Velozes & Furiosos 7
    Bom
    Velozes & Furiosos 7

Hora da despedida

por Lucas Salgado

Velozes & Furiosos sempre foi uma franquia que abraçou o absurdo. Ao longo dos anos, as cenas de ação foram ficando cada vez mais exageradas, assim como as falas de Vin Diesel sobre o real significado da família. Diante da necessidade/responsabilidade de se prestar uma homenagem, também era de se esperar que exagerassem no peso dramático. E é justamente isso que acontece. Velozes & Furiosos 7 não economiza em homenagens ao ator Paul Walker, que faleceu em novembro de 2013, sem completar as filmagens da produção.

De certa forma, Velozes Sete é quase um filme-tributo. Conta com dedicatória nos créditos, cenas dos filmes anteriores e momentos clássicos de despedida. É provável que os fãs da série se emocionem no trecho final da produção. Cai um pouco no melodrama, mas como foi dito acima, trata-se de um filme de exageros.

Neste sentido, quem for em busca de muita ação vai se deliciar com brigas incríveis (Jason StathamDwayne JohnsonMichelle RodriguezRonda RouseyPaul WalkerTony Jaa...) e com um número infinito de sequências absurdas. Por sinal, o tema do longa poderia muito bem ser "carros voadores". São várias as sequências de veículos voando, sendo a mais absurda a passada em Abu Dhabi, já amplamente divulgada nos trailers. A escolha pela capital dos Emirados Árabes Unidos é curiosa, mas também simbólica, uma vez que Velozes e Furiosos está cada vez mais perto de Missão Impossível.

O novo longa vai agradar os fãs por investir, como o anterior, na construção de uma cronologia mais precisa entre os capítulos da franquia. Aqui, a trama começa um pouco antes do final de Velozes & Furiosos 6, entra no meio da trama de Velozes & Furiosos - Desafio em Tóquio e depois segue em frente.

Dirigido por James Wan, o filme é tão absurdo que é quase uma paródia. Mas quem for preparado para cenas sem sentido pode se divertir. Os fãs da franquia também vão gostar de ver, ainda que brevemente, o universo das corridas de rua, que esteve mais presente nos primeiros longas.

Velozes Sete sofre com alguns problemas no roteiro, em especial no que diz respeito às lições de moral de Vin Diesel e as frases de efeito do vilão vivido por Statham. Mas compensa com muita ação insana. Quem quiser ver perseguições e explosões não irá se decepcionar.

O elenco está em boa sintonia, embora ninguém ligue muito para a jornada de redescoberta da personagem de Michelle RodriguezJordana Brewster é deixada praticamente de lado, enquanto que Tyrese GibsonLudacris surgem como alívio cômico. Dentre as novidades, Nathalie Emmanuel não compromete e Kurt Russell oferece uma performance bem cool como o agente especial Sr. Ninguém.

Ao final, é difícil não ficar tocado com as homenagens à Walker. Por mais piegas que seja o texto, com direito a frases do tipo "ele vai estar sempre comigo" ou "será para sempre meu irmão", é realmente emocionante ver uma equipe ter que dizer adeus a um de seus integrantes. Por sinal, é possível identificar alguns jogos de câmera que escondem o rosto do ator em alguns momentos, mas nunca fica claro a utilização de outro ator ou de efeitos visuais.

Assim como nos últimos filmes, Diesel fala algumas vezes que "chegou a hora do desafio final", mas como já sabemos, teremos novos Velozes & Furiosos pela frente. É esperar para ver.

• Emanuel F
      Filme e top
    • Marcos André
      É, legal
    • Aline
      Adoreiiii o filme!! Sim, muitos exageros, mas é um filme de ação, e os exageros fazem parte. Muita adrenalina. Difícil perceber que o Paul não gravou o filme todo. Não percebi !!! Mas sem ele, pra mim perdeu a graça. Dificilmente continuarei a assistir. A não ser que eu seja convencida pelos comentários.