O Jogo Da Imitação
    Você assistiu O Jogo Da Imitação ?

Enviada em 20 de setembro de 2016
    O Jogo da Imitação teria se beneficiado mais se possuísse uma abordagem mais dramática e menos conservadora do que foi mostrado, mas ainda vale muito a pena graças ao seu elenco excepcional e por possuir uma história muito importante a ser contada.

A forma como a história é contada é interessante, com passagens de tempo que variam entre o passado, o futuro e também o próprio presente do matemático Alan Turing, que realmente existiu. Mas nada disso teria funcionado tão bem assim sem o talento de Benedict Cumberbatch, ele realmente mereceu a indicação ao Óscar que recebeu por seu excepcional trabalho aqui.

É uma pena que os roteiristas tenham optado por dar uma abordagem um pouco mais cômica do que dramática para a obra, pois um filme desses exigiria um peso maior, afinal a vida dele deve ter sido muito trágica e o filme acaba não mostrando tanto disso. A parte em que ele passa a sofrer preconceito por ser homossexual é abordada de uma maneira bem rasa, deveriam ter se arriscado mais pois esse sem dúvidas foi o momento mais crítico de sua vida.

Mas o filme ainda se sobressai em muito mais aspectos, a direção é competente apesar de não fazer nada tão fora do normal, a reconstrução de época é fantástica, assim como o elenco inteiro e a trilha sonora, e mesmo com o roteiro tomando algumas liberdades históricas, ainda consegue transmitir uma mensagem muito importante ao público. O resultado é um filme que mesmo imperfeito, vale cada minuto do seu tempo.
    Erica V.
    Erica V.

Enviada em 1 de setembro de 2016
    Um ótimo filme!!
    Para quem gosta do tema, encontrei este vídeo que explica como funcionou a Enigma, usada pelos alemães: "Como Funcionou a Máquina Enigma" canal Matemática Genial
    Lucas M.
    Lucas M.

Enviada em 26 de julho de 2016
    Um excelente filme que ficará para a história. Sobre o precursor e pai da computação, o gênio Alan Turing, me cativou a caracterização do personagem, em um enredo muito bem estruturado com uma direção e fotografia que dão um show! Este é sem dúvidas uma obra-prima!
    Sandro P.
    Sandro P.

Enviada em 6 de junho de 2016
    Filme muito bom, a história prende a atenção e foi bem contada, muito bem dirigido e com destaque para o ótimo roteiro, as atuações foram convincentes. Vale a pena conferir!
    CarolFV
    CarolFV

Enviada em 24 de maio de 2016
    “2a Guerra Mundial, Enigma nazista, homofobia e genialidade”.
    São as palavras que melhor descrevem a realidade vivida por Alan Turing (Benedict Cumberbatch) no filme “O jogo da imitação”. O filme possui diversos aspectos positivos. Entre eles está o fato de que, neste, a 2ª Guerra é mostrada de um jeito diferente do convencional, sendo retratada a partir do ponto de vista daqueles da agência de inteligência inglesa. Ademais, o longa-metragem aborda o desenvolvimento da “Máquina de Turing” – que serviu de base para a criação dos computadores - por Alan e sua equipe, a qual foi fundamental na descoberta dos padrões do Enigma Nazista e, assim, contribuiu para o final da guerra.
    Além disso, o filme também aborda questões polêmicas na sociedade à medida que retrata Turing sendo obrigado a realizar a castração química por ser homossexual, que posteriormente o levou à morte. Tal ocorrido nos faz questionar os padrões socioculturais da época, que ainda existem, pois esse tipo de comportamento impediu que ele pudesse continuar contribuindo para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia.
    Desse modo, o filme é interessante por descrever a vida de um brilhante matemático contemporâneo que contribuiu em diversos aspectos para a sociedade, apresentando parte de seu trabalho ao mesmo tempo em que retrata a sociedade na qual ele vivia, fazendo, assim, um paralelo histórico com a época vivida por ele.
    Eduardo D
    Eduardo D

Enviada em 18 de maio de 2016
    Com um elenco de peso, Benedict Cumberbatch é Alan Turing, um matemático selecionado pelo Governo britânico para decifrar a comunicação alemã na Segunda Guerra Mundial.

Turing é arrogante e prepotente no que faz.Talvez, por realmente ser uma pessoa de inteligência superior em relação aos seus colegas. Claro isso acarreta em dificuldades sociais, ao mesmo tempo em que é extremamente focado no que faz.

O filme possui similaridade com Uma Mente Brilhante no que diz respeito aos conflitos internos e sociais do personagem, assim como, a forma como a virada de chave no filme ocorre.

Cumberbatch e Keira Knightley formam a grande dupla na história e estão ótimos. Mas parece ter faltado maior ousadia para o Diretor aprofundar melhor o personagem de Cumberbatch. As diversas passagens como um jovem estudante perseguido e sua amizade íntima com um colega para o seu momento atual, poderiam ter sido melhores exploradas.

O homossexualismo e o drama significativo disso numa Grã Bretanha que levava à prisão pessoas com esse "distúrbio" é tratado de forma pontual e com uma mera explicação histórica pelo Diretor.

Enfim, os verdadeiros dilemas são subjugados em detrimento da superficialidade.
    Alex Cruz
    Alex Cruz

Enviada em 23 de abril de 2016
    Filme maravilhoso. O Benedict e a Keira estão impecáveis. Um filme que prova que não importa as suas limitações ou demônios quando se tem objetivo e determinação as coisas acontecerão.
    Ze Ricardo S.
    Ze Ricardo S.

Enviada em 23 de março de 2016
    Grande filme, pena que foi muito rápido, vou atrás da biografia, talvez assim mate minha curiosidade por mais informações.
    Maria Izabel D
    Maria Izabel D

Enviada em 21 de fevereiro de 2016
    De fato, dedicar seu tempo à esse filme nunca será um desperdício, excelente filme e mais do que isso: uma história inspiradora
    Crismika
    Crismika

Enviada em 18 de fevereiro de 2016
    Um Pequeno Grande filme sem ser uma Grande Produção. Por ser uma história baseada em fatos reais ficamos prestando atenção nos detalhes da trama, que começa a se desenrolar apenas do meio para o fim, com atuação perfeita do ator principal Benedict Cumberbatch, não muito conhecido comercialmente e para Keira Knightley, sempre impecável em suas interpretações, que acabou valendo as indicações ao Oscar de melhor ator e atriz coadjuvante. No final do filme começa as revelações surpreendentes. Vale a pena conferir.