Divergente
    Você assistiu Divergente ?

Leonor Nunes
    Leonor Nunes

Enviada em 15 de novembro de 2023
    Muito horrível história mal contada...não recomendo......nao percam tempo a ver um filme mal feito...
    Robertinho258
    Robertinho258

Enviada em 15 de agosto de 2022
    Achei um ótimo universo para ser explorado,mas como em todo filme onde o mundo acaba,É Difícil imaginar como seria o pensamento dos humanos restantes,isso que estraga o filme.Esse senso de poder desnecessário.
    Davi Cesar
    Davi Cesar

Enviada em 6 de junho de 2022
    Esse filme foi lançado bem na época da febre Hunger Games, então é bem complicado falar sobre esse filme sem fazer uma comparação com essa outra saga, até porque ambos são utopias onde existem uma diferença de classes e guerras civis. Tentando deixar isso de lado, resta admitir que é um filme bom, tem uma premissa boa e até que foi bem executado. Acho que as atuações deixaram um pouco a desejar, não de todo mundo, apenas algumas pessoas, mas fora isso, é um filme legal de se ver.
    stupidanna
    stupidanna

Enviada em 21 de março de 2022
    Eu amei essa distopia, fui ver logo assim que tinha acabado a saga dos Jogos Vorazes. Entre tudo, eu só achei um erro. Meloso demais. Em alguns momentos eu me sentia assistindo Crepúsculo. Eu gostei até, não é um filme que vou me lembrar para sempre, mas foi legal assistir a trilogia para passar o tempo. As cenas de ação ainda assim são muito boas e a Shailene Wodleey e a Zoe Kravitz arrasaram.
    Cristina Almeida
    Cristina Almeida

Enviada em 30 de janeiro de 2022
    Gostei muito!! Relutei a ver pois não me chamava atenção. Gostei muito a forma que contaram o filme, mesmo não tendo lido o livro. Vale a pena e já pronta pra ver os próximos!!!
    Gabriel T.
    Gabriel T.

Enviada em 1 de fevereiro de 2021
    Em um futuro distópico, a cidade-estado de Chicago, com sua infraestrutura repleta de tecnologia, porém abatida após uma guerra, encontra-se dentro do perímetro de enormes cercas, protegendo seu interior da destruição que ocorreu no restante do mundo. Curiosamente, não são ameaças do mundo externo que criam restrições ou perigos para os habitantes dessa cidade no filme Divergente.

Lançado em 2014, baseado nos livros da escritora norte-americana Veronica Roth, Divergente se utiliza de elementos estéticos da autodescoberta de personagens jovens, sociedades pós-apocalípticas e de romances em meio à tramas políticas com o intuito de, na verdade, demonstrar um estereótipo que não é futurista ou ficcional, mas sim atual, arcaico e profundamente enraizado nas estruturas educacionais, sociais e profissionais de várias culturas do mundo.

A narrativa é uma alegoria aos bloqueios sistêmicos e restrições da liberdade de identificação e criatividade dos indivíduos da sociedade, assim como à falha regra autoimposta de distinção obrigatória dos estilos de pensamento e áreas de atuação da vida das pessoas, de forma a criticar a definição única e inflexível desses elementos.

Desde a aparência das residências até o figurino, muito bem montado na produção, a segregação de estilos é nítida da mesma forma que a segregação dos possíveis pensamentos e comportamentos periódicos das pessoas creditados à relação com eles.

Baseada em facções, a sociedade exposta no filme é organizada em áreas de atuação intrinsecamente ligadas à análise da personalidade e formas de comportamento das pessoas. Nessa sociedade, há os que são definidos como estudiosos, os extremamente francos, os amigáveis, os audaciosos e os abnegados. Fora dessa estrutura, se encontram apenas os sem facção, abandonados à margem da sociedade, e aqueles da classe que dá nome ao filme, os divergentes.

Como protagonista e representação da figura "divergente", está a atriz norte-americana Shailene Woodley. Ainda que mais madura do que a personagem que interpreta na história, Shailene consegue transmitir seu crescimento como a personagem Beatrice, que até muda de nome por livre e espontânea vontade, ainda que com alguns atrasos na expressão de sua evolução como agente firme de transformação tendo em vista o ritmo do restante da trama.

A abordagem desta trama que critica o status quo de rotulação tipificada dos interesses, habilidades e formas de pensar dos membros da sociedade, assim como a obrigação deles de decidir unicamente por um desses valores, é o que transforma a produção em algo diferente dos tradicionais romances juvenis vistos no cinema.

Sua "falha" em agradar apenas a esse público jovem é o que faz a obra servir de reflexão para uma variedade abrangente de interessados, além, é claro, de um entretenimento com uma boa montagem de cena e efeitos especiais agradáveis.

Com figuras realmente representativas das facções à que cada personagem pertence, a produção tem coerência entre as atuações, ainda que haja tenha um desequilíbrio no peso de nomes e experiências do elenco.

Em Divergente, um conflito direto é armado pela superioridade de crenças de determinado grupo, o que provoca as caçadas militares e ideológicas vistas na produção. Contudo, distante da necessidade ficcional de identificação ou mesmo criação de um inimigo materializado, a crítica da produção enaltece que a realidade urge da mesma curiosidade e criatividade para enfrentar problemas impostos por outros ou por si mesma. Problemas que têm como objetivo manter e controlar com autoridade o status quo.
    AleatoricAckerman
    AleatoricAckerman

Enviada em 18 de janeiro de 2021
    Ok é um filme adolescente que envolve drama,aventura e principalmente ( oque chamou mais atenção do público TEEN ) romance. Real eu não li a franquia dos livros porém se for iguala-do ao filme é bem meia-boca, só é mais um filme clichê adolescente. A Atriz principal não tem carisma oque deixa o enredo bem chato de se ver, ja que o filme se baseia no seu crescimento na nova sociedade (oque irá causar os demais acontecimentos). O Casal tem quimica porém sua historia é criada do nada entende? spoiler: Ela não passa nem 2 meses direito na facção com o cara e já no final do filme ja vai logo dizendo EU TE AMO
    . Eu acho isso bem ridiculo. Mas se vc quer assistir esse filme, ignore todas essas coisas e coloque suas esperanças na historia, pq o resto só a santa misericordia
    Jef R.
    Jef R.

Enviada em 26 de novembro de 2017
    Adorei o filme. A história é ótima e tem um bom roteiro. Vale a pena ver e recomendo. Esperando o próximo!
    ldzsantos
    ldzsantos

Enviada em 2 de julho de 2017
    MUITOOOO BOM. Simplesmente muito bom, um filme que te prende completamente do inicio ao fim, alguns momentos acontece o esperado, mas não faz de nenhuma forma o filme perder o seu brilho. literalmente ótimo.
    Gore I Love It L.
    Gore I Love It L.

Enviada em 30 de abril de 2017
    O filme não faz meu tipo, mas é razoavelmente bom, a história mesmo parecendo complexa é simples e muito pré-adolescente com atitudes fúteis de personagens que já possuem uma mentalidade maior por estar nesse "mundo". Não recomendo para pessoas sérias que busquem um filme com maior qualidade de história e texto, porém para adolescentes mimados é bem-vindo.