Além da Morte
    Fraco
    Além da Morte

Coma criativo

por Lucas Salgado

A maior prova de que Hollywood passa por um momento de crise de criatividade não está apenas no número excessivo de remakes, mas principalmente no fato de que até mesmo filmes comuns do passado estão sendo refilmados. O suspense Linha Mortal (1990) é o mais novo exemplo disso.

O longa estrelado por Kiefer SutherlandJulia RobertsKevin Bacon oferecia um entretenimento razoável, mas passou bem distante de se tornar algo memorável. Entrou no esquecimento. Pelo menos até agora, quando ganhou nova versão pelas mãos do dinamarquês Niels Arden Oplev, conhecido pelo trabalho no primeiro Os Homens que Não Amavam as Mulheres.

Do elenco original, Sutherland está de volta, o que até gerou um boato de que se trataria de uma continuação. O ator, no entanto, vive um personagem diferente, deixando claro que se trata de uma refilmagem.

A trama acompanha cinco estudantes de medicina que decidem estudar a experiência de quase-morte. Eles, então, se submetem a uma prática arriscada de ter o coração parado e depois revivido. Passados os experimentos, eles começam a perceber que há algo de estranho com cada um, diretamente relacionado com os pecados que cometeram na vida pregressa.

Ellen Page, Diego Luna, Nina DobrevJames NortonKiersey Clemons vivem os cinco jovens. A seleção do elenco, por si só, já mostra um pouco da abordagem confusa da produção, uma vez que selecionou atores entre 23 e 37 anos para viverem jovens de idades parecidas.

Enquanto Diego Luna nos faz lembrar os tempos de Dirty Dancing - Noites de HavanaEllen Page nos faz esquecer que ela já foi a incrível Juno. E o que falar de Nina Dobrev? A eterna Elena de The Vampire Diaries surge completamente sem carisma ou expressão.

É claro que falar do elenco é quase crueldade diante do pobre roteiro escrito por Ben Ripley. Nem parece a mesmo pessoa que escreveu o envolvente Contra o Tempo. Sem conseguir criar uma ameaça realmente interessante, o texto ainda falha no desenvolvimento de seus protagonistas, oferecendo pouquíssimas informações e construindo tudo em cima de estereótipo óbvios e vazios.

Além da Morte representa um coma criativo da indústria cinematográfica. Fazer um remake de algo médio já é estranho. Fazer um remake de algo médio sem tentar trazer nada de novo é ainda mais bizarro.

Linha Mortal já era um suspense genérico. Além da Morte é um suspense vencido.

• Louise Barbosa
      Eu hein, quanta desaprovação! Eu curti o filme, achei bem envolvente, nenhum desastre que estão falando aí. Além de que ele passa uma mensagem bacana de enfrentar nossos erros e nos perdoar.
    • Claudio Maia Santos
      Não posso dizer que o filme é todo ruim. Com 30 minutos o filme acabou pra mim...MUITO fraco, como esta critica diz.
    • André Luiz
      Pombas, está todo mundo criticando. Eu gostei do filme. Começou mais ou menos, mas foi evoluindo. Superou o primeiro da década de 90.
    • Francisco Carneiro da Cunha
      Não têm culpa o roteirista, o diretor e os atores do filme ao mostrarem e dizerem grandes asneiras sobre o renascimento após a morte porque nenhum deles passou por tal decisiva e capital experiência. Só quem por ela passou, como é o meu caso, pode saber que nos escassos momentos em que estamos mortos vivenciamos uma realidade celestial de beleza e felicidade únicas e absolutas, algo que carregamos conosco pelo resto de nossas vidas, mas após havermos ressuscitado nada da eternidade que vivenciamos quando mortos por escassos momentos continua em nosso cotidiano, muito menos e absolutamente os pecados que porventura cometemos até morrermos na experiência de escassa morte e renascimento até que sobrevenha a morte sem renascimento físico e terreno.
    • Tim Meme
      Mais um filme que não diz nada.
    • Dante F.
      Muito ruim. O antigo era bom, mas o remake deixou a desejar.