assim nao passamos vergonha. Filme lento, sem graça é devagar e não acelera nunca... Horrível - não perde nada quem nao assistir.
1,0
Enviada em 7 de outubro de 2016
Filme chato e sem nexo. Chega a ser torturante tentar chegar até o final. Total perca de tempo, uma das porcarias do cinema nacional estrelado por Selton Mello.
4,0
Enviada em 9 de junho de 2013
Recomendo! Um ótimo filme ! Vale lembrar que embora o título seja auto-sugestivo, não se trata de um filme de comédia, mas sim de um drama que também faz rir. Quem vai no cinema e não entende isso e/ou não aceita isso, se frustra à toa.
As piadas no início, são propositalmente mal encaixadas, soam sem-graça as vezes para refletir o conflito pessoal que o palhaço Pangaré vive, mas isso percebe-se só no final. Trilha sonora bem ajustada, ótima fotografia, atores inusitados como Moacir Franco, Ferrugem, o popular "Zé Bonitinho", dentre outros dão uma cara muito boa a fita. Um filme bem ajustadao e simples, mas com a exata intenção de ser assim.
3,0
Enviada em 23 de janeiro de 2013
Ao contrário de muitos acredito que esse não é um filme para se concorrer ao OSCAR. A qualidade na Fotografia e Roteiro são ótimos mas muitas cenas pecam. Acredito que muito se falou sobre essa película, e por isso tantos comentários ruins e bons, todos exagerados, mas é um filme moderado, com a qualidade do sentimentalismo brasileiro que é muito difícil de ser encontrado com qualidade no cinema norte americano.
0,5
Enviada em 9 de fevereiro de 2012
...Horrivel o filme.. achei sem história, sem emoção, sem presença do ator.. pra falar a verdade cheguei até a dormir durante o filme. Quem gosta de filme sem nada é uma ótima opção.
anônimo
Um visitante
3,5
Enviada em 3 de fevereiro de 2013
-O filme te leva pra um mundo mágico...e engraçado.
-Selton na direção deixou um pouco a desejar,mas na atuação deu um show de alegria com esse carismático personagem.Um bom filme nacional realmente,acima de tudo uma história de superação.
Quer ver mais críticas?