Matrix
    Você assistiu Matrix ?

Matheus Siena
    Matheus Siena

Enviada em 8 de outubro de 2020
    Primeiro, quero agradecer a minha mãe por me fazer ver essa obra prima quando pequeno, mesmo sabendo que eu não entenderia nada.
    Segundo, eu amo esse filme e toda a capacidade que ele tem de nos fazer pensar algo tipo “MEU... DEUS”.

Matrix é um filme que deixou uma marca, não só em uma geração, mas no milênio também. Um filme lançado em 1999 que fala sobre uma inteligência artificial que domina os humanos e cria um mundo diferente da realidade, deixou muita gente assustada quando o assunto da vez era o “Bug do Milênio 2000” ( ALÔ NÃO QUERO ACORDAR EM UM MUNDO DOMINADO POR MÁQUINAS).
    A direção não poupou esforços para fazer cenas de ação de arregalar os olhos e fazer o queixo cair, principalmente com a trilha sonora baseada em música eletrônica, (MEU AMIGO) você não fica com o coração a menos de 1562 batimentos por minuto (é de cair o ** da bunda viu). Já estava esquecendo do Bullet Time, modelo de efeito especial de câmera lenta idealizada para mostrar o movimento de personagens e/ou objetos em período de tempo extremamente curto. Matrix foi capaz de aperfeiçoar e popularizar essa técnica, muito usada em jogos hoje em dia.

Eu não preciso continuar falando para ser óbvio que eu pago pau pra esse filme e não é à toa. Este belíssimo espécime de ficção científica foi indicado para 4 categorias do Oscar, levou pra casa quase nada… só todas mesmo.
    Por último mas não menos importante, temos o caráter filosófico que este filme traz. Podemos perceber a relação íntima com a filosofia idealista platônica, com referências ao Mito da Caverna. Um pensamento que define algo presente no filme é que "o corpo não vive sem a mente", (se você ainda não viu o filme, spoilers a seguir e VAI VER AGORA) considerando que quem morre na Matrix, morre no mundo real.

Curiosidade: 5 anos foram necessários para finalizar este filme e o roteiro foi reescrito 14 vezes (tô falando que o filme é brabo)

Ai ai… eu poderia ficar falando durante muitoooo tempo sobre essa coisa linda do cinema, mas deixo o Vale para você assistir e rachar a cuca.
    MichaellMachado
    MichaellMachado

Enviada em 7 de setembro de 2020
    Clássico que revolucionou o cinema! Filmes de ação e ficção não foram mais os mesmo, depois de Matrix.
    Pedro Paulo
    Pedro Paulo

Enviada em 29 de junho de 2020
    Não tenho palavras para descrever esse filmaço. Revolucionou a história do cinema, efeitos especiais impressionantes junto com uma história original muito bem pensada, trabalhada e desenvolvida. Não é um filme de fácil compreensão. Possui diversas referências e pensamentos filosóficos. Entender a essência desse filme não é tão fácil, mas uma vez entendida, o filme entra para os seus favoritos, com certeza. História muito bem desenvolvida do início ao fim, cenas de ação e efeitos perfeitos e faz pensar e refletir. Filme sensacional!
    Otávio S.
    Otávio S.

Enviada em 7 de junho de 2020
    Um clássico.
    Ariel De Santi
    Ariel De Santi

Enviada em 16 de abril de 2020
    Um filme obrigatório para todos que querem de uma forma boa ser tirado da zona de conforto e refletir sobre tudo que nos cerca. Um clássico! Todos deviam ver um dia..
    Carlos Henrique S.
    Carlos Henrique S.

