Matrix
    Você assistiu Matrix ?

Vinicius S.
    Vinicius S.

Enviada em 2 de julho de 2013
    Realmente um filme muito bom e com uma historia inédita,o filme conta com efeitos especiais de primeira e conta com um enredo muito bom que te deixa junto ao personagem,os efeitos futuristas levam nós para dentro do filme e é aquele filme que não importa quantas vezes vemos,sempre veremos outra vez como se fosse a primeira ! Muito bom ! Recomendo
    Yuri
    Yuri

Enviada em 9 de janeiro de 2024
    O filme é uma Obra-Prima e bem diferente dos demais filmes. A história foi muito bem feita e os atores são excelentes. Um dos melhores e mais diferentes filmes de todos os tempos. Vale muito a pena assistir. Filme Clássico.
    Enviada em 9 de dezembro de 2015
    Um dos filmes mais criativos e também um dos melhores que já vi. O filme tem um caráter filosófico gigantesco, ele te faz refletir o tempo todo. Keanu Reeves é um grande ator e aqui está melhor do que nunca fazendo Neo, o escolhido. O filme se passa num futuro onde o mundo é dominado pelas máquinas mas ninguém sabe disso, pois elas criaram um mundo virtual, onde as pessoas vivem normalmente e não suspeitam de nada, a Matrix. Neo aparentemente é apenas mais uma dessas pessoas mas ele tem algo de especial, e desde o início do filme ele já suspeita de algo. Morpheus é inserido na trama e começa a conversar com Neo, a quem ele acredita ser o bendito escolhido. É incrível a forma como o filme se desenvolve,os dois se conhecem e Neo começa a descobrir tudo que ele não sabia. Descobre que o mundo real é muito diferente do mundo onde ele vivia. O filme nos traz reflexões filosóficas o tempo todo, como por exemplo "o corpo não vive sem a mente",no caso, se você morrer em Matrix você morre no mundo real também, mesmo aquilo não sendo real, pois sua mente está lá. As cenas de ação em câmera lenta também são demais. E o final então é completamente surpreendente, ali nós a certeza de que Neo é o escolhido. Um ótimo filme de ficção. Recomendo.
    Enviada em 25 de junho de 2013
    " Este filme, uma aposta (arriscada) da Warner, foi o frescor do cinema no fim da década de 90 e que precisamos tanto hoje em dia. Mesmo assistindo centenas de vezes, não consigo explicar o que é a "Matrix". Aí paro, respiro e sinto que a Matrix é essa ilusão de que estamos no controle de nossas vidas."
    Naldo S.
    Naldo S.

Enviada em 30 de julho de 2013
    Esse filme não passa de uma representação da simulação neuro interativa que nós vivemos , um mundo de sonhos diferente do mundo que realmente existe hoje.
    LeandroMM
    LeandroMM

Enviada em 15 de dezembro de 2013
    Obra prima do cinema e dos efeitos visuais! Matrix foi um divisor de águas e representou uma grande inovação cinematográfica. É difícil analisar os efeitos visuais desse filme sem pelo menos comentar o enredo, pois ambos (enredo e efeitos visuais) se completam com uma perfeição e originalidade nunca visto em qualquer outro filme, tanto que os efeitos visuais da passaram a ser copiados banalmente por outros produtores e diretores. Por isso Matrix merece estar nessa lista dos Melhores Efeitos Visuais de Todos os Tempos.

O enredo do filme por si só foi o suficiente para apresentar ao público uma magnífica trama de ficção científica que retrata conceitos filosóficos, religiosos, mitologia e literatura cyber punk introduzindo o espectador em uma grande metáfora sobre a sobrevivência humana e a alienação de pessoas dominadas e subjugadas pela ameaça da singularidade tecnológica (essa singularidade representa o período em que as máquinas/computadores irão superar a inteligência humana e por isso uma possível ameaça aos seres humanos).

A Matriz é uma projeção digital em que os seres humanos pensam estar vivendo naturalmente no século XX, mas na verdade estão adormecidos, escravizados por máquinas inteligentes que utilizam os corpos humanos para gerar energia. O que mantém esses corpos humanos adormecidos e vivos, mas pensando que estão vivos na ilusão do século XX é uma grande colônia de máquinas que "cultivam" os corpos dos seres humanos enquanto toda a humanidade está com a mente dentro da realidade virtual da Matrix.

