Cães De Guerra
    Você assistiu Cães De Guerra ?

Henrique X.
    Henrique X.

Enviada em 5 de outubro de 2016
    Com uma carreira consolidada na comédia, Todd Phillips (Se Beber, Não Case!) faz sua estreia no drama ao dirigir seu mais novo projeto: Cães de Guerra. Sem perder, obviamente, o tom cômico.

Utilizando o humor (de forma não tão eficiente) ao abordar um tema bastante sério (a guerra como uma lucrativa fonte de dinheiro), o filme aposta no talento e carisma dos personagens que utilizam o excesso como construção da trama.

Roteirizado por Stephen Chin, Jason Smilovic e Phillips, o longa (baseado em eventos reais) mostra David (Miles Teller), um jovem com problemas financeiros que trabalha como massagista de ricaços para ganhar certo sustento para ele e a esposa. Certo dia, David encontra seu antigo amigo de escola Efraim (Jonah Hill) que ganha uma boa grana com sua pequena empresa vendendo armas para o governo dos Estados Unidos. David logo vai trabalhar com o amigo e juntos constroem um negócio milionário. Acostumados com dinheiro, festas e drogas, os personagens conhecem o outro lado da moeda e os reais efeitos da venda de armas ao terem que pessoalmente realizar uma entrega em pleno ambiente de guerra.

Não é possível negar a referência estampada de Scarface em Cães de Guerra, ao passo que o espectador é apresentado ao gângster moderno numa Miami envolta de cubanos e nas várias citações do filme durante a projeção. Isso sem contar a influência que Tony Montana tem na vida de certo personagem.

Sem dúvidas o destaque do filme vai para as atuações que Teller e Hill conferem a seus personagens. Carismáticos, os atores se saem bem apesar da falta de colaboração do roteiro em um ponto ou outro (como quando os sentimentos de certo personagem mudam repentinamente sem motivo aparente).

Logo no começo do filme o espectador já compra a situação vulnerável de David, colocando-se ao seu lado. Teller tem se mostrado um ator bastante talentoso dessa geração e confirma isso ao contracenar com Hill e ao representar o drama que David tem com sua esposa Iz (Ana de Armas). Já essa deixa a desejar em sua atuação, apesar de se destacar pela beleza.

Hill é a representação literal do excesso. Muito acima do peso e sempre farreando, vive intensamente. Altamente explosivo e com uma risada sarcástica (propositalmente forçada), Efraim é o personagem que o público ama odiar.

O filme conta ainda com a participação de Bradley Cooper (parceiro antigo de Phillips) que desempenha com eficiência um intimidador e perigoso traficante de armas internacional.

Começando com um ritmo frenético, a montagem recortada é repleta de informações na tela e planos congelados. Algo no estilo de A Grande Aposta, mas que não obtém o mesmo êxito. Com sua divisão em vários capítulos e ao abusar de narrações, textos e fade-outs, o filme tem o ritmo picotado.

Mas se por um lado o ritmo e a montagem do longa são comprometidos, essas falhas são maquiadas com uma trilha sonora divertida e bem diversificada, com músicas já bastante conhecidas pelo público. E não posso deixar de mencionar que há uma cena ou outra que esteticamente são belíssimas.

Criticando a cultura do tráfico de armas num sistema falho do governo Bush, o longa traz uma mensagem de como a ganância (representada pelos excessos) pode influenciar na relação que os personagens têm uns com os outros e no quê isso pode resultar.

Cães de Guerra não consegue aproveitar seu potencial, mas faz críticas precisas e reflete mensagens importantes em várias camadas de sua narrativa.

Nota do crítico: 3.5/5.0.

Por Henrique Xaxá.

Enviada em 18 de setembro de 2016
    Bons atores e bom filme baseado em fatos reais sobre a ambição sem medida de dois jovens e falhas no processo de contratação do Pentágono, com direito a lição de moral entre criminosos. Vale a pena.
    Marco G.
    Marco G.

Enviada em 18 de setembro de 2016
    Maestria do diretor em colocar a comédia em segundo plano em um filme biográfico. Filme inteligente, divertido vale muito o Show.
    Luis R.
    Luis R.

Enviada em 14 de setembro de 2016
    só por ter jonah hill (superbad e lobo de wall streat) já vale a pena ir assiste, como sempre muito engraçado, a história é bem interessante e conta sobre o lado sujo da guerra, parece um pouco com senhor dar armad
    gianpaulo
    gianpaulo

Enviada em 14 de setembro de 2016
    Filme bastante interessante por se tratar do retrato de uma história real. Bem dirigido e correto na sequencia da história. O único senão diz respeito à tentativa de transformar este filme em uma comédia pastelão. Não colou.
    Gabriella Tomasi
    Gabriella Tomasi

Enviada em 12 de setembro de 2016
    (...)o filme é exitoso em querer explorar o lado comercial das guerras durante a era Bush, assim como o desvirtuamento dos valores morais pela avareza das pessoas, mas falha completamente em firmar uma opinião sólida, seja para condenar o negócio altamente lucrativo por trás das devastadoras e reprováveis guerras, seja para criticar a administração do ex-presidente americano.
    Jake D.
    Jake D.