Enviada em 14 de março de 2020
    Você já parou para pensar se sua realidade é realmente verdadeira ?, e se tudo não passasse de uma grande ilusão e tudo fosse manipulado por algo maior ?.É esse o questionamento proposto pelas irmãs Wachowski que revolucionaram a percepção da realidade em uma ficção que marcou a cultura Pop com sua vigorosa idéia.Quando pensamos em Matrix ,o que vem de início na nossa cabeça são as fantásticas cenas de ação e questionamentos propostos pelas diretoras do longa,o script segue algo parecido com o que foi visto em exterminador do futuro,onde as máquinas entraram em guerra com os humanos e os sobreviventes vivem em uma cidade subterrânea enquanto alguns humanos servem de fonte de energia para as máquinas que os colocam em uma Matrix,cabe a Neo e seus companheiros a mudar isso e acabar com essa falsa realidade.O que mais se destaca nesse filme é a sua proposta ainda não vista,o que poderia ser mais uma Ficção se torna algo mais profundo,o roteiro escrito pelas Wachowski tem um claro tom filosófico que funciona bem na obra,outro destaque é o desenvolvimento dado aos personagens,suas dúvidas interiores e suas auto descobertas são excelentes.O tom no ritmo é bom e as cenas de ação são surpreendentes,é bem verdade que ele pega muito do Kung Fu quase de Bollywood e os cenários se destroem com facilidade,algo quase de plástico,mas tudo faz sentido já que leva em consideração um mundo virtual manipulativo .Os efeitos visuais são bons levando em conta a época,nas cenas são usados câmera lenta e alguns movimentos de câmera muito bons sem apelação de câmera lenta.O elenco do filme é sensacional,criando personagens memoráveis com destaque para o trio principal formado por Trinity(Carrie-Anne Moss),Morpheus (Laurence Fishburne) e Neo( Keanu Reeves),esses atores apresentam uma forte química que é bem marcante.Matrix é memorável,seu roteiro ultrapassa o que poderia ser uma simples obra,seus personagens são cativantes é muito bem dirigido e seus efeitos visuais e cenas de ação são bastante divertidos,um filme marcante do memorável ano de 1999.
    Patricia Franco Bogdan
    Patricia Franco Bogdan

Enviada em 12 de março de 2020
    Este é um clássico para quem adora filmes de ficção científica.
    Em 1999 com recursos tecnológicos, hoje sabemos, que eram limitadíssimos para se fazer um bom filme de ficção, é compensado pela história fantástica dos personagens.
    Vale a pena ver, curtir a história, os personagens, e admirar todo os recursos cinematográficos de uma era de tecnologia em transição para se filmar uma ficção.
    Marcelo Marques
    Marcelo Marques

Enviada em 13 de fevereiro de 2020
    Um filme no geral bem original, uma história bem complexa e distinta, tem que assistir esse filme com muita atenção se não não entende nada, belas cenas, um filme tão aclamado pela crítica cinematográfica que se não me engano ganhou 4 oscar's, enfim espero gostar ainda mais das sequências, bela atuação do Keanu Reeves.
    Matheus Lima
    Matheus Lima

Enviada em 5 de fevereiro de 2020
    Vamos ser francos, matrix não chega a ser um filmes perfeito, muito longe disso, há seus erros e suas falhas, principalmente quando tentar ser auto explicativo, fazendo com que o público entenda o mundo matrix. Entretanto acerta quando faz o simples, tendo um vilão super caricato ( Hugo Weaving), boas atuações de Keanu Reeves, Laurence Fishburne e outros, e o mais importante um roiteiro basico porêm direto, com inicio meio e fim.
    Tofahrn
    Tofahrn

Enviada em 26 de janeiro de 2020
    Matriz 1, quando lançado nós cinemas, marcou época e virou paradigma. Diversas obras foram lançadas na esteira buscando repetir o êxito porém se espelharam apenas nos efeitos especiais, se esquecendo do principal: o roteiro.
    Em que pese as sequências Matrix não terem sido tão excepcionais quanto a obra inaugural, toda a sequência mostra uma bem história amarrada.
    Vale a pena ver como um dos melhores filmes de ação combinada com ficção científica de todos os tempos.
    Ah, e ainda sobra qualidade a ponto de ter figurado em parte significativa da literatura filosófica da virada do século.