Como a matrix é uma realidade virtual, os efeitos visuais do filme foram pensados dentro desse contexto e é exatamente por isso que a personagem Trinity consegue saltar longas distâncias entre um prédio e outro e realizar lutas incríveis, pois algumas regras da Matrix podem ser quebradas.

Resumindo Neo, é libertado pelo grupo de Morpheus da ilusão da Matrix onde vivia como um hacker. Após saber toda a verdade, é treinado e preparado para se conectar a matrix conscientemente e enfrentar os "agentes" e libertar a humanidade. Morpheus que acredita que Neo é o e escolhido e quando se dar conta disso, poderá fazer o que quiser na matrix.

Aonde entram os efeitos visuais?

Bullet-time é o nome específico do efeito visual literalmente criado no filme Matrix para causar a sensação de câmera lenta se movendo ao redor dos personagens parados no ar: A cena se congela e o espectador os observa do ponto de vista da câmera rotacionando 360° em torno do personagem. O efeito foi criado graças a centenas de câmeras alinhadas, lado a lado, formando uma órbita ao redor dos personagens/cena ou objetos dos quais se deseja executar o efeito.

Bullet-Time:

- Um grande número de câmeras estáticas captam a cena, mas elas são acionadas em sequência uma a uma ao redor do ator em vez de serem acionadas todas ao mesmo tempo; o ator é filmado em um fundo verde (técnica chroma key); o ator é suspenso por um cabo preso ao teto, assim pode ter sua queda interrompida ou parecer que está flutuando no ar; uma vez que a cena é filmada, softwares fazem a interpolação das imagens para provocar a sensação de câmera lenta. Assim, o produtor pode reduzir ou aumentar a velocidade da ação conforme quiser; fundos gerados por computador são então sobrepostos ao filme.

Bullet-time foi utilizado durante esse longa metragem apenas quatro vezes, mas o impacto do efeito foi tão avassalador devido a originalidade/criatividade da utilização em cenas de ação que dezenas de filmes e comerciais passaram a copiá-lo banalmente. Vale ressaltar que, conforme diversos relatos de espectadores, muitas pessoas ao assistirem Matrix, sentiram vontade de revê-lo imediatamente por causa do efeito propriamente dito.

Em um comercial, um cavalo para suspenso no ar exatamente como nas cenas de Matrix e a câmera move-se ao seu redor. Diversos filmes que nem vale a pena mencionar imitaram o efeito banalmente, mas nenhum deles conseguiram a mesma mágica proporcionada, pois as cenas de ação em Matrix têm um propósito que se encaixa adequadamente no enredo.
    MichaellMachado
    MichaellMachado

Enviada em 7 de setembro de 2020
    Clássico que revolucionou o cinema! Filmes de ação e ficção não foram mais os mesmo, depois de Matrix.
    BruMAraujo
    BruMAraujo

Enviada em 20 de janeiro de 2017
    Sou um dos fãs desse filme.

Trouxe inovação para a indústria cinematográfica, com inovações e principalmente com o recurso do bullet time, algo até então não utilizado nos cinemas.

A obra em si muito boa, história, roteiro, fotografia e trilha sonora.

Enviada em 24 de abril de 2018
    Um dos melhores filmes da história do cinema e um dos mais revolucionário já produzido. Temos um elenco de muita qualidade, com keanu Reeves, Laurence Fishburn, Carrie- Anne Moss e Joe Pantoliano. Roteiro perfeito, claro que de difícil compreensão, mas que quando compreendido é de impressionar pela clareza dos fatos. Parte técnica é perfeita, quer inclusive concorreu a quatro óscar e venceu todos os prêmios, Montagem, efeitos visuais, som e efeitos sonoros. Matrix é o retrato de um filme feito de corpo e alma pela irmãs Wachowski, que infelizmente hoje estão esquecidas.
    Victor V.
    Victor V.

Enviada em 19 de março de 2016
    Há muitos anos fui assistir Matrix e não tinha nenhuma expectativa, entrei ao cinema indo com amigos, escolhemos o filme na hora e até zombamos do cartaz. Mas até hoje eu não esqueço desse dia. Efeitos especiais, cinema de ação, aventura e ficção científica passaram por um divisor de águas em Matrix. Tem um amaciado apelo que mistura a idéia de religião, filosofia e ficção científica ciberpunk, o que torna um filme extremamente curioso e coloca todos os expectadores em um universo aonde todo mundo gostaria de participar da história. O filme é um pouco intelectual e pessoas desprendidas disso perdem uma grande oportunidade.