Enviada em 10 de setembro de 2016
    Cães de Guerra... o gênero comédia não tem se destacado muito no ano de 2016, então somos surpreendidos por este filme, que pelo pôster parece até ser uma paródia de Scarface, mas não é, o filme possui um gênero tão definido, seria uma mistura de uma comédia dramática com ação e guerra. A história do filme, baseada em fatos reais, é sobre os dois amigos David (Miles Teller) e Efraim (Jonah Hill), que em busca de dinheiro para comprar maconha, descobrem que existe um mercado ilícito em expansão com a venda de armas para o exterior e decidem aproveitar. Com um contrato de 300 milhões de dólares fechados, eles decidem ir para o Afeganistão acompanhar a explosiva transação e ganhar experiência. O filme é dirigido pelo Todd Phillips, conhecido pela trilogia "Se beber não case", e aqui dá pra ver uma grande semelhança, e é óbvio que ele se inspirou em outros filmes para fazer este. É um bom trabalho de direção, e junto a isso, a edição também é muito boa. Já o roteiro é cheio de falhas, muitos diálogos não funcionam e como eu já disse, não se sabe se o foco do filme é comédia, drama, ação, ou outra coisa. Nas interpretações, o Jonah Hill é o melhor, ele está extremamente engraçado, há várias cenas onde se dá boas risadas. Já o Miles Teller está apenas competente, mas a atuação dele não é nada demais. Já o resto do elenco é completamente descartável, não que vá comprometer totalmente a obra, mas não é nada muito grande. A cinematografia e a trilha sonora não são nada memoráveis, mas cumprem seu papel. É possível se divertir com este filme? Sim. Como eu disse, há várias cenas engraçadas e divertidas, mas ainda assim há problemas, então se vale a pena assistir, vale sim uma breve conferida, mas não espere nada muito grandioso.
    Benedicto Ismael C. Dutra
    Benedicto Ismael C. Dutra

Enviada em 10 de setembro de 2016
    A nota está ali, no meio. O filme se arrasta um pouco. Os atores são bons. O tema é atualíssimo. O cenário é deprimente, é o mundo frio e materialista com poucas oportunidades decentes. Dinheiro grosso só com as atividades mais desabonadoras para a espécie humana, como a de vender armas para que os homens se matem entre si. pagando um preço altíssimo com dinheiro que deveria ser aplicado em bem feitorias para a humanidade. Efraim, um salafrário de marca maior vai enganando todo mundo com pinta de bonzinho. David tem um bom caráter, mas dinheiro fala alto, Iz, sua mulher, uma patriota de bom caráter que se entristece muito ao ser enganada pelo marido. Mas um dia tudo vem à tona, e aqueles que têm algo de bom dentro de si, percebem como a humanidade se desviou do caminho reto que constrói beneficamente. Quem já está vazio por dentro pensa apenas numa coisa: como ganhar dinheiro seja como for, mentindo, enganando, traindo. Um retrato da atualidade, bom de se ver.
    Otavio W.
    Otavio W.

Enviada em 10 de setembro de 2016
    Esse filme parecia ter um roteiro bem interessante, baseado em fatos reais, falando de guerra, tráfico de armas, tudo pra ser algo parecido com uma sátira ao O Senhor das Armas... mas realmente não é bem assim, passou um tanto longe de ser. O início do filme conta a história do protagonista, até com uma certa enrolação, detalhes um tanto desnecessários, arrasta um pouco demais o filme, tornando até algo desinteressante, até chegar a grande mudança na vida dele, que demora uns 30 minutos de filme pra acontecer. Depois outros coadjuvantes aparecem, a história se desenrola, até de uma forma fantástica, é uma daquelas ideias geniais que dão certo e realmente mostra que algumas apostas na vida dão certo fazendo coisas simples. E aqui acontece outro problema, o filme não se passa como se fossem atuações, e sim num sentido de conto, parece que o protagonista está contando uma história e os personagens não estão atuando e somente executando ações, tudo realmente muito mal interpretado, a dupla do protagonista é de certa forma estereótipo do gordo engraçado, muito forçado pras situações, não há como notar que não há nenhuma geniosidade, mesmo o filme tentando mostrar isso, ou razão dele estar ali a não ser fazer graça, apesar de que ele tem uma suma importância na história e no filme. O drama do protagonista é dividido em duas partes, manter o seu casamento e o seu negócio, e aqui mora outro problema, a parte do casamento é super superficial, às vezes pareceram esquecer que tem esse drama no filme, ficam indo e voltando no assunto sem profundidade. Na linha principal da história, que conta basicamente só o negócio de armas, a história é boa e interessante, tudo é contado de uma forma que é um tanto inacreditável, mas real, nada muito fantasioso, é só pensar um pouco que realmente a ideia que se passa o filme é um truque de mestre, algo que realmente poderia dar muito certo e deu, mas não é uma história que empolga, raros foram os momentos de expectativa ou de imersão, parecendo que tudo era muito comum, mesmo não sendo. No geral, um filme que tinha tudo pra ser bem interessante e empolgante, mas que na atuação e no jeito que a história foi contada decepciona bastante, nada empolga em continuar assistindo o filme, a história é muito boa pra saber de algumas verdades, muito curiosa inclusive nos detalhes, mas mal utilizada pra conseguir prender o espectador.
    Sidney  M.
    Sidney M.

Enviada em 9 de setembro de 2016
    Cães de Guerra tem uma história bacana, de dois jovens com realidades diferentes, enquanto um quer só curtir a vida a lá Lobo de Wall Sreet, o outro quer viver tranquilamente com a mulher e a filha. O que eu achei meio estranho foi a maneira como foi conduzido o drama, a ação, e a comédia. Diferente do próprio Lobo de Wall Sreet, aonde Martin Scorsese consegue fazer isso com consistência, aqui ficou meio deslocado. Mas sem querer bancar o crítico, o filme não é ruim não, mas não é aquela comédia como os trailers venderam.